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Boa tarde amigos...

 

Sou novo por aqui, então se a pergunta estiver na categoria errada, me perdoem.

A questão é o seguinte. Tenho um carro que foi colocado ar condicionado (não é original de fábrica). Até agora o ar é acionado com um botão normal que aciona um relê e este aciona o ar.

Recentemente consegui o comando do ar original do carro e quero ligar o ar condicionado no botão do ar original.

Quando aciono o botão do ar condicionado original do carro o placa eletrônica fornece no fio de saida para o ar uma tensão de 10V, aproximadamente. Como o relê que existe hoje precisa de 12V para ser acionado, essa ligação direta não funciona.

A pergunta é, existe algum componente eletrônico que eu possa colocar entre a saída do ar original e o relê para aumentar a tensão de 10V para 12V e assim acionar o ar condicionado?

Ou existe uma outra solução mais simples para isso?

Obrigado pela ajuda.

Postado
17 minutos atrás, nstolberg disse:

A pergunta é, existe algum componente eletrônico que eu possa colocar entre a saída do ar original e o relê para aumentar a tensão de 10V para 12V e assim acionar o ar condicionado?

Existe. No mercado de eletrônicos tem módulos destinados a isso. 

17 minutos atrás, nstolberg disse:

Ou existe uma outra solução mais simples para isso?

Parece que tem alguma coisa errada com essa instalação. 

Deveria fornecer 12V mesmo e não 10. 

Com o carro ligado também fornece 10V?

  • Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Renato.88 disse:

Existe. No mercado de eletrônicos tem módulos destinados a isso. 

Parece que tem alguma coisa errada com essa instalação. 

Deveria fornecer 12V mesmo e não 10. 

Com o carro ligado também fornece 10V?

Obrigado pela resposta Renato.

Sim, com o carro ligado, quando aciono o botão original do ar, a placa envia 10V.

Pelo que pesquisei, quando o ar é original de fábrica, neste modelo, a placa envia uma tensão de 10V para a central eletrônica do carro e é ela quem envia os 12V para que o ar ligue.

Como no meu caso, o ar é adaptado, seu seja, não é original, então.. nada passa na central, vai tudo direto para o relê e ele aciona o compressor.

Você saberia me dizer qual o nome exatamente deste módulo para que eu possa pesquisar?

Desde já, agradeço.

Postado
1 hora atrás, nstolberg disse:

Você saberia me dizer qual o nome exatamente deste módulo para que eu possa pesquisar?

A ideia de aumentar a tensão pode não funcionar. Dependendo do seu conjunto de botões, esses 10V que saem pode ser somente um sinal. 

Dessa forma não haverá corrente pra acionar um módulo de 10 para 12V e acionar seu relé. 

 

A solução mais adequada seria um módulo relé, igual ao do anúncio abaixo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2724961895-modulo-rele-1-canais-12v10a-foto-acoplado-_JM

O relé ali também é 12V, mas tem um 3º fio pra você colocar os 10V do botão novo e fazer o acionamento. 

 

E uma outra alternativa é você mesmo construir o circuito, aproveitando o relé que você já tem, pra montar corretamente precisa de um conhecimento na área de eletrônica:

images?q=tbn:ANd9GcQ7sPhH8DY5rWOeoWeq1_K

D1 pode ser o 1N4007 

T1 pode ser um TIP122

R1 de 2,2kohm por 1/8W.

Os pinos 1 e 2 são a bobina do relé. 

Onde está escrito "Digital port" é a saída de 10V. 

GND é a carcaça do carro e 12V algum + da bateria que se tenha por lá. 

 

Postado
12 horas atrás, Renato.88 disse:

A ideia de aumentar a tensão pode não funcionar. Dependendo do seu conjunto de botões, esses 10V que saem pode ser somente um sinal. 

Dessa forma não haverá corrente pra acionar um módulo de 10 para 12V e acionar seu relé. 

 

A solução mais adequada seria um módulo relé, igual ao do anúncio abaixo:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2724961895-modulo-rele-1-canais-12v10a-foto-acoplado-_JM

O relé ali também é 12V, mas tem um 3º fio pra você colocar os 10V do botão novo e fazer o acionamento. 

 

E uma outra alternativa é você mesmo construir o circuito, aproveitando o relé que você já tem, pra montar corretamente precisa de um conhecimento na área de eletrônica:

images?q=tbn:ANd9GcQ7sPhH8DY5rWOeoWeq1_K

D1 pode ser o 1N4007 

T1 pode ser um TIP122

R1 de 2,2kohm por 1/8W.

Os pinos 1 e 2 são a bobina do relé. 

Onde está escrito "Digital port" é a saída de 10V. 

GND é a carcaça do carro e 12V algum + da bateria que se tenha por lá. 

 

Show Renato. Muito obrigado. Já deu uma luz no fim do túnel.

Valeu mesmo.

  • Curtir 1
Postado

O TIP122 satura em 2V, é darlington. Creio que um mosfet seja melhor, ainda mais que o autor não falou da corrente ou da resistência desse relé. Um darlington talvez aqueça. Mas o caminho é o mesmo e por não saber do consumo desse relé selecionei um mosfet parrudo que é fácil de encontrar, não é caro e vai trabalhar gelado, sem necessitar de dissipador.

Schematic_New Projec33_2022-08-18.png

Tem um cuidado que vai ter que tomar: tanto na minha sugestão quanto na do Renato estamos supondo que a bobina do relé seja isolada da carcaça mas em produtos automotivos é muito comum o negativo estar ligado na carcaça. Com um multímetro verifique se não há continuidade entre a carcaça do relé e um dos fios da bobina. Caso haja teremos que colocar um transistor acionando o positivo. Nos esquemas acima o positivo fica direto e o acionamento é pelo negativo.

Postado
14 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

corrente ou da resistência desse relé.

São relés automotivos, a corrente deles é menos de 100mA. Por isso que escolhi esse transistor, trabalha com folga e não aquece. 

  • Curtir 1

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