Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de sugestões de componentes para minha configuração.


Ir à solução Resolvido por Otávio Furoni,

Posts recomendados

Minha configuração: 

ASUS Prime A320M-KBR AM4

Ryzen 3 2200G 3.4Ghz

8GB de RAM 2666Mhz TEAM GROUP T-FORCE VULCAN PICHAU

Gigabyte RX560 4GB

Fonte KCAS 400W 80Plus White

 

Pretendo dar upgrade aos poucos, agora quero fazer primeiramente na fonte e na memória, no final do ano na placa de vídeo e por último no processador. Quero algo custo-benefício, bom mas não muito caro. Pretendo jogar games como Spider-Man Remastered em 1080p ou 900p.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos2022 Primeiramente, não faz sentido algum pagar mais caro em um processador que é capado, e justamente mais caro por possuir grafico integrado, se você tem GPU. Além disso, essa placa-mãe não te proporcionará praticamente nenhum upgrade decente por parte de processador, visto que é um projeto extremamente básico. Ademais, essa kcas 400w não é uma fonte de qualidade.

Qual seu orçamento? Já tem alguma peça?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

Qual seu orçamento? Já tem alguma peça?

Pelo o que deu a entender no post dele, ele já tem o PC pronto e quer dar um up.

 

Eu não sou o melhor para recomendação, mas se o seu intuito é jogar o Spider Man e os jogos novos que estão para sair em uma qualidade legal, você deve começar trocando a placa de vídeo.

Como o foco é 1080p, uma RX 6600 vai suprir legal.

Ah, e claro, colocar mais 8GB de RAM, somando 16GB.

8GB não serve mais para o padrão atual dos games.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos2022 @Carlos2022 A rx 6600 possui diversos problemas com drivers em jogos dx 11, além do imenso gargalo que sofreria com esse processador, não recomendo.

   Sugiro que faça um up nesse processador e placa-mãe, se possível, memórias também. 

Essa rx 560 provavelmente vai dar conta do game em 1080, ou 900p.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

A rx 6600 possui diversos problemas com drivers em jogos dx 11

Besteira mano, os games atualmente usam Vulkan / DX12.

 

3 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

além do imenso gargalo que sofreria com esse processador

Realmente, seria interessante ele investir em uma CPU nova, tipo um R5 3600 e manter a placa-mãe, ou trocar logo a placa-mãe e CPU (R5 5600 + B550 ou i5-12400f + B660).

Enfim, vai depender do orçamento do @Carlos2022 .

No Spider Man, que é uma game de mundo aberto, ele deve conseguir jogar em 30 quadros sem problemas com a CPU atual.

7 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

Essa rx 560 provavelmente vai dar conta do game em 1080, ou 900p.

Difícil, a 560 consegue ser inferior a uma 1050ti, que já é bem fraquinha.

No mundo aberto ela deve mal pegar 30 com o gráfico no alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ArturRJ Não pretendo trocar a placa-mãe, se possível eu quero apenas um processador e placa de vídeo que de conta desse jogo em pelo menos no médio em 1080p.

@Samuel_- Então, essa semana mesmo eu quero adquirir uma nova fonte, se for possível uma de até R$300. 

O que vocês acham da GTX 1650 4GB combinado com o R5 2400G ou o R5 3600 que o colega aí mencionou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Carlos2022 disse:

Então, essa semana mesmo eu quero adquirir uma nova fonte, se for possível uma de até R$300. 

De até 300, tem a Pichau Nidus. É uma fonte boa e vai segurar, mas se for comprar a RX 6600 igual o @ArturRJ recomendou, eu optaria por uma XPG Pylon.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Carlos2022 disse:

O que vocês acham da GTX 1650 4GB combinado com o R5 2400G ou o R5 3600 que o colega aí mencionou?

Não cara.

Comprar uma GTX 1650, já tendo uma RX560 não vale.

O mínimo que eu recomendo que você compre para jogar em 1080p, é uma GTX1660 super.

4GB de VRAM é muito limitante atualmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlos2022 Se colocar um Ryzen 5 3600 nessa placa-mãe, vai ter problemas. Não se combina um processador intermediário/ high end com placa-mãe de entrada,  ainda mais essa, que é o projeto mais básico possível. Ela ser compatível é muito diferente de suportar. 

Continuo mantendo minha recomendação,  troque a placa-mãe por uma mais potente, não vai conseguir nenhum upgrade de relevância com essa a320. Ademais, precisa trocar a fonte também. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Otávio Furoni disse:

Se colocar um Ryzen 5 3600 nessa placa-mãe, vai ter problemas.

Sério?? Sempre pensei que não tinha problema placa-mãe de entrada com CPU Mid.

Tenho amigos que utilizam a320 com R5 3600, e o sistema flui normalmente.

