Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook philco 14L R744W8, não aceita SSD?


Ir à solução Resolvido por Paulo Cesar Babini,

Posts recomendados

Olá senhores, estou com dificuldades em instalar um SSD em um notebook marca Philco, Modelo Slimbook 14L R744W8, se alguém puder me ajudar fico muito grato.

O que acontece é o seguinte quando substituo o HD pelo SSD ele deixa de ser reconhecido na BIOS não aparece mais, ae quando devolvo ao lugar o HD ele volta a reconhecer, ou seja apenas o SSD não aparece, e já testei 3 SSD diferentes, alguém pode me ajudar por favor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei com um SSD de 120Gb e um de 240Gb ambos estão com Windows instalados, o que acontece é que quando coloco o SSD no lugar do HD ele já não aparece para mais, tava vendo um vídeo e o rapaz disse que tem uma opção que precisa ser alterada na BIOS, mas o meu não tem essa opção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa informação não tenho, mas vou verificar,  o grande problema é que em um computador mais antigo ele reconhece e nesse que é um de 2012 ele não reconhece eu nunca tinha visto um caso assim, porque início com o pen-drive bootado no Windows ae na hora de escolher onde vai instalar não tem nada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Cesar BabiniAo invés de instalar o Windows poderia ir em "Reparar o Computador" > "Opções Avançadas ou Reparar o Computador" > "Prompt de Comandos" e usar o comando "diskpart" e depois "list disk".

 

E verificar se o SSD está sendo reconhecido e se tem algo marcado em GPT.

 

@Paulo Cesar Babini E você está tentando instalar qual Windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

No HD vai tudo certinho ta até instalado o Windows 10 64 mas quando substituo prlo SSD ele deixa de reconhecer 

Ja olhei o HD aparece certinho, mas quando coloca o SSD ele ja não aparece mais

Ja olhei o HD aparece certinho, mas quando coloca o SSD ele ja não aparece mais

Galera, problema resolvido era só mudar para IDE na verdade foi meio que falta de atenção da minha parte, agradeço a todos pela ajuda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Cesar Babini Está faltando o driver AHCI no SSD, teria que dar LOAD DRIVER.  O que é estranho porque o Windows 10 em si deveria instalar um driver genérico no SSD, é uma ISO oficial mesmo ou é uma ISO Lite?

 

O Windows 7 seria entendível, já que não instala driver para nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Paulo Cesar Babini disse:

Kkk, pronto novo problema, agora aparece o SSD mas quando entro em prioridade de boot e coloco o pendrive, aparece o símbolo do Windows da aquele giro do circulo pontilhado esmaece a tela e fica nisso não vai para formatação 

Talvez você tenha que esperar mais tempo até aparecer algo na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gui GC eu tentei 2 SSD diferentes, quando eu substituo o HD pelo SSD, em modo AHCI ele deixa de reconhecer ae mudo para IDE, salvo com F10 saio da BIOS, entro novamente ele está lá, porém quando dou prioridade de boot para o pen-drive que está o Windows ele inicia com o logo e o círculo pontilhado carregando, porém ja esperei mais de 30 minutos e a tela continua escura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Cesar BabiniNão tem motivo para um SSD não reconhecer AHCI que é uma tecnologia mais nova e atual e um HD reconhecer em AHCI.

 

Qual sistema operacional você está tentando dar boot exatamente? É um Windows 10 - Oficial ou está baixando uma versão "Lite" do Windows 10 que talvez não tenha os drivers AHCI para serem instalados no SSD? Inclusive SSD tem melhor desempenho com AHCI.

 

Só que é preciso de um driver para que o AHCI seja reconhecido. Do Windows 8 em diante deveria instalar um driver AHCI para o SSD ser reconhecido. No caso o HD é reconhecido porque, o driver está instalado, já que o Windows já está instalado.

 

Teu notebook tem boot UEFI e faz sentido porque ele tem como sistema padrão o Windows 8 - que iniciou o secure boot e a necessidade de UEFI.

 

BIOS em opção de boot em UEFI. SSD formatado em GPT. Refaça o pendrive com Windows 10 em GPT pelo RUFUS. E mantenha em AHCI. Se nada disso funcionar é tentar baixar o driver AHCI em outro pendrive e antes de instalar o Windows 10, na tela para escolher partição é dar um Load Driver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Gui GC disse:

Do Windows 8 em diante deveria instalar um driver AHCI para o SSD ser reconhecido.

 

AHCI é suportado nativamente desde o Windows Vista. 🤯

 

8 horas atrás, Gui GC disse:

Teu notebook tem boot UEFI e faz sentido porque ele tem como sistema padrão o Windows 8

 

Não necessariamente. Pouco antes do lançamento do Windows 8, a maioria dos BIOS suportava UEFI, porém muitas máquinas ainda eram vendidas com o Windows 7. Quando era esse o caso, o fabricante definia a configuração padrão para Legacy/CSM.

 

Porém não deveria fazer diferença... 🤷‍♂️; já que é SATA, deveria funcionar em ambos os modos.

 

AHCI é preferível. Ia recomendar procurar atualização de BIOS, porém é hardware dos integradores tupiniquins... daí não tem suporte algum. 😡

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Cesar Babini Outra pergunta é você está tentando instalar o Windows com o SSD e HD juntos? Está usando um caddy? Esse poderia ser o problema se por algum motivo o seu notebook da prioridade ao disco_0 como boot.

 

Tem um tutorial para o windows 7 e anterior para resolver um problema de driver SATA: https://www.sevenforums.com/tutorials/68505-sata-driver-load-windows-7-vista-setup.html
 

1 hora atrás, Marcos FRM disse:

AHCI é suportado nativamente desde o Windows Vista. 🤯

 

Mas é um driver genérico para todos os chipsets? Porque acredito que só depois do Windows 8 a questão de drivers foi melhorada, bem pelo menos pela experiência que eu tenho do Windows 7 depois de uma instalação limpa eu não consegui nem me conectar na internet para baixar os drivers corretos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse notebook tinha o Windows 10 instalado no HD, eu peguei um SSD de um desktop que por sinal não tem 1 mês que comprei nesse SSD citado, tem o Windows 10 também instalado quando substituo pelo SSD que mencionei ja com o Windows ele não reconhece, ae quando mudo para ide ele reconhece o SSD porém não realiza o processo de formatação depois da janela do Windows com o círculo pontilhado, outra informação que não sei se tem relevância o meslo Windows que to tentando instalar no SSD eu consigo bootar e instalar normalmente no HD que já tem nele, eu to tentando instalar somente no SSD, removo o HD e insiro o SSD no lugar.

Independente da estar plugado o pen-drive ou não acho que o SSD deveria aparecer na BIOS, desconfio que possa ser alguma atualização necessária na BIOS, mas não encontro nada na net

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!