Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configurações para melhorar o desepenho do Windows 11 em notebook fraco


Posts recomendados

9 minutos atrás, Catelan disse:

E eu 62...

 

Sim, só pra finalizar, aba processos.

Aqui seguem os processos:

 

pro_10.jpg.4e0924757b11096380d741434b5ee5f2.jpgpro_11.jpg.da41a1ae2eb7649327a23223d79c7bf2.jpg

 

Se você achar alguma discrepância em meus testes, e quiser fazer outros testes você, eu ficaria feliz em ver e discutir com você.

 

Muito Obrigado pela atenção. 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Catelan disse:

DISCORDO COMPLETAMENTE!!!

 

Já usei Windows 11 em meus 2 computadores meio fracos, ambos com 4 GB de RAM e GARANTO, o Windows 11 usa ao menos 15% mais memória que o 10.

 

Numa máquina com 4 GB de RAM, sem processos em segundo plano, sem programas na inicialização e sem serviços de terceiros o sistema não usa mais de 1

Discorda porquê? Não viu que o equipamento em questão não tem VGA offboard e o HD nem é padrão SATA?

Levando em conta que uma simples página de WEB ocupa entre 100Mb e 200Mb, e que é fácil ficar com aplicativos abertos como o email(ás vezes dois) dá para ver que um usuário comum fácilmente começa a ter uma ocupação de RAM extremamente importante.

Então, se a VGA integrada do equipamento usar/reservar  2GB para seu funcionamento(o que é comum tb, não sei quanto a GPU desse equipamento usa), sobrarão só 2GB.

Deduza o Defender tb, deduza o kernel do W10 que chega a 1GB, dependendo de quantos "penduricalhos"  tiver ativos.

É  fácil perceber que a lentidão do sistema só pode ser devido á paginação da memória, que ocorre quando há o "estouro" da memória RAM disponível.

Agora, sua afirmação de que você só ocupa 15% de 4GB, aí tem que ver o q você está usando, porque isso só dá 620Mb de RAM, e isso não vejo nem em Linux.

Meu notebook de 4 GB RAM(VGA integrada) costuma ficar a 50, 60% e só uso para navegação e tem o Norton rodando.

Não é o caso de usuários comuns, que costumam não otimizar os aplicativos instalados.

Uma solução viável é fazer uma "faxina", do tipo fazer um processo de "recuperação". Isso leva a ter um Windows como se fosse reinstalado e isso costuma limpar bem o sistema, só que terá que reinstalar os aplicativos e games.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX 

1) Você não entendeu meu post, releia: não usa apenas 15% de memória, usa 15% mais que o Windows 10 (15% e não 15 pontos percentuais). Meu Windows 10, "faxinado", sobe com cerca de 35% da RAM de 4 GB e 0 Windows 11, também "faxinado", no mínimo a 40%. Faça as contas.

2) Você está completa e redondamente enganado: nenhum VGA usa 2 GB da RAM instalada, existe um negócio chamado DVMT, informe-se.

3) "Faxina" é completamente diferente de "recuperapção". Se você restaurar o Windows ele vem gordinho de novo, precisando "faxinar" novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Catelan, você é meio "azedinho", não?

1) realmente, entendí mal o post, peço desculpas sobre os 15%.Mas você concorda que é possível estar havendo a paginação(nunca se sabe quantas páginas web ficam abertas.Outro dia fui ver e tinha umas 60 pág abertas de navegador, só q eu tenho 16Gb RAM e processador de 4,3Ghz, gerenciador de tarefas foi a quase 50%)

2)uai, VGA'a integradas podem sim senhor reservar 2GB RAM compartilhadas, é o máximo permitido pelo Windows.Só não sei se esse processador do colega reserva isso, aliás é uma das medidas que ele pode tomar para economizar RAM disponível para o sistema

3)"faxina" é forma de expressão, né? De qq forma fazer a recuperação costuma tirar um monte de aplicativos instalados durante o uso , além dos cookies, etc abertos nas abas do navegador.

Costumo fazer essa recuperação umas 4 vezes por ano. O Windows fica "novinho"

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedraX e depois EU é que sou o azedinho? Oras, você errou e ainda me questionou?

 

1) Se estamos falando de consumo de recursos DO SISTEMA, de que interessa quantos navegadores ou sei lá mais o que estão abertos? Não pode fazer essa análise. Se você tiver 128 GB de RAM e tentar subir 4 máquinas virtuais com 32 GB cada vai culpar o sistema?

