Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Valores de venda e comparativos com novos


Posts recomendados

Boa tarde.
Tudo bem?

Meu laptop já deve vir beirando uma idade bem relevante e estou cogitando vendê-lo e adquirir um novo.

É possível comprar um novo Linux e transportar a licença windows atual para o equipamento novo?

Não costumo jogar.

Trabalho, estudo, ouço músicas, vejo filmes...

Acredito ser um usuário padrão.  

A configuração atual:
Processador    Intel(R) Core(TM) i5-4210U CPU @ 1.70GHz   2.40 GHz
RAM instalada    8,00 GB
Tipo de sistema    Sistema operacional de 64 bits, processador baseado em x64

 

Também gostaria de saber quais sugestões podem me dar em relação aos valores de venda.
 

Gostaria de trocar umas ideias e sugestões.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ewerton Generoso Boa tarde.

 

21 minutos atrás, Ewerton Generoso disse:

É possível comprar um novo Linux e transportar a licença windows atual para o equipamento novo?

Não, a licença do Windows é vinculada ao hardware.

Já pensou em dar um upgrade de SSD e RAM nesse notebook ? Para o uso que você especificou, esse tipo de upgrade pode dar uma sobrevida ao equipamento.

Se quiser ajuda para verificar se é possível esses upgrades, estou a disposição, só precisaria saber a marca/modelo exato do notebook para pesquisar sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ewerton Generoso Você tem que dizer qual vai ser o orçamento para a compra do notebook.

 

1 hora atrás, Ewerton Generoso disse:

É possível comprar um novo Linux e transportar a licença windows atual para o equipamento novo?

É possível sim. Mas só que tem que ver se você entra com conta da Microsoft para usar Windows, tem a licença digital vinculada á sua conta se precisar formatar o PC. Mas se não quer desperdiçar o tempo formatando o notebook no primeiro dia, compraria o notebook que vem com Windows pré-instalado. Eu indico Notebook Acer Aspire 5 A515-45-R760 Ryzen 7 5700U 8GB RAM 256GB SSD, eu sei que você não usa o computador para jogar, mas acho que Ryzen 7 5700U é perfeito para longevidade justamente porque possui 8 núcleos e 16 threads. Mas comprar o note com Linux pré-instalado não é má ideia, bom que economiza um pouco.

 

Mas se seu notebook ainda está atendendo as suas necessidades e você não liga para tecnologias modernas como DDR4, NVMe, Wi-Fi 5 e etc., não vejo porque trocar. Ao invés disso, poderia trocar o HDD pelo SSD, assim você vai sentir muita diferença na velocidade de inicialização. Não precisa ser SSD grande, os SSDs de 240GB ou 480GB já te servem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

@Ewerton Generoso Boa tarde.

 

Não, a licença do Windows é vinculada ao hardware.

Já pensou em dar um upgrade de SSD e RAM nesse notebook ? Para o uso que você especificou, esse tipo de upgrade pode dar uma sobrevida ao equipamento.

Se quiser ajuda para verificar se é possível esses upgrades, estou a disposição, só precisaria saber a marca/modelo exato do notebook para pesquisar sobre.

Obrigado pelas informações.
É vinculada. Entendi.

Como você se refere ao upgrade?

Tratando-se de laptop não é praticamente inviável e ou inexistente a possibilidade de alterar seu hardware?
SSD e RAM são espécies de memórias?

Como eu poderia fazer para usá-las em meu equipamento atual?

Isso iria alterar consideravelmente sua velocidade e rapidez?

De qualquer forma não conseguiria alterar para o Windows 11, não é?

 

@HellMans

5 horas atrás, HellMans disse:

@Ewerton Generoso Poderia me informar o modelo do notebook/laptop? Acer, Lenovo, Samsung etc.. O armazenamento dele, quantos GB tem? É SSD ou HD?

Vale também levar em conta o estado físico do equipamento para gerar um valor, se o carregador dele é o original etc..

Ele é da Samsung.

Armazenamento de 1 TB. Não uso nem metade. É HD.

É o carregador original, sim

4 horas atrás, Joao531 disse:

@Ewerton Generoso Você tem que dizer qual vai ser o orçamento para a compra do notebook.

