Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core 2 Duo E8400 esquentando de maneira anormal.


Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Oi, a pouco tempo fiz mudança de um processador Pentium Dual-core E5300 pra um Core 2 Duo E8400(um dos melhores pra placa 0p301d perde so pra 2 lançados mais tarde da mesma linha)
porém tenho tido problemas com o meu processador novo, ta muito complicado controlar a temperatura atual dele, pesquisei e aparentemente é normal que o core 2 duo funcione a 47° graus em idle mode com temperaturas de 50c° a 60°c operando normalmente... e de 60°C a 70°C em alguns jogos, porém qualquer estressezinho no processador faz ele chegar a 67°C a 72°C, so de abrir o Opera GX por exemplo ja é motivo dessa temperatura toda, tentei jogar lol e no meio da partida o pc apagou pois bateu 74°C(maximo do processador) e o pc desligou automaticamente.

 

ta algumas infos:

 

Meu pc é um vostro 220s o Gabinete é SLIM, mas apesar disso a temperatura dele aguentava o CPU antigo numa boa.(era um pentium dual-core e5300) eu troquei porque eu jogo lol e o jogo ficou tão pesado nos últimos anos que o jogo não tava abrindo a pagina de runas.
a pasta térmica é a que veio com o processador novo ela parece ser uma pasta cinza, mas parece ser baseada em Silicone, é essa a foto dela:

De-HUTIXI-macio-pak-t-rmica-CPU-composto-de-silicone-CPU-pasta-t-rmica-pasta-t.jpg_Q90.jpg.bfb769d71b5772a9de87a264eff9992a.jpg

eu troquei de Processador, mas não troquei de Cooler + Dissipador to pensando seriamente nisso.

a temperatura do PC em Idle mode é a mesma na BIOS(47°C)

 

ta o problema e que eu não sei se eu deveria trocar de pasta termica ja que não confio nessa que veio com o processador ou se eu troco de cooler ou se o problema e o gabinete.

esse processador não é o ideal para jogos isso eu to ligado, mas vi uns testes dele e ele sempre parecia estar com a temperatura OK, nos jogos.

 

eu não acho que seja defeito no processador, pois comprei 3 processadores diferentes da mesma empresa pro mesmo socket 775 e revendi 2, e nenhum dos outros dois colega voltaram para reclamar, na vdd meu amigo disse que desde que foi instalar o processador ainda não deu problema e o pc dele ja ficou ligado por 2 dias seguidos.

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zMiracleEYE2 Vi aqui e esse processador tem um TDP de 75W, enquanto o que usava antes, 65W.

 

Esse acaba gerando mais calor então se o antigo processador estava chegando a uma temperatura perto do limite, esse acaba excedendo. 

 

Essa marca de pasta térmica parece ser a empresa que fabrica também a GD900, sinceramente não conheço, mas já cheguei a usar em componentes que não geram tanto calor como em videogames antigos e acaba dando conta... mas eu recomendaria uma pasta melhor para um processador de TDP 75W, e ainda não tenho certeza se equivale a GD900. 

 

Acredito que o melhor caminho é você comprar um cooler pra essa especificação e uma pasta térmica com maior condutividade térmica, tem uma empresa brasileira que é a Rise Mode que possui boas avaliações em suas pastas térmicas, no caso acredito serem OEM e colocam sua marca no produto final. Dá uma olhada na Rise Silver Cold, diz ter 7,5 W/mK.

 

Também vi coolers dessa empresa que tem preços interessantes, vale a pena você dar uma olhada. Tem o Rise Mode Z2 que pro seu processador seria bom.

 

Seria ótimo você fazer o upgrade, pois acredito que mesmo que compre uma pasta melhor e refaça a montagem do cooler ainda vai ficar no limite ou continuar desligando.

 

Boa sorte. 👍

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/08/2022 às 22:58, MauricioBMS disse:

@zMiracleEYE2 Vi aqui e esse processador tem um TDP de 75W, enquanto o que usava antes, 65W.

 

Esse acaba gerando mais calor então se o antigo processador estava chegando a uma temperatura perto do limite, esse acaba excedendo. 

 

Essa marca de pasta térmica parece ser a empresa que fabrica também a GD900, sinceramente não conheço, mas já cheguei a usar em componentes que não geram tanto calor como em videogames antigos e acaba dando conta... mas eu recomendaria uma pasta melhor para um processador de TDP 75W, e ainda não tenho certeza se equivale a GD900. 

 

Acredito que o melhor caminho é você comprar um cooler pra essa especificação e uma pasta térmica com maior condutividade térmica, tem uma empresa brasileira que é a Rise Mode que possui boas avaliações em suas pastas térmicas, no caso acredito serem OEM e colocam sua marca no produto final. Dá uma olhada na Rise Silver Cold, diz ter 7,5 W/mK.

 

Também vi coolers dessa empresa que tem preços interessantes, vale a pena você dar uma olhada. Tem o Rise Mode Z2 que pro seu processador seria bom.

 

Seria ótimo você fazer o upgrade, pois acredito que mesmo que compre uma pasta melhor e refaça a montagem do cooler ainda vai ficar no limite ou continuar desligando.

 

Boa sorte. 👍

Olá amigo obrigado pela resposta e desculpa o tempo de perguntar, desculpa eu sou leigo e não consegui entender.

 

Devo comprar pasta termica 7,5w ou um Cooler para 75w???

 

É no caso cooler você se refere a ventoinha + dissipador ou só a ventoinha ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@zMiracleEYE2 No seu caso, acredito que deva fazer a troca do seu cooler para um que tenha maior capacidade de condução térmica. Acredito que somente a troca da pasta térmica não trará muito benefício.

 

Cooler seria a estrutura de dissipação que fica em cima da CPU, na maior parte de cobre ou alumínio. Geralmente todos os coolers de processadores para PC no mercado atual já acompanha a ventoinha, é imprescindível usar para você ter um resfriamento ativo.

 

Esse Rise Mode Z2 que te recomendei, na minha opinião daria conta do processador e não teria problemas. Sobre a pasta, se ainda sobrou dessa que usou recentemente, pode usar no novo cooler... mas não sei dizer se ela é boa ou não.

 

Ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!