Ir ao conteúdo

VisualG Fonte do texto do programa não reconhece caracteres especiais.

Ir à solução Resolvido por kgin,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou estudando um pouco de portugol e visualg, e baixei o compilador do visualg, porém quando eu abro-o, a fonte do texto do programa é toda "distorcida", não reconhecendo acentos ou caracteres especiais. Vou colocar um exemplo abaixo:

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

image.png.430123f75648e75084e77757f566b06a.png

Alguém poderia me ajudar a como resolver esse problema? Falei com alguns amigos meus e pesquisei tutoriais de instalação pra ver se errei algo, e nada até agora. Já tentei trocar a fonte do texto, aumentar, diminuir, trocar as cores, abrir como administrador, porém não resolveu.

Grato.

Postado
20 horas atrás, Ricardov disse:

Baixou de onde esse VisualG?

Baixei pelo sourceforge

15 horas atrás, Simon Viegas disse:

Repositório:
https://sourceforge.net/projects/visualg30/files/

Para a 3.0.6.5 (melhor versão), baixar a versão VISUALG3_REV60.rar.

Link direto: https://sourceforge.net/projects/visualg30/files/VISUALG3_REV60.rar/download

Ainda da o mesmo problema, eu tenho que colocar algum diretório? desativei alguma coisa do Windows? não sei.

• Curtir 1
Postado

@Nefitos Isso é um problema do idioma de exibição, acontecia muito isso comigo quando eu usava o windows e japonês ou mandarim.

Siga essas instruções e tente configurar o sistema para português.

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/gerenciar-as-configurações-de-idioma-de-entrada-e-exibição-no-windows-12a10cb4-8626-9b77-0ccb-5013e0c7c7a2#WindowsVersion=Windows_10

Se não funcionar significa que tem algum programa modificando o registro do windows, e a única solução seria descobrir qual é o programa e desativar.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, kgin disse:

@Nefitos Isso é um problema do idioma de exibição, acontecia muito isso comigo quando eu usava o windows e japonês ou mandarim.

Siga essas instruções e tente configurar o sistema para português.

https://support.microsoft.com/pt-br/windows/gerenciar-as-configurações-de-idioma-de-entrada-e-exibição-no-windows-12a10cb4-8626-9b77-0ccb-5013e0c7c7a2#WindowsVersion=Windows_10

Se não funcionar significa que tem algum programa modificando o registro do windows, e a única solução seria descobrir qual é o programa e desativar.

@kginOi, eu tentei fazer essas soluções, trocar o idioma, ver se tinha alguma coisa errada, trocar o teclado também, pois eu tinha o ABNT  e o ABNT2, mas ainda continua da mesma forma. Isso só acontece com esse programa, até os arquivos de texto dentro da pasta vieram com essa falha também, mas se eu tento consertar os arquivos de texto o bloco de notas reconhece os caracteres especais e eu consigo "ajeitar", mas dentro do programa não reconhece nada. Como eu posso saber se os registros estão modificados? tem algum registro que possa ajudar ou mudar isso?

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Nefitos disse:

Como eu posso saber se os registros estão modificados? tem algum registro que possa ajudar ou mudar isso?

Eu acho que a chave de registro é essa aqui

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\Nls\Language\Default

Ela deve estar com o valor entre 0407 a 0409

chave_registro.thumb.png.3c02be987023b9d2e719e4845c3014f3.png

Já faz uns 15 anos que não uso o windows, então eu sugiro você abrir outro tópico na seção de sistemas operacionais.

e não vai sair mudando o registro do windows de qualquer maneira, tem o risco de estragar o sistema operacional.

Como você pode ver com a encodagem (essa palavra existe?) correta o programa fica normal, mas com a errada

mmm.thumb.png.117b6d5ff6b8db03b272d1c40416e0df.png

• Curtir 1
Postado

@kgin Olá, 

Obrigado pela ajuda que você me deu, apesar que o programa ainda está meio "bugado" resolveu umas partes dele. Quando eu vou em alterar a fonte do texto, na exibição, ela aparece correta sem nenhum erro, mas no programa mesmo ela fica assim sem reconhecer, vou seguir sua sugestão e abrir outro tópico sobre isso em sistema operacional, obrigado!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!