Eu utilizo um i5-10400f com uma H510-E que é super de entrada, e mesmo no teste infernal do Prime95 (Smallest FFT's), o clock não desce do boost de 4,0GHz depois de vários minutos.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ArturRJ Pensei na GTX 1650 por causa do orçamento apertado, no máximo uns R$1400 e poucos reais pra placa de vídeo. To pensando em esperar até o final de ano pra ver se os preços abaixam, do R3 2200g é melhor ir pra R5 3600 ou R5 2400G? Encontrei os dois por um preço interessante. Mas processador é algo pro ano que vem e dependendo da situação que não acredito que fique muito boa quem sabe vai uma placa-mãe nova?! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Carlos2022 disse:

Pensei na GTX 1650 por causa do orçamento apertado, no máximo uns R$1400 e poucos reais pra placa de vídeo.

Com esse orçamento, pra valer a pena o desempenho só comprando uma placa usada aqui no Brasil, ou importada de fora (que também é usada, geralmente pra mineração de criptomoeda o que não torna interessante). 

 

28 minutos atrás, Carlos2022 disse:

do R3 2200g é melhor ir pra R5 3600 ou R5 2400G?

Entre os dois, o Ryzen 5 3600 é bem melhor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Carlos2022 disse:

Pensei na GTX 1650 por causa do orçamento apertado, no máximo uns R$1400 e poucos reais pra placa de vídeo.

Entendi.

Eu particularmente não gosto da 1650. Pra mim é uma placa que não vale o que pedem.

Enfim, já te passei a visão nesse aspecto.

 

PS: Se você tiver culhões, você acha placas de vídeo melhores com esse orçamento no Ali...

 

33 minutos atrás, Carlos2022 disse:

To pensando em esperar até o final de ano pra ver se os preços abaixam,

Não espere, o mercado é muito louco!

Se der alguma ***** lá na china, você vai ficar chupando dedo. rsrsrs

 

33 minutos atrás, Carlos2022 disse:

R5 3600 ou R5 2400G

O 3600 é melhor, pode ir sem medo.

O 2400G só vale se ele estiver uns R$300 mais barato. (Coisa que não deve estar! rsrs)

4 minutos atrás, Samuel_- disse:

Com esse orçamento, pra valer a pena o desempenho só comprando uma placa usada aqui no Brasil, ou importada de fora (que também é usada, geralmente pra mineração de criptomoeda o que não torna interessante).

Pior que tá aparecendo muita placa barata e "nova" no ali.

Hoje mesmo, eu estava com o meu dedo coçando pra comprar a RX 6600M da 51RISC. kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ArturRJ O que vem de gente aqui na loja com esse kit dando problema é brincadeira.

 Os problemas surgem a longo prazo, os picos de consumo desse processador compromete todo o VRM da a320, não indico, acabam tendo de trocar a placa-mãe de qualquer maneira.

É necessaria uma a520 no mínimo.

"O Barato sai Caro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ArturRJ disse:

Pior que tá aparecendo muita placa barata e "nova" no ali.

Hoje mesmo, eu estava com o meu dedo coçando pra comprar a RX 6600M da 51RISC. kkkk

SIMM!! kkkkk. O que eles fazem é reaproveitar o chip gráfico e colocar uma "carcaça" nova, por assim dizer. Fica muito convincente.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Otávio Furoni disse:

@ArturRJ Não é se der pau, vai dar pau.

   Além da placa limitar o clock do Ryzen 5 3600, em um prazo de 2/5 meses a placa vai começar a dar defeito. Sintomas Como travamentos em games e no próprio windows vão surgir.

   Mas enfim, eu avisei.

Isso que você está falando não faz o menor sentido cara. mds...

 

Entenda que Hardware não é eterno e infalível. (Eu diria que é algo nada confiável! rs)

Ele pode durar 10 anos, como pode queimar depois de 1 dia de uso sem ações externas.

Existem N (E tenha N como muitos) componentes em uma placa-mãe que podem falhar, inutilizando a funcionalidade do sistema

Então você dizer que X placa queimou por causa de X processador, não faz sentido.

Se a placa-mãe tivesse algum "vício" de queimar depois de 5 meses após instalar um 3600, a fabricante não teria lançado um update fazendo desta CPU compatível com a placa-mãe.


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Otávio Furoni Pesquisei sobre o que você falou e realmente o pessoal quebra bastante a cabeça com esse assunto da A320M e o 3600, mas mesmo com uma boa refrigeração e a placa nem suporte pra OC tem ainda assim da pau? Meu gabinete possui 6 fans 2 em cima 3 na frente e 1 atrás e um aircooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Otávio Furoni disse:

@Carlos2022 Sim. O VRM dessa placa não é adequada, é questão de tempo até dar pau.

@ArturRJ Com todo respeito, talvez o comentário mais leigo que já vi. 

Ser compatível não significa suportar.

@Otávio Furoni É por eu ser leigo mesmo, que eu não vou contestar os caras que construíram e testaram a placa e estão dizendo que funciona! 😛

(Apesar de que colocar um 8/16 em uma placa de entrada não faz muito sentido, pois vai limitar legal o boost)

Mas com o 3600, no pior cenário cara, ele vai perder um pouco de desempenho em carga máxima (coisa que os jogos não chegam nem perto).

Agora você vem com essa conversa de que o PC dele vai estragar. É viagem! (fruto da tua cabeça)

Tu me lembrou o meu tio que vinha com aqueles papos de que Etanol em carro flex estraga o motor. rsrsrs

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!