 

2) Repito que você também ainda não entendeu a questão de memória de vídeo alocada versus reservada. Pela sua conta meu sistema deveria "queimar" 1,6 GB só para vídeo né?

image.thumb.png.bf21fa66e7e5501e68b1035093edb52b.png

 

3) Quanto à faxina, compreendi bem o termo e concordo, em parte. Para você essa faxina restaurando as configurações de fábrica vai deixar o Windows mais limpo. Bem, se o usuário fica instalando coisas que depois não vai usar, é mesmo uma boa maneira, mas no meu caso é o inverso. Só instalo o que eu preciso e, se restaurar, vou trazer de volta as configurações toscas como OneDrive, Cortana, Apliicativos em segundo plano, Programas na Inicialização, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Catelan disse:

Se estamos falando de consumo de recursos DO SISTEMA, de que interessa quantos navegadores ou sei lá mais o que estão abertos?

peraí, estamos discutindo o problema do usuário ou da discussão entre vcs?

e não precisa ser tão rude no trato das pessoas, todos nesse fórum contribuem da forma que entendem de informática, não precisam ficar alardeando conhecimento

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu agradeço a participação e contribuição de todos nesse tópido! Cada um com sua experiência e conhecimento. Eu sempre gosto de ver ponto de vista e argumentos diferentes.

 

Agora, sobre esse notebook da positivo DUO C 4128, pelo uso que tenho feito e farei dele, essa lentidão não é falta de memória e lentidão do disco de armazenamento. O problema é o processador muito lento, e percebi também que piora quando eu coloco em modo economia de energia.

 

Para ter certeza como se comporta a unidiade de armazenamento, fiz um teste de bench mark com Crystal Disk Mark e nos resultados parece que se saiu um pouco melhor que HDs 7200 rpm atuais. Comparei com outros SSD sata 3 que uso em note mais velho e pc mais velho ( no pc velho estão  na porta sata 3 se não me egano), e o resultado até que não foi tão ruim. Parece muito com esses SSD  sata 3 da Kingston. Segue o link do print:

 

 

TESTE-BENCHMARK-CRYSTAL-DISK-MARK-ARMAZE

 

https://i.postimg.cc/8kr7prGW/TESTE-BENCHMARK-CRYSTAL-DISK-MARK-ARMAZENAMENTO-060822.jpg

 

Desde quando comprei o note, o disco nunca ficou em 100%. Nem  mesmo quando o Windows   estava instalando  as atualizações que são muitas após a formatação do note.

 

E sobre a memória: o meu consome 1,9GB de 3,8 sem fazer nada e com nada aberto. Já com 4 guias do Microsoft Edge abertas e um documento do Libre Office Writer aberto, ele utiliza 2,8GB de 3,8GB. Então para o uso que farei e que já estou fazendo dele, não preciso mais do que isso de RAM. Então não acredito que é lentidão for falta de ram ou unidade de armazenamento segundo o desepenho dele. Eu que não mencionei, mas ele liga muito, mas muito rápido se comparando com esse lentidão toda...

 

O que me incomodou mesmo foi alta utilização do processador apenas com Gerenciador aberto e em outras situações.

 

Acho que temos duas situações possíveis sobre alto uso do processador:

 

  • O Celeron N4020 @1,1GHZ é tão fraco que só o gerenciador aberto já utiliza em média 6 a 7% de processamento;

 

  • Ou no Windows 11, o gerenciador de tarefas e outros recursos do mesmo, consomem mais processamento.

 

 

Assim, a minha dúvida é se teria algo que eu poderia configurar no Windows 11 para o processador não ficar com uso tão alto e com isso economizar bateria.

 

Mas estou desconfiado que se eu quiser economizar mais ainda bateria, terei que ficar com Gerenciador de Tarefas desligado e as vezes desabilitar o até mesmo Microsoft Defender porque o processador é fraco mesmo... ! Com Microsoft Edge aberto em uma página super leve, o processador fica entre 30 a 100%. Mas na média de 50 a 70% e com picos de 100%!

 

Farei mais testes com outros navegadores e por enquanto ficarei com o W11, pelo menos mais  uns 1 a 2 meses. Se o uso do processador continuar alto e o consumo de bateria continuar, testarei o Windows 10.

 

Novamente obrigado a todoss pela participação!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Agora, sobre esse notebook da positivo DUO C 4128, pelo uso que tenho feito e farei dele, essa lentidão não é falta de memória e lentidão do disco de armazenamento. O problema é o processador muito lento, e percebi também que piora quando eu coloco em modo economia de energia.

 

Na verdade, meu amigo, é tudo isso junto. Mas não é impossível de usar, apenas consome mais memória que o 10 (sim, ressalto novamente, a única diferença entre 11 e 10 é o consumo de memória). Usando SSD e desativando tudo o que você não precisa na inicialização fica muito, muuuito melhor!

