Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite rapazes, eu estou precisando trocar meu computador de lugar (desktop) e o único lugar disponível é um local onde fica bem longe de onde sai a conexão da minha internet (cabo coaxial) NET.

Gostaria que vocês pudessem me ajudar com sugestões do que seria melhor fazer pra manter minha internet boa(vi que em alguns casos o adaptador wifi acaba não tendo a mesma conexão que a LAN).

Estou em dúvida se compro um adaptador, se tento fazer alguma gambiarra com o cabo coaxial (tenho um adaptador p colocar mais 2 cabos). Se é possível comprar um roteador e conectar através da LAN usando cabos maiores.

Poderiam me ajudar?

Postado

A solução depende mais do seu ambiente. Supondo que não exista barreiras para passagem de cabos, as melhores opções seriam:

- Estender o cabo da NET com uma emenda (fazer o modem chegar onde precisa) ou

- Usar um cabo de rede maior (fazer o router ou somente o conector de rede mesmo, chegar onde precisa)

Não recomendo depender de wifi, repetidores, mesh e ethernet por rede elétrica se puder evitar.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, W46n3r disse:

A solução depende mais do seu ambiente. Supondo que não exista barreiras para passagem de cabos, as melhores opções seriam:

- Usar um cabo de rede maior (fazer o router ou somente o conector de rede mesmo, chegar onde precisa)

Não recomendo depender de wifi, repetidores, mesh e ethernet por rede elétrica se puder evitar.

vou comprar um cabo ethernet de 10m então e ir passando com conduite até o computador, obrigado amigo

Postado
Em 06/08/2022 às 22:33, W46n3r disse:

sabe como fazer um router? sabe me explicar?

Em 06/08/2022 às 22:33, W46n3r disse:

Postado
11 horas atrás, lucmotta disse:

sabe como fazer um router? sabe me explicar?

Ah, bem... por "fazer" me referi a fazer o router ficar mais próximo com o cabo maior. Então, "fazer chegar onde precisa" na verdade.

Mas, é claro que dá pra fazer um router também. Uma opção seria pegar um PC com pelo menos 2 portas de rede (adicionar placa se for o caso), e formatar ele com Pfsense https://www.pfsense.org/download/ . È o que eu uso aqui em casa e o Wifi só cuida de rede wireless. DNS/DHCP/FIrewall fica a cargo do roteador.

O Pfsense pode também ser um AP wireless, mas ele é muito ruim e limitado para isso e não recomendo.

Postado
38 minutos atrás, W46n3r disse:

Mas, é claro que dá pra fazer um router também. Uma opção seria pegar um PC com pelo menos 2 portas de rede (adicionar placa se for o caso), e formatar ele com Pfsense https://www.pfsense.org/download/ . È o que eu uso aqui em casa e o Wifi só cuida de rede wireless. DNS/DHCP/FIrewall fica a cargo do roteador

Qualquer computador com qualquer sistema operacional e mais de um adaptador de rede vai ter que ter alguma função de roteamento. Pfsense não é uma necessidade. É só uma opção.

E não precisa ser uma "placa de rede" no sentido físico. Pode ser um adaptador USB ou uma placa virtual tipo Hamachi ou OpenVPN ou mesmo um cabo USB ligado a um celular provendo a conexão com a internet.

Qualquer versão de Windows desde o Windows 98 faz isso. Qualquer versão de Linux. Pode usar claro PfSense ou RouterOS da MikroTik ou algo assim, mas nem precisa.

Se seu roteador tem portas LAN livres o mais simples é claro puxar outros cabos.

Quanto a "cabos maiores" : para as redes comuns de 100mbits ou 1000mbits usando cabos Cat5e pode ir até 100m de distância. Até um pouco mais se não tiver muita interferência (de outros cabos ou motores ou transformadores) no caminho. 