 

É possível sim. Mas só que tem que ver se você entra com conta da Microsoft para usar Windows, tem a licença digital vinculada á sua conta se precisar formatar o PC. Mas se não quer desperdiçar o tempo formatando o notebook no primeiro dia, compraria o notebook que vem com Windows pré-instalado. Eu indico Notebook Acer Aspire 5 A515-45-R760 Ryzen 7 5700U 8GB RAM 256GB SSD, eu sei que você não usa o computador para jogar, mas acho que Ryzen 7 5700U é perfeito para longevidade justamente porque possui 8 núcleos e 16 threads. Mas comprar o note com Linux pré-instalado não é má ideia, bom que economiza um pouco.

 

Mas se seu notebook ainda está atendendo as suas necessidades e você não liga para tecnologias modernas como DDR4, NVMe, Wi-Fi 5 e etc., não vejo porque trocar. Ao invés disso, poderia trocar o HDD pelo SSD, assim você vai sentir muita diferença na velocidade de inicialização. Não precisa ser SSD grande, os SSDs de 240GB ou 480GB já te servem.

É até uma dúvida que fiquei da postagem da outra pessoa.
Pensei que notebooks não fossem compatíveis para modificações.
Como eu faria essas adaptações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ewerton Generoso disse:

Como você se refere ao upgrade?

Refere-se ao upgrade de RAM e armazenamento.

 

2 minutos atrás, Ewerton Generoso disse:

Tratando-se de laptop não é praticamente inviável e ou inexistente a possibilidade de alterar seu hardware?

No laptop, você só troca a memória RAM e o armazenamento. Sendo que é impossível trocar as outras peças do notebook além desses já que são soldadas de placa-mãe.

 

4 minutos atrás, Ewerton Generoso disse:

SSD e RAM são espécies de memórias?

SSD é o tipo de armazenamento, ele utiliza a memória flash para leitura e escrita, por isso ele é mais rápido que HDD, ele é mais indicado para unidade de boot. Então vale a pena trocar o HDD pelo SSD, porque assim você vai sentir seu note voando. E a memória RAM é aquela que guarda as informações temporariamente, é responsável pela agilidade de funcionamento de tarefas.

 

7 minutos atrás, Ewerton Generoso disse:

Como eu poderia fazer para usá-las em meu equipamento atual?

É só ver os vídeos de YouTube que eles te ensinam. Porém você tem que ver que tipo de SSD seu notebook suporta (assumo que é SATA) e até que capacidade máxima de RAM seu notebook suporta.

 

8 minutos atrás, Ewerton Generoso disse:

De qualquer forma não conseguiria alterar para o Windows 11, não é?

Não oficialmente. Porque de acordo com o site da Microsoft, o Windows 11 oficialmente suporta os processadores Intel de 8ª geração para cima e processadores AMD com arquitetura Zen+ ou superior. Mas se você quer MESMO instalar o Windows 11 no seu notebook, você pode usar Rufus, ele oferece uma opção de gravar o ISO do Windows 11 sem os requisitos de TPM e Secure Boot em pendrive. Por enquanto, as máquinas não suportadas rodando o Windows 11 ainda estão recebendo os updates.

18 minutos atrás, Ewerton Generoso disse:

Pensei que notebooks não fossem compatíveis para modificações.
Como eu faria essas adaptações?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ewerton Generoso Sabendo o modelo exato do seu notebook, é possível avaliar os upgrades possíveis e ja indicar as peças que você deve comprar.

 

O jeito mais fácil de descobrir é você fazendo o seguinte procedimento:

1) Clique na bandeira do Windows (menu iniciar) no canto inferior esquerdo da tela;

2) Digite msinfo32 e dê enter;

3) Tire um print da tela que abrir e mande a imagem aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

@Ewerton Generoso Sabendo o modelo exato do seu notebook, é possível avaliar os upgrades possíveis e ja indicar as peças que você deve comprar.

 

O jeito mais fácil de descobrir é você fazendo o seguinte procedimento:

1) Clique na bandeira do Windows (menu iniciar) no canto inferior esquerdo da tela;

2) Digite msinfo32 e dê enter;

3) Tire um print da tela que abrir e mande a imagem aqui.

