Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal!

Tenho um pc antigo com cpu Pentium dual core e 4gb de ram. Ele até funciona bem exceto quando carrego vídeos do YouTube onde a cpu fica em 100%. Imagino que a cpu não têm instruções h264. 

Instalando uma placa de vídeo offboard ela consegue processar essas instruções de boa (no lugar da cpu) e eu vou poder assistir vídeos sem travar?

Postado

@Daniom YouTube não utiliza do codec h264. É usado AV1 e pelo menos dois outros codecs.

E no fim uma boa parte do processamento acaba caindo no processador, eu por exemplo tinha problemas com vídeos acima de 1080p60 fps com um i3 2100, mas com a troca para um i7 3770 roda até vídeos em 4k sem travamentos.

Postado

Esse computador eu vou dar para outra pessoa e não tem como mudar a cpu. Se eu colocar uma placa de vídeo mais nova consigo resolver o problema? E tem algum jeito de forçar o processamento na placa de vídeo?

Postado

@DaniomPode tentar... O problema é que AV1 é codec de RTX 3000, RX 6000.

Então no fim, a maior parte do processamento vai continuar caindo na CPU.

Postado

@Daniom Tem um problema maior, que RX e RTX talvez não funcionem em uma placa-mãe tão antiga por aceitarem BIOS UEFI apenas. Além de provavelmente seu um upgrade mais caro do que de CPU + Placa-Mãe. As vezes até dar upgrade na memória RAM.

Quando eu disse que a maior parte do processamento cairia no processador, era porque são GPUs mais caras. Mas, sim elas vão aliviar o processador.

• Membro VIP
Postado

Use a extensão para forçar o h264 - h264ify

Se usar a extensão já reduz um pouco o consumo para vídeos em HD, outro é usar o codec e uma GPU que suporte h264.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Acho que, com exceção de 4K, o codec mais usado pelo YouTube é VP9. É mais eficiente que H.264, porém com suporte em hardware bem menos popular. Até hoje não sei se minha velha RX 560 decodifica VP9 por hardware ou não... 😁

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...