 

Lembre-se que toda e qualquer atividade do computador é processada! Do disco para a tela, da memória para o disco, etc, etc, etc...

Se você tem pouca memória, quem vai trabalhar mais? Ora, o processador, que precisará descarregar e carregar processos na memória mais vezes.

Se o disco é um HD, apesar de possuir sua própria controladora, o precessador "acompanha" as respostas de IO, consequentemente, também trabalha mais.

Se alguém discordar e tiver chance, sugiro um experimento típico com Windows 7: o famoso WEI (Índice de Experiência do Windows). Considere o índice (de 1,0 a 7,9) do processador e então, se tiver 1 pente de memória e instalar mais 1, o índice do processador também sobe. E provavelmente o mesmo aconteça trocando de HD para SSD.

 

 

21 horas atrás, PedraX disse:

peraí, estamos discutindo o problema do usuário ou da discussão entre vcs?

e não precisa ser tão rude no trato das pessoas, todos nesse fórum contribuem da forma que entendem de informática, não precisam ficar alardeando conhecimento

O que pretendo é justamente que informações corretas cheguem ao nosso colega para que ele possa otimizar seu computador. De que adianta analisar o que acontece com 1 ou 10 programas abertos se a única inferência tem que ser sobre o sistema? 

 

 

 

 

A quem possa interessar, continuando no comparativo entre Windows 10 e 11, já tão bem abordado pelo @Marcelo Calazans : espero que essa demonstração dirima definitivamente a dúvida sobre Windows 11 consumir mais MEMÓRIA ou não, desde que NA MESMA VERSÃO do Winwos 10. Tentei instalar o Insider Preview também mas não consegui, acho que não suporta BIOS, vou tentar no próximo fim de semana em UEFI. Instalei ambos na mesma partição de um HD num processador Q8400 e 4 GB de RAM.

 

image.thumb.png.dd6151696ecaf36c80f39ef7fe1a7ba5.png

 

image.thumb.png.c240abe31fdc47c2a2aca574be327759.png

 

Não tem jeito, consumo em cada situação entre 10 e 35% maior!!! Qualquer resultado que mostre uma equivalência, certamente utilizou parâmetros incorretos, ao menos num computador mediano ou fraco, como é o cerce deste tópico. Se alguém quiser repetir esses testes numa super-máquina, nas mesmas situações, pode até ser interessante também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Catelan disse:

...Tentei instalar o Insider Preview também mas não consegui...

Pela informação que eu tenho aqui, na ISSO que eu usei naqueles testes, a versão do Windows 11 que eu tenho para testes na máquina virtual é a Insider Preview build (21996.1), como eu havia deixado registrado anteriormente.

 

Essa versão foi liberada antes da versão final do Windows 11 em outubro de 2021, e foi a única que na época, eu pude instalar em uma VM de Virtual Box, devido às restrições de TPM.

 

A Insider Preview build (21996.1), parece ser uma versão mais leve, e creio que ela não possua alguns dos recursos e elementos que saíram na versão final do Windows 11 em outubro, por isso, consequentemente parece não ser tão pesada.

 

Abraços colegas e foi um prazer dialogar com vocês! 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

 

@Catelan @Marcelo Calazans @PedraX

Caro membros do fórum e participantes desse tópico, instalei o Windows 10 nesse notebook deplorável.

 

E no meu uso diário e básico com ele, notei que com o Windows 10 a bateria durou um pouco mais e o note ficou um pouquinho mais rápido de maneira geral.

 

Talvez em máquina mais rápidas, com mais núcleos de processamento etc, seja impossível perceber essas diferenças. Mas nesse notebook que não tem nem cooler para esfriar o processador, o Windows 10 ficou melhor pra ele.

 

Então não recomendo o notebook positivo DUO C 4128 com processador n4020 (resfriamento pássivo) esse processador é muito, muito fraco até para rodar o sistema operacional.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Roberth R. Garci4 disse:

Então não recomendo o notebook positivo DUO C 4128 com processador n4020 (resfriamento pássivo) esse processador é muito, muito fraco até para rodar o sistema operacional.

 

Obrigado pelo retorno colega.

 

Eu estava vendo uns dias desses atras os preços de notebook (Kabum), pois eu estava pensando em comprar um, mas a maioria dos notebooks com preço entre R$ 1500,00 e R$ 2000,00 , estão vindo com esse processador.

 

Pode ser que eu compre e faça como você e instale o Windows 10, vou analisar ainda.

 

Mas fico feliz que no seu caso, com o Windows 10 ficou melhor. 😀

 

Abraços colega, e fiquem todos na paz. 😉

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!