Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá queridos amigos! Estou numa encruzilhada de qual fonte escolher. Tenho uma RX 6700 XT, que no requisito mínimo do fabricante seria de uma fonte de 650W w o recomendável de 750W. Encontrei essas duas fontes com preços bem próximos, porém não consigo decidir tecnicamente qual será a melhor escolha. Seriam as: 

1. Fonte XPG Pylon, 750W, 80 Plus Bronze

2. Fonte Corsair CX650M, 650w, 80 Plus Bronze

Conheço a Corsair como uma boa marca, a XPG eu nunca tinha visto antes. Para mim eu acredito não importar se é modular, semi-modular ou não modular; mas uma questão de máxima eficiência. O que vocês me sugerem, entre as duas, como melhor escolha? Agradeço muito!

• Obrigado 1
Postado

Essas Corsair CXM e a XPY Pylon são consideras ambas modelos Low End, de acordo com esta lista que usamos como base -> clique aqui

Pra esse nível de placa de vídeo eu recomendo os modelos Core Reactor da XPG (650w,750w,850w) que são top de linha, uma das melhores fontes do mercado atualmente, junto com os modelos RM e RMx da Corsair, porém custam mais, visto que são modelos 80 plus gold, full modular e com garantia de 10 anos. Tanto que estão como Tier A - High End na lista que eu comentei acima.

Mas dessas opções citadas na sua pergunta, eu iria no modelo da XPG, ainda sim é uma boa fonte e daria conta.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, nosredna29 disse:

no requisito mínimo do fabricante seria de uma fonte de 650W w o recomendável de 750W

Isso é levando em consideração uma configuração completa já montada.

Dependendo da configuração total, que não foi nem citada, não será necessário os 750W.

E o amigo @_Gabriel V fez uma sugestão muito boa também, ao invés de gastar mais com fonte com Watts e selo 80+ baixo, porque não investir em uma fonte melhor com selo 80+ superior.

Uma ótima opção é pegar uma fonte 80+ Gold, que será muito superior do que pegar uma fonte de 750W 80+ Bronze.

• Curtir 1
Postado
Em 10/08/2022 às 11:33, donzmaker disse:

A CX650 tem alguns defeitos chatos, apesar de não ser ruim, não sei se melhorou na linha CX650M.

São séries distintas, com plataformas distintas.

Enquanto a CX 650W utiliza uma plataforma personalizada da Channel Well Technology (Zappa) e uma plataforma modificada da Great Wall Technology (GW-ATX-BL), ambas com topologia half-bridge + resonant converter no estágio primário, tem-se, na CX-M (2017) 650W, uma plataforma personalizada (Santana), com topologia two-switch forward, inferior em load regulation, line regulation e filtragem de ripple voltage, características essas que não muito aprimoradas na CX-M 650W (2021), que utiliza uma plataforma modificada da Channel Well Technology (CSB) que também passou a utilizar transistores de custo inferior e adotou uma topologia semi-synchronous rectification (parte dos retificadores são transistores e parte são diodos), menos eficiente.

Em 10/08/2022 às 11:33, donzmaker disse:

Ainda assim acho que a Pylon é ligeiramente melhor. Ambas podem ser consideradas na mesma faixa de "performance" 

Exato, apesar da PYLON também utilizar a plataforma CSB, seus componentes são melhor dimensionados, portanto o modelo apresenta um desempenho superior.

• Curtir 2
Postado
Em 11/08/2022 às 17:24, Phynsx disse:

São séries distintas, com plataformas distintas.

Enquanto a CX 650W utiliza uma plataforma personalizada da Channel Well Technology (Zappa) e uma plataforma modificada da Great Wall Technology (GW-ATX-BL), ambas com topologia half-bridge + resonant converter no estágio primário, tem-se, na CX-M (2017) 650W, uma plataforma personalizada (Santana), com topologia two-switch forward, inferior em load regulation, line regulation e filtragem de ripple voltage, características essas que não muito aprimoradas na CX-M 650W (2021), que utiliza uma plataforma modificada da Channel Well Technology (CSB) que também passou a utilizar transistores de custo inferior e adotou uma topologia semi-synchronous rectification (parte dos retificadores são transistores e parte são diodos), menos eficiente.

Exato, apesar da PYLON também utilizar a plataforma CSB, seus componentes são melhor dimensionados, portanto o modelo apresenta um desempenho superior.

Bem interessante a explicação, obrigado!

A linha CXM sempre está (pelo menos até hoje) mais cara que a Pylon. Nas configurações 450W e 550W acredito que as mesmas observações suas são válidas, certo? No caso a Pylon seria mais indicada do que uma CX-M450 ou uma CX-M550 (2021) correto?

Eu achei interessante já ter no Brasil a linha que parece ser 2021 CX-M450W, porém pelo preço não sei se vale a pena indicar e eu não lembro de ter visto ou lido testes da CXM450 ou CX550M

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, donzmaker disse:

Bem interessante a explicação, obrigado!

A linha CXM sempre está (pelo menos até hoje) mais cara que a Pylon. Nas configurações 450W e 550W acredito que as mesmas observações suas são válidas, certo? No caso a Pylon seria mais indicada do que uma CX-M450 ou uma CX-M550 (2021) correto?

Eu achei interessante já ter no Brasil a linha que parece ser 2021 CX-M450W, porém pelo preço não sei se vale a pena indicar e eu não lembro de ter visto ou lido testes da CXM450 ou CX550M

Correção: em relação ao que eu havia dito, lançaram essa revisão da CX-M neste ano, portanto seria adequada a denominação CX-M (2022) ou CX___M (2022).

Sim, isso são válidas, considerando que todos os modelos da série CX-M (2022) utilizam a mesma plataforma, com componentes com dimensionamento (em relação à potência) e qualidade semelhantes, assim como a PYLON.

Como a CX-M (2022) cumpre exigências menos rigorosas em relação à PYLON (que segue integralmente os requerimentos do Power Supply Design Guide 1.43), acaba economizando em determinados aspectos que a tornam inferior, apesar da mesma plataforma. Um desses aspectos é o bulk capacitor da CX-M, suficiente para um tempo de sustentação de 10ms com 100% de carga, enquanto o bulk capacitor da PYLON é suficiente para um tempo de sustentação de 16,67ms com 100% de carga, equivalente a um ciclo de corrente alternada (60Hz) e, conforme mencionei em outras ocasiões, um bulk capacitor com maior capacitância geralmente também possui menor equivalent series resistance, auxiliando na filtragem de ripple voltage, também suportando maior ripple current e permitindo ao modelo apresentar uma resposta melhor a transientes, por exemplo.

• Curtir 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...