Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

perda de desempenho com o DIRECTX 12/11


Posts recomendados

rapaziada, eu to tendo "problemas" com o directx 12, acontece que eu tenho uma GPU GTX 780, ela opera em dx11 base e emula o dx12, porém perde muito desempenho nessa emulação, mas eu estava vendo alguns vídeo onde nos testes o jogo ta rodando em dx11, com bastante desempenho, mesmo sendo feito em 12, exemplo disso é o re2 e re3 remake, mas no meu pc esse game ta rodando em 30-40 com desempenho sobrando em gpu e cpu, entao não é gargalo. vou deixar algumas imagens abaixo para maior entendimento.

 

entao, o que eu gostaria de saber é como colocar um game feito em dx12 pra rodar em 11 ou se tem alguma outra coisa que eu poderia fazer

 

eu vou deixar um vídeo de testes no youtube que eu achei onde tem varios games nessa placa rodando em dx11

 

1.png

performance atual.jpg

2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O DirectX 12 é uma API de baixo nível, assim como a Vulkan. Quando falamos em instruções de baixo nível, quer dizer que a API terá uma comunicação mais rápida com todo o hardware em si, pois trabalha com uma linguagem mais próxima do entendimento da máquina. Diferente de uma linguagem baseada em comandos mais intuitivos como em alto nivel, onde será necessário que a máquina traduza e converta em zeros e uns.

 

A rapidez em se comunicar com o hardware diminui de forma significativa a latência entre a instrução e a execução, onde em um jogo que tivesse essa API de baixo nível bem implementada, você teria uma maior estabilidade e maior taxa de quadros.

 

No entanto, nem todo jogo consegue implementar essas "novas" APIs de forma eficiente, e com isso acaba ficando a mesma coisa ou até pior. Lembro que jogava o Battlefield V, e ao aplicar o DirectX 12 era terrível. Diferente do DirectX 11 que estava mais estável e com melhor desempenho.

 

No caso do Battlefield, tenho certeza que não fizeram o jogo já pensando no DirectX 12 e acabaram implementando por cima para dar suporte ao Ray Tracing e DLSS, o que acabou estragando a experiência. Conforme algumas atualizações eles foram arrumando para otimizar a aplicação da tecnologia, talvez hoje esteja melhor.

 

Sua placa possui suporte ao DX12 (diz o site da NVIDIA). No entanto, é óbvio que os novos hardwares acabam tendo maior proveito da tecnologia devido terem maior capacidade de processamento e rapidez em comunicação com o resto do sistema. Fora também os recentes drivers das fabricantes como AMD e NVIDIA tendo sua maior preocupação em sua atual linha de placas de vídeo para otimizar suas novas tecnologias.

 

Eu não sei o resto da sua configuração, mas pela pesquisa que fiz agora há pouco sobre o DirectX 12 no Resident Evil 2 Remake, muitas pessoas dizem que o jogo ficou bastante instável e com menos frames do que o esperado. Parece que nesse jogo não houve uma boa implementação, levando em consideração que trabalhavam a RE Engine normalmente em DX11. 

 

Eu não sei o resto da sua configuração, mas como disse nem sempre a implementação dessas APIs de baixo nivel saem como esperado, no BFV em DX12 era sofrível mesmo com um 9900K e uma 2080 Super... não dava pra jogar com tanto stuttering.

 

Obviamente o desempenho mudará de sistema pra sistema, às vezes há algum problema de instabilidade no seu sistema que geralmente não é notado, mas como estamos falando de uma engine de baixo nível, acaba se revelando por trabalhar de forma mais rápida. A única coisa que poderia sugerir é procurar por instabilidades, e caso o sistema permita, também fazer overclock pois tive bons resultados em DX12 e Vulkan aumentando a frequência da RAM e CPU.

 

Infelizmente mais que isso não consigo te ajudar, mas acredito que tenha entendido um pouco mais sobre o DX12.

 

Boa sorte. 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!