Ir ao conteúdo

placa-mãe para processador Core i7 4790k

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, tenho umas peças aqui e quero montar um pc de trabalho e não gamer.
Minha placa-mãe de uns 6 anos pifou de acordo com um tecnico (Gigabyte Ga Z97 D3h)

Tenho aqui um processador i7 4790k, 2x4Gb de memória Ram 2333Mhtz e uma singela placa de vídeo Gforce gt250 e demais peças.

Que tenha XMP para selecionar os 2333Mhz de memória ou que reconheça sem precisar de XMP.

Queria uma placa-mãe bem baratinha, até uns 350 reais, É só um pc para trabalho porque que sei que uma Gt250 não roda praticamente nada atual.

Para jogos e outras coisas que exigem mais processamento tenho outro pc que montei com ajuda de vocês:
Gigabyte A520M DS3H  
Ryzen5 5600G com Placa de Vídeo integrada Radeon Vega7
Kingston Fury Renegate, 2x8GB, 3600Mhz.

SSD M.2 NVMe XPG S41 TUF 1Tb - 3500/2400

Grato

Postado

Boa sorte encontrando uma placa LGA 1150 de boa qualidade por R$350, amigo. Nesse preço (ou até mais) você só vai achar H81 genérica nas lojas, e muito dificilmente elas darão suporte a XMP ou overclock manual de RAM acima de 1600MHz.

Postado
1 minuto atrás, jcm0867 disse:

vejo algumas 1151, 1155.daria para o I7 4790k? ou obrigatóriamente só 1150?

Não, cada macaco no seu galho. O seu processador tem 1150 pinos, não vai funcionar em soquetes com 1151 pinos ou 1155 pinos, fora que são soquetes de outras gerações. Até mesmo dentro do soquete LGA 1151 existem 4 gerações diferentes, e nem todos os processadores 1151 funcionam com todas as placas-mãe 1151.

Outra coisa que esqueci de te dizer sobre as placas H81 genéricas vendidas hoje, é que elas não vão funcionar bem com seu Core i7, pois são placas muito simples e seu processador vai força-las demais, a ponto do circuito VRM sobreaqucer e cortar o desempenho do processador.

Postado
2 horas atrás, jcm0867 disse:

Olá pessoal, tenho umas peças aqui e quero montar um pc de trabalho e não gamer.
Minha placa-mãe de uns 6 anos pifou de acordo com um tecnico (Gigabyte Ga Z97 D3h)

Tenho aqui um processador i7 4790k, 2x4Gb de memória RAM 2333Mhtz e uma singela placa de vídeo Gforce gt250 e demais peças.

Que tenha XMP para selecionar os 2333Mhz de memória ou que reconheça sem precisar de XMP.

Queria uma placa-mãe bem baratinha, até uns 350 reais, É só um pc para trabalho porque que sei que uma Gt250 não roda praticamente nada atual.

Para jogos e outras coisas que exigem mais processamento tenho outro pc que montei com ajuda de vocês:
Gigabyte A520M DS3H  
Ryzen5 5600G com Placa de Vídeo integrada Radeon Vega7
Kingston Fury Renegate, 2x8GB, 3600Mhz.

SSD M.2 NVMe XPG S41 TUF 1Tb - 3500/2400

Grato

Um HD de 1TB ou um SSD de maior capacidade pode se fazer necessário, principalmente se você trabalha armazenando muitos arquivos. Lembrando que, para armazenamento de arquivos massivos, o mais aconselhável é o HD.

Quanto à Vega 7, apesar de ser uma GPU integrada, ela consegue fazer frente a algumas placas dedicadas de entrada, como as NVIDIA da série MX. A proposta das Vega é serem placas integradas com o desempenho de uma GPU dedicada de entrada.

Postado

tenho um SSD de 250Gb e um HD de 500Gb para placa-mãe

pensei nessa placa-mãe H81 K - 1150 DDR3 com SLOT M.2. só que não taicon que nunca vi.

No meu outro PC eu tenho um M.2 XPG. inicia o win 11 em 12 segusdos

Postado

@jcm0867 essa placa-mãe ai vai fritar com seu Core i7, literalmente. Olha o VRM dela, 2 fases para o processador e 1 fase para o vídeo integrado, simples demais.

Não é o SSD ser M.2 que acelara a inicialização do Windows, isso depende mais das especificações interna do SSD. Um bom SSD SATA pode ser até mais rápido que um M.2 barato.

Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@jcm0867 essa placa-mãe ai vai fritar com seu Core i7, literalmente. Olha o VRM dela, 2 fases para o processador e 1 fase para o vídeo integrado, simples demais.

Não é o SSD ser M.2 que acelara a inicialização do Windows, isso depende mais das especificações interna do SSD. Um bom SSD SATA pode ser até mais rápido que um M.2 barato.

Bom, no outro pc, tenho um SSD M.2 NVMe XPG S41 TUF 1Tb - 3500/2400, custou um valor bem salgado. Vi alguns videos sobre ele e achi interessante

O jeito é colocar uma placa-mãe mais adequada. Qual indica com um bom valor? O suficiente sem xurumelas, nem faço questão de M2. Não quero gastar muito com este pc, já que será só PC de emergência caso acontecer algo com meu Ryzen

Postado

@jcm0867 o S41 TUF é um bom SSD e ainda tem DRAM cache, só quis dizer que nem todos os SSDs M.2 vão ser tão rápidos.

Para encontrar uma boa opção, você vai precisar procurar pelo menos uma com chipset B85 ou chipset H97 usada, dar preferência para as marcas ASUS, Gigabyte e MSI. Dar preferência também para modelos com dissipador no VRM, que seria essa peça de alumínio que destaquei em amarelo:

Hd81e0603508248f5ae046777ef307a0eZ.jpg.e7800789f91fc8d4a7fc55b42821cb33.jpg

Postado

beleza, vou dar olhada nesses modelos que sugeriu

Será que é seguro comprar usada?

Essa da imagem tem por R$245,00 na aliexpress. Usada

Postado

@jcm0867 eu falei usada mas pra você procurar ai perto de você, assim você pode ver o estado da placa e se der qualquer problema você já resolve com quem te vendeu. Comprar placa-mãe da China é um pouco arriscado, a chance de taxação é maior do que de outros itens menores, e algum problema no transporte pode acabar danificando a placa. Fora que se você compra uma placa que já vem problema, pra você mandar pra China de novo sai mais caro do que comprar outra, a menos que o anuncio ofereça devolução grátis (no caso você mandaria de volta para algum deposito aqui no Brasil).

Postado

A melhor coisa a fazer é anunciar este  i7 4790k, do que tentar "ressuscitar" o PC.

No ML pedem 800,00 por um, no Aliexpres é mais de 500,00 - o que significa que tem "incauto" disposto a pagar estes preços, parece que para muitos CPU Intel é igual vinho, quanto mais velho, melhor. 🙂 

Vendendo, com o valor poderá comprar pelo menos i3-10105F, uma placa-mãe como a MSI B560M-A PRO por 500,00 e terá o gasto extra com a memórias DDR-4, mas ficara com um micro mais atual, como mais vida útil.

O certo seria procurar uma ASUS, Gigabyte, MSI... Z97 usada, placas que terão a construção condizente com o i7-4790k (como a sua "falecida"), mas mesmo no AliExpress estas placas usadas  tem preço na casa dos 400,00 - se for taxado vai pagar no mínimo mais 180-200 (podendo ser mais), além de poder chegar e não funcionar.

Em todo caso a  Pichau lista a  ASUS Z97-K LGA 1150 como disponível, por ... R$ 750,00.

Postado

Para concluir
QUal a diferença entre Gigabyte GA-B85M-DS3H e GA-B85M-D3H

GA-B85M-D3H parece melhor em vários aspectos como dissipador nas VRM e mais slots de expansão, é isso?
Seria uma boa placa?

Postado

Usadas a D3H é levemente mais cara que a DS3H

Por enquanto irei de  D3H, vou arriscar comprar usada em torno de 300. Nunca comprei nada usado, só automóvel...rs
Usado só achei na Aliexpress e shopee. Mas shopee é campeã de produtos falcificados ou de segunda linha.
Nova não achei, mas se tiver deve ser bem cara.

Valeu

Postado

Compre no Aliexpress, siga as regras para comprar no Mercado Livre, não procure apenas o menor preço, mas em primeiro lugar o vendedor que pareça mais confiável, se tem reputação próxima de 100%, se tem muitos seguidores.

E reserve ~200,00 para uma eventual taxação básica, que é quando a Receita arbitra o valor de 55 dólares para o produto, assim o II (60%) da uns 180,00 + a taxa de 15,00 do Correios. Se for de estado que cobra ICMS como MG, PR... este valor aumenta em ~50%. E da mesma forma que pode chegar sem taxação pode ser taxado por valor maior.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!