Postado

@arfneto @W46n3r

Então, comprei um cabo de rede de 15 metros e fiz toda passagem dele até meu pc, funcoionou, está conectado a rede, porém, vira e mexe a internet tem micro caídas, fica sem conexão e volta em uns 6 segundos, isso constantemente, pode ser o cabo? comprei o cabo lacrado ontem. O wifi permanece conectado

vocês me recomendariam algum cabo? gastei 39 reais nesse de 15m

Postado

Então... eu faria o meu próprio cabo, com cabo cat5e e conectores furukawa. Acho que o valor não ia ficar muito diferente no final das contas.

Isso de perder conexão, pode ser conectores, o cabo ou alguma interferência forte no caminho. Já vi acontecer, mas em ambientes industriais com cabos de 60m... então é meio estranho. Aqui em casa tenho cabos de 40m (indo e voltando dentro do forro) passando próximo e por cima de conduítes de energia elétrica, e não tenho esse tipo de problema. Superdimensionei para cabos Cat6, mas acho que nem precisava.

Se a intenção é comprar pronto, poderia ver quanto ficaria um cabo Cat6. É mais caro, mas supostamente vai ser melhor construido... e mais resistente a interferências.

Postado

@lucmotta Passou o cabo com terminal e tudo? 

1 hora atrás, lucmotta disse:

Então, comprei um cabo de rede de 15 metros e fiz toda passagem dele até meu pc, funcoionou, está conectado a rede, porém, vira e mexe a internet tem micro caídas, fica sem conexão e volta em uns 6 segundos, isso constantemente, pode ser o cabo? comprei o cabo lacrado ontem. O wifi permanece conectado

vocês me recomendariam algum cabo? gastei 39 reais nesse de 15m

Não deve ter nada a ver com o cabo. Um problema no cabo e que leva a uma conexão intermitente aconteceria ao mover o cabo. É bem comum quando são feitos em casa e os terminais não estão bem fixados. Mas não volta sózinho...

Como identifica que a conexão parou? Nesse intervalo poderia ser durante a renovação de endereço via DHCP mas afetaria também o wi-fi.  O que tem mais conectado ao roteador? É um roteador só? Tem outro cabo para testar com o pc perto lá do roteador?

Postado

@arfneto eu comprei somente o cabo de rede, sem terminais (nem sabia o que era isso até pesquisar)

conectei diretamente no modem, modem da claronet, aquele que é modem e roteador e fiz uma passagem externa mesmo, pelo rejunte da parede, atrás do sofa até chegar proximo ao computador.

eu tenho microquedas constantemente e pesquisando um pouco vi que o status da rede deveria ficar em 1gb e a minha ta ficando em 100mbps, ainda estou pensando se compro outro cabo pra testar, meu pc fica a uns 10m do modem.

image.thumb.png.8fbdf9bd49aca8d37a0acedba228be25.png

Postado

Quando disse que "comprou um cabo" pensei que ele já vinha pronto... hehehe.

Bem, nesse caso pode ser só mau contato mesmo. Há muitas maneiras de errar fazendo o próprio cabo, ainda mais quando não se tem pratica com o alicate, conectores, padrões de fios.

Por falar em padrão... seguiu algum né? Eu acabo sempre usando o EIA 568B.

O status pode estar em 100Mbps porque a porta do roteador/switch é 100Mbps. Hoje em dia é difícil achar computador com FastEthernet (o 100Mbps) mas roteador/switch ainda é muito comum.

Postado
agora, lucmotta disse:

@W46n3r comprei ele pronto já, crimpado, tudo certinho, não mexi nele em nada

Entendi agora. Não comprou os fêmeas então. É, a rigor não precisa.

Bem, então volta a não fazer muito sentido. Só se o sinal cabeado do modem for fraco demais... ou o cabo for muito ruim, porque 15m era para ser tranquilo.

• Membro VIP
Postado

O melhor é usar o cabo mesmo, para não ter problemas com limitações de velocidade, ainda mais que a distância é pequena.

A instabilidade pode ser por causa da má qualidade do cabo/conectores, tem muito cabo e conectores Cat5e, mas são cabos de alumínio com banho de cobre, eles são mais frágeis e o cobre se deteriora facilmente com o tempo. Um barato que sai caro.

