Ir ao conteúdo

Instalar fan 2 pinos na placa-mãe

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

eai glr, eu quero instalar esse cooler no chipset da minha placa-mãe mas ela é 2 pinos e a sysfan da minha placa-mãe é de 3 pinos. tem algum jeito de ligar esse cooler nem que seja com uma gambiarra? 

Screenshot_2022-08-29-06-25-27-232_com.google.android.apps.photos.jpg

IMG_20220829_060448.jpg

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@Filipe Tai Bom dia

Sua placa-mãe é essa Biostar G41D3C, cara acho desnecessário a instalação desse cooler no chipset da placa-mãe.

Agora se realmente queira por primeiro de tudo passe um pincel para limpar o mesmo, agora com auxilio de um pequena chave philips remova o cooler do dissipador e verifique se esse cooler é alimentado com 5 volts ou 12 volts.

Se o cooler for de 12 volts da para ligar no sysfan da placa-mãe, repare na foto abaixo que cada pino tem sua função.

1º Pino GND ou Negativo

2º Pino 12 Volts

3º Pino Sensor (medidor de rotação do cooler)

c-fan-3-pinos-jpg.87425

No seu caso você vai ter que conectar esse o cooler apenas no GND (fio preto) e 12 volts (fio vermelho).

Mais reparei que vendo a foto que você mandou, o GND está invertido com o 12 volts, então nesse caso será necessário inverter o fio vermelho com o preto.

Para desmontar esse conector é bem simples só usar um chave de fente bem pequena ou até mesmo um chips ou uma agulha.

Agora se o cooler for 5 volts você terá que ligar diretamente na fonte do PC usando os fio preto e vermelho do mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!