Obrigado.
O modelo dele:

NP270E5J - XD1BR

 

Fabricante do Sistema Operacional    Microsoft Corporation
Nome do sistema    EWERTON
Fabricante do sistema    SAMSUNG ELECTRONICS CO., LTD.
Modelo do sistema    270E5J/2570EJ
Tipo do sistema    PC baseado em X64
SKU do sistema    SAMSUNG SENS Series
Processador    Intel(R) Core(TM) i5-4210U CPU @ 1.70GHz, 2401 MHz, 2 Núcleo(s), 4 Processador(es) Lógico(s)
Versão/data do BIOS    American Megatrends Inc. P07RCK.051.150623.XK, 23/06/2015
Versão do SMBIOS    2.8
Versão do Controlador Incorporado    255.255
Modo da BIOS    UEFI
Fabricante da BaseBoard    SAMSUNG ELECTRONICS CO., LTD.
Produto BaseBoard    NP270E5J-XD1BR
Versão da BaseBoard    SAMSUNG_SW_REVISION_1234567890ABCD
Função da Plataforma    Móvel
Estado da Inicialização Segura    Ativado
Configuração PCR7    Ligação Impossível
Pasta do Windows    C:\WINDOWS
Pasta do sistema    C:\WINDOWS\system32
Dispositivo de inicialização    \Device\HarddiskVolume2
Localidade    Brasil
Camada de Abstração de Hardware    Versão = "10.0.19041.1806"
Nome de usuário    Ewerton\Ewerton LG
Fuso horário    Hora oficial do Brasil
Memória Física (RAM) Instalada    8,00 GB
Memória física total    7,92 GB
Memória física disponível    1,10 GB
Memória virtual total    15,9 GB
Memória virtual disponível    6,93 GB
Espaço do arquivo de paginação    8,00 GB
Arquivo de paginação    C:\pagefile.sys
Proteção de DMA de Kernel    Desativado
Segurança baseada em virtualização    Não habilitado
Suporte à Criptografia de Dispositivo    Motivos da falha da criptografia de dispositivo automática: TPM não utilizável, Associação PCR7 não compatível, Falha na Interface de Teste de Segurança de Hardware, e o dispositivo não está em Espera Moderna, Barramento/dispositivos compatíveis com DMA não permitidos detectados, Desabilitado pela política, TPM não utilizável
Hyper-V - Extensões de Modo Monitor VM    Sim
Hyper-V - Extensões de Conversão de Endereços de Segundo Nível    Sim
Hyper-V - Virtualização Habilitada no Firmware    Sim
Hyper-V - Proteção de Execução de Dados    Sim
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 06/08/2022 às 12:15, Gustavo Ceron Lombardi disse:

@Ewerton Generoso Boa tarde.

 

Não, a licença do Windows é vinculada ao hardware.

Já pensou em dar um upgrade de SSD e RAM nesse notebook ? Para o uso que você especificou, esse tipo de upgrade pode dar uma sobrevida ao equipamento.

Se quiser ajuda para verificar se é possível esses upgrades, estou a disposição, só precisaria saber a marca/modelo exato do notebook para pesquisar sobre.

@Gustavo Ceron Lombardi Estou apanhando um pouco pra aprender com esse fórum kkk
Aliás eu também estou procurando como comprar uma nova tela pra ele.
Está com uns círculos e marcas pretas na tela. Acho que vou precisar comprar outra e aprender a trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ewerton Generoso Fiz uma pesquisa aqui, e só é possível fazer upgrade de HD para SSD.
A memória RAM máxima que ele suporta são 8GB, que é o que ele já possui.

De qualquer forma, esse upgrade vai te dar muitos ganhos em questão de desempenho do notebook, pois a diferença de velocidade de um SSD para um HD é muito grande.
Veja esse vídeo que mostra a diferença de velocidade para iniciar o Windows.

Caso opte por fazer esse upgrade, recomendo que você compre o seguinte produto: SSD Crucial MX500 500GB
Se os 500GB de armazenamento não te atenderem, aí teria que comprar um de 1TB, que custa o dobro do preço e talvez tenha que ser de outra marca, caso precise de ajuda pra escolher é só postar aqui.
Leve em uma loja ou técnico de confiança para fazer a instalação pra você.

Ao meu ver é um upgrade que vale a pena, pois um notebook com processador Core i5 + 8GB de RAM novo, você vai encontrar acima dos R$ 3.000,00. (e na maioria dos casos vem com armazenamento de 256GB).

 

52 minutos atrás, Ewerton Generoso disse:

@Gustavo Ceron Lombardi Estou apanhando um pouco pra aprender com esse fórum kkk
Aliás eu também estou procurando como comprar uma nova tela pra ele.
Está com uns círculos e marcas pretas na tela. Acho que vou precisar comprar outra e aprender a trocar.

Existe a tela para ser trocada.
Veja aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

@Ewerton Generoso Fiz uma pesquisa aqui, e só é possível fazer upgrade de HD para SSD.
A memória RAM máxima que ele suporta são 8GB, que é o que ele já possui.

