Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade em A315-53-5100, qual RAM e SSD?


Posts recomendados

Bom dia a todos, 

 

Gostaria de enfatizar que sou leigo no assunto.😏

Gostaria de fazer um upgrade de memória no meu notebook. Ele tem apenas 4 GB de memória e roda o Windows 10. O desempenho dele é muito ruim.

Andei pesquisando e encontrei a informação que a memória adqueda seria DDR3 e em outros sites informam DDR4.

O modelo do note é esse:

A315-53-5100
S/N: NXH3NAL005947AA14D9501
SNID 94769665395

 

Alguém poderia indicar o modelo correto a comprar?

 

Atenciosamente, 

Jonathas Fernandes 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Bom dia, você deve procurar por RAM NOTEBOOK DDR4, a frequência não importa, pois imagino que nessa geração seja tudo limitado a 2133Mhz ou 2400Mhz, então a mais barata como esse modelo Husky 4GB DDR4 2666Mhz deve fuNcionar perfeitamente, ou um pente de 8GB.

Mas talvez a lentidão do seu notebook esteja limitada a outro fator além da pouca memória, saberia me dizer se você possui SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Sim, ai está a lentidão do sistema, os SSDs são infinitamentes superiores aos HDs. Hoje em dia não tem um PC de 20 anos atrás de escritório que não use SSD. Vejo isso como prioridade acima da memória. Mas ter mais Ram também ameniza a situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como são 2 upgrades sugeridos, movi para área de notebooks.

 

Eu recomendo o upgrade de RAM primeiro, já que com apenas 4GB usando vídeo integrado, deve estar com pouca RAM e usa memória virtual constante em HD gerando o sintoma citado.

 

O SSD vai agilizar o boot, mas como vai existir pouca RAM, se houver navegador com alguns plugins e algum aplicativo do Office, você já fica com o consumo alto para os 4GB e passa a usar memória virtual. (Em meu setup de Windows 10, tem uso de quase 3GB apenas com o windows)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Jonathas Fernandes Hoje em dia existem 2 tipos de SSD; os SATA e os M.2 (mais moderno e rápido). Como esse modelo é um pouco mais antigo tive que dar uma pesquisada e aparentemente ele tem suporte aos SSD mais rápidos. Com os SSD M.2 você pode manter o HDD para guardar os arquivos e deixar o sistema para o SSD, então um modelo simples de 120gb ou 240gb já vai suprir sua necessidades completamente. Esse WD Green  240GB  está com um preço bacana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Possibilidades de upgrade:

 

https://community.acer.com/pt/discussion/580425/upgrade-acer-aspire-a315-53-55dd

 

Suporta SSD M.2 NVMe. Se o dinheiro permitir, coloque um modelo com boa capacidade (a depender do seu uso), daí pode até tirar o HDD fora e usar como peso de papel. 🙏 HDD de notebook é tudo porcaria lenta intragável. Discordo do @dwatashi : entre SSD e RAM, caso seja para escolher um só, o mais urgente é o SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como não tenho o know how, acabei abrindo o note e peguei a referência da placa (c5v01 la-e891p).

 

Os itens abaixo funcionaria nessa placa?

 - WD Green  240GB

- Husky 4GB DDR4 2666Mhz

 

Tenho um vale de R$500,00 na americanas. Posso melhorar um pouco mais ou esse upgrade seria o suficiente? Lembrando que o pc é usado para estudos e navegação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Da especificação dela:

 

SO-DIMM DDR4-1866/2133 (PC4-14900/PC4-17000)

 

Em teoria, não tem problema usar módulos com frequência maior, como DDR4-2666 (PC4-21300).

 

Visto que tem slot M.2 PCIe, não use SSD SATA: previra NVMe, que é superior.

 

Conferiu se tem o parafuso para fixar o M.2? Acer costuma ter, mas não custa ter certeza...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!