Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

gente, fiz varios posts aq no forum relatando meu problema de micro travadas em jogos sem sentido, troquei todo tipo de peça e coloquei todo tipo de windows e nada resolvia...

eu ja estava quase desistindo e resolvi ativar o gsync do monitor e as travadas pararam 98%... a parte boa é que eu encontrei o problema e a ruim é que eu so consigo jogar com essa opção on

alguém sabe o que pode ser ? a placa de vídeo talvez não esteja aguentando os frames ou sla

meu pc: 

RTX 3060 

Ryzen 5 5600x

16 Ram 3600mhz CL17

Gigabyte B550M DS3H

Marsgaming 1000w 80 plus gold

Benq XL2540K 240hz

Postado

O que o G-Sync faz é limitar sua taxa de quadros, é a mesma coisa que o V-Sync, mas ele suporta variação da taxa de sincronização. Se resolveu seu problema, então pode ser problema para estabilizar taxas maiores de FPS, isso pode ser até causado por péssima otimização no jogo ou algo mais específico no seu hardware. Qual seria o game que está apresentando esse problema?

Postado
1 minuto atrás, Gui GC disse:

@Antony Carmelo Como está a temperatura do PC? E qual gabinete você usa?

temperaturas normais, GPU no maximo 65 graus e CPU no maximo 71 graus em jogos pesados

meu gabinete é esse aq

image.png.a0554a4944b50d490b9e00d02b7e6a4b.png

3 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

O que o G-Sync faz é limitar sua taxa de quadros, é a mesma coisa que o V-Sync, mas ele suporta variação da taxa de sincronização. Se resolveu seu problema, então pode ser problema para estabilizar taxas maiores de FPS, isso pode ser até causado por péssima otimização no jogo ou algo mais específico no seu hardware. Qual seria o game que está apresentando esse problema?

quando eu ativo o gsync o fps continua o mesmo so parece q diminui as travadas e esta acontecendo na maioria dos jogos, fifa 22,csgo,valorant e BF1, quando eu ativei o gsync melhorou mt, o unico que eu não tive um grande ganho foi no csgo, mas o resto esta 99% melhor, eu não tava conseguindo nem jogar valorant que toda vez q eu andava dava uma micro travada e quando ativei o gsync agr o jogo ta super liso e com o mesmo fps

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Antony Carmelo mas você jogava esses games com V-Sync ativado antes? Qual o modelo do seu monitor? E qual seria a taxa de FPS que você consegue nesses games?

não, nunca usei vsync e nem gsync, so ativei agr por curiosidade mesmo, meu monitor é um Benq XL2540K 240hz, no valorant eu pego 400fps+,csgo 400+,fifa 22 250+ e BF1 120+

Postado

@Antony Carmelo olha seu hardware e bem, potente de certa forma, mas travar não muito comum, mas com minha experiência em coisas wue limitam o fps seja o próprio jogo ou o gsync e vsync, quando você limita a taxa de quadros elas tendem a estabilizar por wue o processador e placa de vídeo não são usam tanto de sua potência pra alcançar taxas de quadros mais altas, talvez seja por isso wue com o gsync ativado ele trave menos

Mano meu português tá horrível 

Postado
3 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

não, nunca usei vsync e nem gsync, so ativei agr por curiosidade mesmo, meu monitor é um Benq XL2540K 240hz, no valorant eu pego 400fps+,csgo 400+,fifa 22 250+ e BF1 120+

Estranho você ter conseguido o mesmo desempenho com o G-Sync, porque por seu monitor ser de 240Hz, seu FPS deveria ficar limitado a no máximo 240 com o G-Sync ou V-Sync ativados. Mas com relação aos jogos, CS:GO tem fama de ser um jogo instável mesmo, não sei os outros aí, porque não jogo nenhum deles.

Postado

@dumq eu sei q meu pc é potente, por isso mesmo que eu to desesperado procurando o que é q ta causando isso, no msi aftburner não aponta nada, tudo normal, frametime estavel,uso de gpu e cpu normais, frequência também mas meu jogo fica dando micro travadas do nada sem nenhum sentido, ja troquei de placa-mãe 3 vezes,de placa de vídeo 2 vezes,troquei de memória ram,comprei SSD NVMe, troquei fonte e troquei ate monitor (eu tinha 144hz antes de comprar o 240), unica peça do pc q eu não troquei foi o processador mas não faz nem sentido ser o processador.

