Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador e capacitor queimados


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Boa noite, bom dia, boa tarde. Eu tava fazendo uma fonte simétrica de +-15V, o circuito era conectado em um trafo de 24v+24v, acontece que eu marquei bobeira quando fui soldar os componentes na pci e acabei soldando o C2 ao contrário, só vi quando começou a sair a fumacinha. Quando vi a m#$da que eu fiz troquei o capacitor, achando que seria o suficiente, mas pra minha surpresa o circuito não funcionou, desta vez com tudo certo, quando testei o trafo a saída era 0V. Minha pergunta é mais pra entender o por que o transformador ... queimou!? Tipo eu entendo completamento o capacitor, mas por que o trafo foi junto?

 

 

parte do circuito.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Seus diodos podem ter ido junto também, se não foram é porque seu trafo era fraco de pouca corrente e não suportou o curto circuito causado pelo capacitor invertido. 

 

Em eletrônica quando tem algo errado, os mais fracos perdem. Se o trafo tivesse uma corrente maior iria ver os diodos partirem ao meio. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 depois que eu troquei o capacitor eu realmente achei que o problema eram eles, mas eu nem sei se eles resistiram, eu tinha tanta certeza que o problema eram eles que eu só os joguei fora, nem testei nem nada, tava sem paciência. Só depois eu testei o trafo, que é de 1A.

 

Mas valeu pela explicação, eu nem esqueci totalmente a parte dos capacitores ficarem em curto quando queimam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!