Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

capacidade de tomada em relação a uso de fontes


Ir à solução Resolvido por donzmaker,

Posts recomendados

Eu gostaria muito de fazer um curso de elétrica pra entender algumas coisas na casa, mas já que não consigo por hora vamos ver se estou entendendo algo errado...

Tenho dois computadores ligados no filtro de linha onde um tem uma fonte de 550w e o outro 500w, esse segundo é um pc mais antigo e já não está aguentando muita coisa, sem contar alguns problemas que vem apresentando e a dor de cabeça em tentar arrumar eu não quis ter e resolvi montar outro computador, só que acabei me empolgando, já que estava fazendo por partes e acabei que consegui um baita upgrade, só que não me atentei a capacidade da tomada e é aí que está minha dúvida.

 

Se eu ligar um computador com fonte de 550w e outro de 850w no mesmo filtro de linha, vou sobrecarregá-la?

 

claro que montei visando uma gpu parruda, mas não tenho ela ainda e sei que normalmente os computadores não usam a potencia máxima da fonte, mas é só por precaução mesmo...

 

Se alguém puder me elucidar, fico grata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o filtro de linha é um iclamper 8.

essa parte dos 1270w pra 127 v eu já tinha lido, mas normalmente os computadores/fontes usam todos os watts? no caso, óbvio que a conta ultrapassa, e aí eu teria que usar outra tomada no mesmo cômodo ou outra tomada de outro cômodo (disjuntor)?

 

por exemplo, esse cômodo tem 3 tomadas, se os equipamentos estiverem distribuídos nessas tomadas eu não terei sobrecarga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brabrinha o consumo depende da configuração. Um computador comum dificilmente excede 400W, depende muito da placa gráfica, mas não deve passar de 500 W para single GPU.

 

Você pode ligar em tomadas diferentes, mas existe sempre a limitação de corrente da tomada em si, que é de 10 A e do disjuntor desse circuito que deve ser de 16A (2.000 W em 127 Volts), ou seja, a soma das potencias conectadas nas tomadas deve ser menor que 2.000 W.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
1 hora atrás, Brabrinha disse:

Eu gostaria muito de fazer um curso de elétrica pra entender algumas coisas na casa, mas já que não consigo por hora vamos ver se estou entendendo algo errado...

Tenho dois computadores ligados no filtro de linha onde um tem uma fonte de 550w e o outro 500w, esse segundo é um pc mais antigo e já não está aguentando muita coisa, sem contar alguns problemas que vem apresentando e a dor de cabeça em tentar arrumar eu não quis ter e resolvi montar outro computador, só que acabei me empolgando, já que estava fazendo por partes e acabei que consegui um baita upgrade, só que não me atentei a capacidade da tomada e é aí que está minha dúvida.

 

Se eu ligar um computador com fonte de 550w e outro de 850w no mesmo filtro de linha, vou sobrecarregá-la?

 

claro que montei visando uma gpu parruda, mas não tenho ela ainda e sei que normalmente os computadores não usam a potencia máxima da fonte, mas é só por precaução mesmo...

 

Se alguém puder me elucidar, fico grata.

Quais as marcas das fontes?

O circuito da tomada q você tá ligando está compartilhado com alguma outra peça da casa? Exemplo: quarto 1 tem uma fase e um neutro exclusivo (sistema simples monofasico) só pra ele. Ou seja, sai um fio do disjuntor só pro quarto 1 e um neutro do barramento só pro quarto 1

 

. Agora, se for quarto 1 usando mesma fase e/ou mesmo neutro de outra parte da casa, não vale a pena pensar em ultrapassar 6A, que é uma medida arbitrária que escolhi aqui pra te dar um exemplo de algo que possa ser exemplificado como algo relativamente seguro, dependendo de como foi feito a distruibuição no teu quadro. 6A em 127V = ~750W

 

Passou de 6A eu diria para ter uma tomada exclusiva, ou se você quiser utilizar os 10A dela, tudo bem, desde que nesse mesmo circuito não tenha nada mais ligado. Geralmente uma bitola 2,5mm + disjuntor 16A são compartilhados, o que já limitaria teu caso, ou não, dependendo de você ter certeza que ninguem em outra parte da casa vai sobrecarregar o circuito. Em obras novas alguém com mínimo de bom senso não vai compartilhar circuito de forma maluca. Em obras mais antigas geralmente colocavam um circuito pra sala e quarto(s) e um pra cozinha e outro banheiro, e olhe lá, isso quando não era 1 circuito pra casa toda...