4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Estranho você ter conseguido o mesmo desempenho com o G-Sync, porque por seu monitor ser de 240Hz, seu FPS deveria ficar limitado a no máximo 240 com o G-Sync ou V-Sync ativados. Mas com relação aos jogos, CS:GO tem fama de ser um jogo instável mesmo, não sei os outros aí, porque não jogo nenhum deles.

talvez eu tenha perdido um pouco de fps, uns 5/15 no maximo mas esta mantendo uma taxa de fps alta e liso

mas o que sera que pode ser ? driver ? eu n queria ter que jogar com o gsync ligado, fico incomodado pensando que meu pc so vai funcionar normal se eu ativar essa funçao

Postado

@Antony Carmelo se só acontece quando você joga e nada fora como mai afterburner indica esse tipo de problema, pode ser que seja os jogos que estejam causando eles, mais é meio impossível todo jogo que você baixar ter o mesmo problema de estabilidade sem o gsync no seu pc

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

no msi aftburner não aponta nada, tudo normal, frametime estavel,uso de gpu e cpu normais, frequência também mas meu jogo fica dando micro travadas do nada sem nenhum sentido

Se o frametime está liso, isso indica que o problema está da saída do PC pra frente. Será que você não está se incomodando com o efeito tearing? Isso acontece quando você joga numa taxa de FPS dessincronizada com o a taxa de atualização do monitor. O V-Sync e G-Sync existem para resolver esse tipo de problema, mas eles adicionam um pouco de input lag.

• Curtir 1
Postado
36 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Se o frametime está liso, isso indica que o problema está da saída do PC pra frente. Será que você não está se incomodando com o efeito tearing? Isso acontece quando você joga numa taxa de FPS dessincronizada com o a taxa de atualização do monitor. O V-Sync e G-Sync existem para resolver esse tipo de problema, mas eles adicionam um pouco de input lag.

não fa;o ideia mano kkk 

Postado
44 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

não fa;o ideia mano kkk 

O efeito screen tearing causa esse tipo de distorção, mas como você joga em FPS muito elevados pode ser muito difícil notar sem ficar procurando bastante. Às vezes pode causar uma leve impressão que o desempenho não está liso. Antigamente quando eu jogava mais eu preferia jogar jogos com V-Sync ativado porque sentia mais fluidez do que com ele desativado, mas eu curto mais jogos de campanha do que multiplayer, então o input lag não é problema.

Agora eu quase não estou jogando no meu PC, e mesmo quando eu jogo algum jogo multiplayer eu travo meu FPS num valor que eu tenho certeza que meu PC segura (geralmente a 120, mesmo meu monitor sendo só 75Hz), assim o efeito do screen tearing é bem menos perceptível porque não haverá grande variações no frame pacing.

image.thumb.png.846676a46e4237e454cc6e0c78185530.png

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

O efeito screen tearing causa esse tipo de distorção, mas como você joga em FPS muito elevados pode ser muito difícil notar sem ficar procurando bastante. Às vezes pode causar uma leve impressão que o desempenho não está liso. Antigamente quando eu jogava mais eu preferia jogar jogos com V-Sync ativado porque sentia mais fluidez do que com ele desativado, mas eu curto mais jogos de campanha do que multiplayer, então o input lag não é problema.

Agora eu quase não estou jogando no meu PC, e mesmo quando eu jogo algum jogo multiplayer eu travo meu FPS num valor que eu tenho certeza que meu PC segura (geralmente a 120, mesmo meu monitor sendo só 75Hz), assim o efeito do screen tearing é bem menos perceptível porque não haverá grande variações no frame pacing.

image.thumb.png.846676a46e4237e454cc6e0c78185530.png

entendi, mas eu n tenho isso n, meu problema [e micro travada mesmo, quando eu dou um passo e o fps cai de 400 pra 399 ai da essas micro travadas de menos de 1 segundo

Postado
31 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

entendi, mas eu n tenho isso n, meu problema [e micro travada mesmo, quando eu dou um passo e o fps cai de 400 pra 399 ai da essas micro travadas de menos de 1 segundo

Queda de 400 para 399 não deve causar esse tipo de problema, se houver uma queda de FPS que resulte em micro stuttering, com certeza você verá uma deformação no gráfico de frametime, resultado de uma queda muito mais signficativa que ocorre em uma fração de segundos e depois voltar ao normal. Se o gráfico não estiver tipo nessa imagem abaixo (com esses picos), não haverá suttering, pelo menos não durante a produção de quadros, pode ser que haja algum problema na saída da imagem para a tela.

maxresdefault.jpg

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Queda de 400 para 399 não deve causar esse tipo de problema, se houver uma queda de FPS que resulte em micro stuttering, com certeza você verá uma deformação no gráfico de frametime, resultado de uma queda muito mais signficativa que ocorre em uma fração de segundos e depois voltar ao normal. Se o gráfico não estiver tipo nessa imagem abaixo (com esses picos), não haverá suttering, pelo menos não durante a produção de quadros, pode ser que haja algum problema na saída da imagem para a tela.

maxresdefault.jpg

esse meu problema é algo relacionado a placa de vídeo, so n sei o que,alguma config ou driver... ja troquei de placa de vídeo 2 vezes e acho q vou trocar dnv

Postado
17 minutos atrás, Antony Carmelo disse:

esse meu problema é algo relacionado a placa de vídeo, so n sei o que,alguma config ou driver... ja troquei de placa de vídeo 2 vezes e acho q vou trocar dnv

E nisso tudo você já pelo menos testou outro monitor ou ligou o PC numa TV? O que você disse até agora não parece sintoma de problema na placa de vídeo, principalmente depois de duas trocas sem solução...

