Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos!
Estou com um notebook Samsung Galaxy Book Go, que possui o seguinte setup:
Processador: Qualcomm Snapdragon 7c Gen 2 (Kryo™ 468 Octa-core CPU, up to 2.55 GHz)
memória RAM: 4 GB LPDDR4x Memory (On BD 4 GB)
Armazenamento: 128 GB eUFS
Placa de vídeo: Qualcomm® Adreno
Sistema Operacional: Windows 11 ARM.

Estou tentando instalar alguma distribuição Linux, mas infelizmente, sem sucesso. O máximo que consegui foi com a imagem de instalação do Debian ARM, que apenas carregou a tela para instalação e em seguida ficou em loop (reinicialização do notebook).
Já desativei o Security Boot no BIOS, assim como a opção Fast Boot no Windows.

Alguém saberia informar como seria possível resolver esta questão?

Desde já, agradeço pela atenção de todos.

294830249_579650950474252_7518743858420358810_n.jpg

294968779_579650870474260_2843876695576637242_n.jpg

• Curtir 1
Postado

@CerberusCompany olá! Desculpa mas eu não sei  como poderia resolver esse seu problema. :-(

Esse notebook seria uma opção de compra pra mim. O que você achou dele? Você consegue reeinstalar o Windows ARM 11 sem problema? É fácil de  instalar como em qualquer outro computador?  você tem a imagem do Windows 11 ARM aí?

Você quer apenas testar outro SO ARM dele ou você realmente não gostou do W11 ARM?

Postado

@Roberth R. Garci4 Olá!
Então, dependendo para quais finalidades desejas utilizar esse notebook, pode ser que te atenda sim.
Respondendo às suas perguntas:
- Sim, consigo reinstalar o Windows 11 ARM sem problemas;
- No caso do Windows 11 ARM, sim, fácil de instalar, apenas criar um penboot com a imagem Windows 11 ARM em UEFI e dar o boot;
- Sim, possuo a imagem do Windows 11 ARM, que baixei direto no site da Microsoft;
- Não seria apenas questão de querer utilizar outro S.O. mas sim de usar o Linux no dia a dia, que é o meu caso, sou usuário Linux.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@CerberusCompany

Em 22/07/2022 às 21:48, CerberusCompany disse:

@Roberth R. Garci4 Olá!
Então, dependendo para quais finalidades desejas utilizar esse notebook, pode ser que te atenda sim.
Respondendo às suas perguntas:
- Sim, consigo reinstalar o Windows 11 ARM sem problemas;
- No caso do Windows 11 ARM, sim, fácil de instalar, apenas criar um penboot com a imagem Windows 11 ARM em UEFI e dar o boot;
- Sim, possuo a imagem do Windows 11 ARM, que baixei direto no site da Microsoft;
- Não seria apenas questão de querer utilizar outro S.O. mas sim de usar o Linux no dia a dia, que é o meu caso, sou usuário Linux.

Amigo, beleza? Estou na mesma situação, já tentei instalar diversas distros Linux e sem sucesso. A única que chegou a dar boot foi do Debian, mas não consegui avançar. Como você conseguiu baixar a imagem do windows 11 ARM? Estou com um problema grave no meu windows, depois de uma atualização do windows update o sistema não consegue inicializar no modo normal, apresenta erro e tela azul. Já tentei reparar o sistema e resetar, mas não funciona. To tentando baixar a imagem do windows 11 arm para reparar o sistema, como você conseguiu? Teria o link? Abraço! 