CIRCUITO MONOFASICO = uma fase e um neutro. Uma fase sai do teu quadro e vai pro quarto X e um neutro preferencialmente com a mesma espessura da fase vai junto exclusivo pro quarto X. 
Só um exemplo. São tantas particularidades que fica difícil. Mas em linhas gerais é interessante evitar acima de 750W numa mesma tomada em 127V a não ser que você more sozinho e não tenha nenhum ar condicionado ou outro equipamento ligado nesse mesmo circuito e tenha uma ideia de como foi feita tua instalação, e além disso tenha o mínimo de manuntenção no quadro de distribuição, que é basicamente fazer testes e rever a instalação a cada 3 anos. 

Manuntenção também é simples: confira a bitola dos fios, como é feito a distribuição dos fios (se o neutro não é compartilhado..). Tem norma pra isso tudo, mas em linha geral não é difícil saber se você está correndo perigo e/ou colocando outros em perigo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov obrigada pelas respostas e @donzmaker Muito obrigada pela explicação tão cheia de detalhes, me fez ver que sei de nada ainda... hahah

 

De fato é uma instalação antiga e não sei se fizeram da forma correta ou não, mas vou dar uma olhada se pelo menos está fechado em um circuito ou se está compartilhado.

 

Grata!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Brabrinha disse:

De fato é uma instalação antiga e não sei se fizeram da forma correta ou não, mas vou dar uma olhada se pelo menos está fechado em um circuito ou se está compartilhado.

 

O melhor que pode fazer é chamar um eletricista e dar uma geral nas instalações.

Se tiver um conhecido curioso, desmontar a placa da tomada não é difícil, aí tem que olhar no fio que chega, a norma é fio de 2,5mm2, pode fazer a comparação visualmente porque o fio mais próximo é 1,5mm2 e é bem diferente.

Em seguida tem que ver o disjuntor que chega naquele fio, coloque uma lampada naquela tomada e vá desligando um (os disjuntores)por um no painel elétrico, caso não tiver a descrição de cada um. O disjuntor deve ser de 10A, ou 20 no máximo

A explicação dos colegas foi corretíssima, mas em instalações mais antigas o grande risco é ver o balanceamento das fases(uma fase é um fio que chega com energia, 110 ou 220Volts).

Se tiver uma fase desbalanceada com muita carga(p.e um chuveiro nele, ou ligar um equipamento com muita carga, o que é bem comum como um secador de cabelo desses grandões) você pode ter problemas.

Quanto á pergunta original, o correto é colocar cada PC em uma tomada diferente e só usar a régua em último caso.

No seu lugar, trocaria o espelho para colocar duas tomadas independentes, se a bitola do fio for 2,5mm2, não há problema em colocar até 3 tomadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brabrinha  baixe o "manual de instalações elétricas residenciais" da Prysmian para informações detalhadas.

 

Para ligar os dois computadores não tem muito mistério, ligue no filtro de linha e pronto. Se for abrir as tomadas sempre desligue o disjuntor e confirme que não existe tensão presente usando uma chave-teste antes de tocar nos fios.

 

Qualquer dúvida pergunte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov claro, essa parte básica eu entendo, sou eu quem troca o chuveiro e tomadas em casa, com segurança claro, até pequenos reparos em alguns eletrodomésticos já fiz de curiosa que sou, só não entendi a questão de quanto (potência) posso ligar, aí achei que já passava um pouco do básico.

 

obrigada pela dica do manual, vou dar uma olhada.

 

por exemplo, já vi que na caixa de disjuntor foi colocado um só pra tomada do pc (lembro que precisamos bater o pé pra colocar aterramento na tomada), mas aí tenho que entender se foi feito certo ou se está compartilhado com outro circuito, mas é isso.

 

Obrigada gente, já deu uma luz aqui, valeu!

imagem_2022-07-26_135412073.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Brabrinha disse:

@Ricardov claro, essa parte básica eu entendo, sou eu quem troca o chuveiro e tomadas em casa, com segurança claro, até pequenos reparos em alguns eletrodomésticos já fiz de curiosa que sou, só não entendi a questão de quanto (potência) posso ligar, aí achei que já passava um pouco do básico.

Ótimo, "se vira nos 30", isso facilita.

 

7 minutos atrás, Brabrinha disse:

por exemplo, já vi que na caixa de disjuntor foi colocado um só pra tomada do pc (lembro que precisamos bater o pé pra colocar aterramento na tomada), mas aí tenho que entender se foi feito certo ou se está compartilhado com outro circuito, mas é isso.

Certo, esse disjuntor do computador é 20 A, então a potência desse circuito é 2540 W em 127 V. A limitação será a tomada, que é de 10A (1270 W) e deve deixar uma folga, usar no máximo 8 A (~1.000 W).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!