• Curtir 1
Postado
40 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

E nisso tudo você já pelo menos testou outro monitor ou ligou o PC numa TV? O que você disse até agora não parece sintoma de problema na placa de vídeo, principalmente depois de duas trocas sem solução...

sim, não é a placa de vídeo mesmo, acabei de testar outra q meu primo me enprestou, uma GTX 750 ti 4gb, e teve menos travadas mas ainda continua

o que sera q pode ser, algum driver ? tem chance de ser defeito no processador ? so pra saber mesmo, porque eu troquei todas as peças menos o processador

Postado

@Antony Carmelo Uma pergunta, você está usando a placa-mãe no slot PCIe x16 correto? Pode até testar no slot mais em baixo para ver se há melhora na configuração, o primeiro slot é ligado ao processador e o mais em baixo é ligado normalmente ao chipset.

E a outra em parte de software é tudo original?

Postado
2 minutos atrás, Gui GC disse:

@Antony Carmelo Uma pergunta, você está usando a placa-mãe no slot PCIe x16 correto? Pode até testar no slot mais em baixo para ver se há melhora na configuração, o primeiro slot é ligado ao processador e o mais em baixo é ligado normalmente ao chipset.

E a outra em parte de software é tudo original?

sim, estou usando o pci de cima x16 4.0

como assim parte de software ? o windows e os jogos ? se for essa a pergunta, sim tanto no windows e tanto nas peças sao todas originais

Postado

@Antony Carmelo Só o frametime realmente se altera. Você está usando Windows 10 ou 11? Porque o 11 pode ser um pouco instável.

Postado

@Antony Carmelo sendo sincero pra você eu não vi nada de mais. Teve sim uma pequena oscilação no frametime, mas chega a ser insignificante pelo tamanho da linha no gráfico. Isso está sujeito a acontecer, até porque nada é perfeito. Pra evitar essas pequenas oscilações você terá que dar uma capada no seu FPS manualmente usando algum programa que faça isso, pois assim seu hardware trabalhará com mais folga.

Deixar o FPS livre vai forçar o jogo a usar o máximo disponível do seu processador, ele pode estar mostrando uma baixa porcentagem total de uso (levando em consideração todos os núcleos e threads), mas individualmente alguns núcleos/threads estão trabalhando e outros estão no modo de espera, isso porque esse jogo não tem capacidade de usar tantos núcleos/threads. Por ter sempre alguns núcleos sobrecarregados, o processador não vai conseguir lidar muito bem com algumas situações mais exigentes que o normal sem resultar num stuttering, mas se você deixar esses núcleos trabalhando com mais folga o processador terá margem para lidar com isso.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Gui GC disse:

@Antony Carmelo Só o frametime realmente se altera. Você está usando Windows 10 ou 11? Porque o 11 pode ser um pouco instável.

windows 10 pro

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@Antony Carmelo sendo sincero pra você eu não vi nada de mais. Teve sim uma pequena oscilação no frametime, mas chega a ser insignificante pelo tamanho da linha no gráfico. Isso está sujeito a acontecer, até porque nada é perfeito. Pra evitar essas pequenas oscilações você terá que dar uma capada no seu FPS manualmente usando algum programa que faça isso, pois assim seu hardware trabalhará com mais folga.

Deixar o FPS livre vai forçar o jogo a usar o máximo disponível do seu processador, ele pode estar mostrando uma baixa porcentagem total de uso (levando em consideração todos os núcleos e threads), mas individualmente alguns núcleos/threads estão trabalhando e outros estão no modo de espera, isso porque esse jogo não tem capacidade de usar tantos núcleos/threads. Por ter sempre alguns núcleos sobrecarregados, o processador não vai conseguir lidar muito bem com algumas situações mais exigentes que o normal sem resultar num stuttering, mas se você deixar esses núcleos trabalhando com mais folga o processador terá margem para lidar com isso.

mano, eu coloquei minha placa antiga aq, GTX 750 ti 4gb e parou de travar tudo, todos os meus jogos estão rodando liso sem nenhuma travada mesmo com o fps ilimitado

o que sera q significa ? defeito na placa de vídeo ? gargalo ? to pensando em devolver e comprar uma placa inferior... como uma GTX 1660 super

Postado
1 hora atrás, Antony Carmelo disse:

windows 10 pro

mano, eu coloquei minha placa antiga aq, GTX 750 ti 4gb e parou de travar tudo, todos os meus jogos estão rodando liso sem nenhuma travada mesmo com o fps ilimitado

o que sera q significa ? defeito na placa de vídeo ? gargalo ? to pensando em devolver e comprar uma placa inferior... como uma GTX 1660 super

Limite seu FPS num valor um pouco mais baixo do que você roda o jogo e seu problema será resolvido. Se seu jogo roda a 400 FPS, trave a 300, o programa RivaTuner faz isso. A situação provavelmente é o que te falei no post anterior, "gargalo" de processador.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!