Postado
1 hora atrás, lucmotta disse:

eu comprei somente o cabo de rede, sem terminais (nem sabia o que era isso até pesquisar)

45 minutos atrás, lucmotta disse:

comprei ele pronto já, crimpado, tudo certinho, não mexi nele em nada

Pois é: não dá pra ter as duas coisas.

Timage.png.1c4d8d2fd5340643b1c9f00330a75f40.pngerminais são aquelas coisinhas de plástico, os soquetes que usa pra conectar o cabo dos dois lados. Em muitos casos não dá pra comprar e usar o cabo assim. A gente passa o cabo por dentro dos dutos, como os de telefone e força. E DEPOIS coloca os terminais, um processo chamado crimp em inglês. Veja o nome no anúncio...

Compre ou peça pra alguém um cabo curtiho pra testar.  Pode cusar uns 5 reais ou você pode ter na gaveta aí. Vem cabos assim com o roteador por exemplo.

E leve o pc até ao lado do roteador e teste com o outro cabo. E consiga outro pc ou portátil para testar o cabo longo com ele também.

Em geral esses erros de conectividade são isolados assim, com mais paciência do que ciência, até achar o problema. O que mais tem na sua rede em termos de equipamento?

Postado

@arfneto então, já comprei crimpado, com os dois conectores, só os conectei no modem e no computador, ele entra a internet normalmente, tudo tranquilo mas vira e mexe fica caindo, mas o wifi continua conectado, só cai do computador e fica no maximo 10seg fora do ar e já reconecta.

meu modem é um cable modem da net modelo tc7337NET, ele é modem e roteador junto.

minha placa de rede é :  Realtek PCIe GbE Family Controller
...........................................................................................................

eu fiz um tutorial onde vi na internet pra alterar a parte de speed e duplex pra de acordo com a velocidade do status

image.png.7b5adf2bbe99286b5f2c5d6e47187392.png

no inicio eu fiquei uns 20min sem queda de internet, mas voltou e está tendo microquedas novamente, menos do que antes, mas ainda sim são umas quedas chatas

Postado
16 minutos atrás, lucmotta disse:

eu fiz um tutorial onde vi na internet pra alterar a parte de speed e duplex pra de acordo com a velocidade do status

Não há razão para mexer nessas coisas. Imagino que escrevam cosias assim porque o cara se sente mais atuante mudando algo num lugar onde diz "configuração avançada" e tal. 

Mas isso existe mais para o contrário: quando a gente precisa --- e sabe que precisa --- configurar uma velocidade menor, ou desligar full duplex, ou mudar algo nas opções de economia de energia que o sistema iria configurar automaticamente. 

Seria muito ingênuo da parte de quem escrever os drivers no roteador ou na placa de rede negociar uma velocidade inferior à maior possível, ou adotar uma conexào que não ofereça a melhor opção identificada como possível no momento da conexão.

Não é porque o usuário vai lá e fixa 1GB full duplex porque a porta do roteador é capaz disso que o sistema vai aceitar.

Você não tem outro computador nem outro cabo? Não respondeu a nada do que eu perguntei. 

Postado

@arfneto note do meu irmão, ele chega amanhã ai vou testar, outro cabo não tenho porque o anterior a esse estava danificado, acabei jogando fora. Vou fazer o teste amanhã e ver se resolve

Postado

@lucmotta É sempre bom ter um desses na gaveta. Um cabo pronto com 1 ou 1.5m custa uns 5 reais. E semore tem aqueles que vem com algum equipamento. Guarde algum.

Esses problemas de conectividade são um inferno. Seja metódico e não deixe passar nada. Como eu disse antes, mais paciência que ciência até encontrar o que está errado.

Postado

atualização : atualizei manualmente a placa de rede pro driver mais atual, desde ontem que não tenho nenhuma queda, vou esperar uns 3 dias e ver se estabilizou mesmo, fico grato pela ajuda de todos vocês, daqui 3 dias volto pra atualizar vocês novamente (aparentemente era problema no driver mesmo)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...