Postado

@Caique Lopes Boa...!
Então, primeiramente, precisas ser membro do programa Insider da Microsoft, pois o Windows 11 ARM ainda está em versão de teste (Porém, vou disponibilizar o link para download direto, através do Mega)
Segue o link para download da imagem diretamente do site da Microsoft: https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windowsinsiderpreviewARM64?wa=wsignin1.0
Segue o link para download da imagem que fiz download e subi para o Mega: https://*****/file/TBdW0bQb#RtQzVbx-1_t_DXnhnVUWKkBkbwJ1uGskst3jSkgnkqc

Fui numa autorizada Samsung, conversei direto com o técnico responsável, me informaram um absurdo: de que este modelo, é bloqueado, ou seja, o BIOS é bloqueado para não ser possível instalar outros sistemas a não ser as versões ARM do Windows 10 e Windows 11.
Pode-se dizer que fui forçado a trocar de dispositivo.
Peguei outro notebook Samsung, que não é arquitetura ARM.
Agora consegui instalar de primeira, sem problemas, distribuições Linux.

• Curtir 1
Postado

olha, espero realmente que não seja bloqueado de verdade, do contrário vou ser obrigado a meter o pau por venda casada;

por outro lado, estou curioso para ver quanto tempo a bateria vai durar rodando linux

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
Em 28/07/2022 às 19:08, CerberusCompany disse:

Fui numa autorizada Samsung, conversei direto com o técnico responsável, me informaram um absurdo: de que este modelo, é bloqueado, ou seja, o BIOS é bloqueado para não ser possível instalar outros sistemas a não ser as versões ARM do Windows 10 e Windows 11.

Hmm, o Windows ARM exige UEFI. Portanto, em princípio, mesmo com Secure Boot, é para iniciar com um pendrive corretamente criado com uma distribuição Linux que suporte ARM64+UEFI+Secure Boot. Teria que fazer uma turnê pelas opções do BIOS para ver o que tem lá.

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado
Em 28/07/2022 às 19:08, CerberusCompany disse:

@Caique Lopes Boa...!
Então, primeiramente, precisas ser membro do programa Insider da Microsoft, pois o Windows 11 ARM ainda está em versão de teste (Porém, vou disponibilizar o link para download direto, através do Mega)
Segue o link para download da imagem diretamente do site da Microsoft: https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windowsinsiderpreviewARM64?wa=wsignin1.0
Segue o link para download da imagem que fiz download e subi para o Mega: https://*****/file/TBdW0bQb#RtQzVbx-1_t_DXnhnVUWKkBkbwJ1uGskst3jSkgnkqc

Pode-se dizer que fui forçado a trocar de dispositivo.
Peguei outro notebook Samsung, que não é arquitetura ARM.
Agora consegui instalar de primeira, sem problemas, distribuições Linux.

Estou precisando muito do link que você compartilhou, mas o mesmo já não está mais funcionando.

• 2 meses depois...
Postado

@CerberusCompany Então, o pessoal da autorizada te deu uma informação falsa.
O BIOS não bloqueia instalação. O que acontece é que o Kernel Linux não tem suporte oficial pro chipset Snapdragon 7c Gen 2. Investigando a árvore de desenvolvimento do Kernel voltada a dispositivos Qualcomm (https://git.kernel.org/pub/scm/linux/kernel/git/qcom/linux.git/), não há qualquer traço de código pra esse chipset.

Comprei o Samsung Galaxy Book Go (https://www.samsung.com/br/computers/samsung-book/galaxy-book-go-qualcomm-7c-4gb-128gb-np340xla-k06br/) pensando em usar Linux e só depois que chegou, que fui de fato pesquisar o chipset e descobri que eu tava lidando com uma máquina ARM que não tem suporte Linux.

A única "distro" que tem suporte, e mesmo assim, não temos acesso ao código completo porque parte é proprietário, é o Chrome OS (alguns Chromebooks foram lançados com esse mesmo chipset). Contudo, tenho realizado testes com o Chromium OS afim de encontrar um meio de fazer ele rodar. Caso eu consiga, venho aqui e atualizo a thread.

NOTA:

Nenhuma das meta distros, nem as derivadas mais famosas, oferecem suporte pra esse chipset, apesar de fornecerem suporte pra vários outros chipsets e CPUs ARM.
Uma das que tem a lista mais extensa de dispositivos ARM suportados é o Manjaro.

image.png.82601e8a62edb2a84d723bcff18ac63c.png

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!