De qualquer forma, esse upgrade vai te dar muitos ganhos em questão de desempenho do notebook, pois a diferença de velocidade de um SSD para um HD é muito grande.
Veja esse vídeo que mostra a diferença de velocidade para iniciar o Windows.

Caso opte por fazer esse upgrade, recomendo que você compre o seguinte produto: SSD Crucial MX500 500GB
Se os 500GB de armazenamento não te atenderem, aí teria que comprar um de 1TB, que custa o dobro do preço e talvez tenha que ser de outra marca, caso precise de ajuda pra escolher é só postar aqui.
Leve em uma loja ou técnico de confiança para fazer a instalação pra você.

Ao meu ver é um upgrade que vale a pena, pois um notebook com processador Core i5 + 8GB de RAM novo, você vai encontrar acima dos R$ 3.000,00. (e na maioria dos casos vem com armazenamento de 256GB).

 

Existe a tela para ser trocada.
Veja aqui.

A opção que você indicou é especificamente uma unidade de armazenamento (antigo HD) e atualmente SSD. É isso?

A única mudança que consigo fazer nele é em relação a isso?

Memória consigo também?

Vale a pena trocar o HD dele de 1 TB para esse outro de 500 GB?

A velocidade é bastante significativa para o uso dele em tudo?

O uso em geral sofre mudanças significativas?

Se eu tivesse um computador de mesa iria ter gastos menores e maior adaptabilidade, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Ewerton Generoso disse:

A opção que você indicou é especificamente uma unidade de armazenamento (antigo HD) e atualmente SSD. É isso? SIM

A única mudança que consigo fazer nele é em relação a isso? SIM

Memória consigo também? Não, o máximo suportado são 8GB de RAM, que é o que já tem instalado nele.

Vale a pena trocar o HD dele de 1 TB para esse outro de 500 GB? Isso é você que tem que avaliar. Quanto você usa do armazenamento do HD de 1TB hoje em dia ?

A velocidade é bastante significativa para o uso dele em tudo? SIM

O uso em geral sofre mudanças significativas? SIM

Se eu tivesse um computador de mesa iria ter gastos menores e maior adaptabilidade, certo? Gastos menores não, maior adaptabilidade, sim.
Supondo que seu computador de mesa, tivesse os mesmo componentes do seu notebook. Você tem um processador de 4ª geração, só conseguiria trocar por outros dessa mesma geração (que hoje em dia, só são encontrados usados, no geral em sites da china) e essa troca só seria possível se a sua placa-mãe conseguisse suportar esse processador mais potente. Caso quisesse trocar por processador de uma geração mais atual (atualmente a Intel está na 12ª geração), seria necessário trocar placa-mãe, processador, memórias, possivelmente fonte de alimentação e também colocar um SSD.

Cada caso deve ser analisado de forma única e avaliar se vale o custo-benefício do upgrade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

 

Caraca...

Que complexo.

O conceito de minimalismo me chama bastante atenção

Acontece que o Windows 11 já não funciona na minha máquina, tampouco se eu fizer esse upgrade. Daqui a pouco tempo eles vão eles vão parar de prestar assistência ao 10.

Eu comprando um acessório desse que deixa o meu equipamento mais veloz, como eu vou fazer daqui um tempo quando eu não puder mais usar o Windows 10 na minha máquina?

Tem algum outro sistema operacional aberto semelhante ao Windows e que eu consiga usar na minha máquina e talvez fique até mais veloz?

São tantos complicadores...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Em 07/08/2022 às 21:06, Gustavo Ceron Lombardi disse:

@Ewerton Generoso O suporte ao Windows 10 vai até 14 de Outubro de 2025, informação oficial da Microsoft.

Fiz as mudanças que vocês sugeriram.

Troquei o monitor e a memória.

Vou dizer...

Ficou DEMAIS.

Praticamente um PC novo. E eu que nem uso muito espaço fiquei com 2 armazenamentos de 1 TB cara.

Muito obrigado.

Por curiosidade, em meu laptop eu conseguiria comprar uma bateria que tenha capacidade bem maior e colocar nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ewerton Generoso Bom dia.
 

14 horas atrás, Ewerton Generoso disse:

Muito obrigado.

Disponha.

 

14 horas atrás, Ewerton Generoso disse:

Por curiosidade, em meu laptop eu conseguiria comprar uma bateria que tenha capacidade bem maior e colocar nele?

Não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!