Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

EasyCap: diferença entre modelos e conclusões


Posts recomendados

Prefácio

Depois de ler vários lugares falando sobre EasyCap, e alguns inclusive com informações equivocadas (por vezes grotescas), decidi fazer este artigo. Tentarei abordar tudo o que conseguir


Introdução

Eis que um videogame antigo, um videocassete, ou mesmo um hardware antigo decide funcionar, depois de anos parado, e você decide descobrir se ainda sai vídeo e áudio deles. Ao chegar numa loja online, a primeira opção que lhe aparece é uma AverMedia, ou uma Blackmagic, e a segunda é uma tal de EasyCap. Como a primeira opção é um exagero, e a outra parece infinitamente mais amigável e acessível, você decide comprar a EasyCap. Com 50 reais você recebeu em sua casa uma embalagem bem anos 2000 de um produto que promete "facilidade e alta qualidade". Será?


Não dá o que promete.

Perdoe-me, mas não. Em 90% dos casos você acaba conseguindo uma placa que vale o valor de custo. Se não for isso, ela tem algum defeito irritante. Mas então e os outros 10%? Porque eles conseguiram uma boa placa?


Qual a diferença entre Bombril e EasyCap?

Enquanto uma é palha de aço, a outra é placa de captura. Mas muda a marca! Mas é EasyCap e Bombril. Mas não é original! Mas é Bombril e EasyCap, aliás, não existe mais original de nenhum dos dois, porque a fórmula original se perdeu. onde eu quero chegar? EasyCap é mais um dos produtos que se vende igual a qualquer outro, mas tem um mínimo de diferença que não muda (não deveria mudar, pelo menos) o uso. Ao comprar uma EasyCap, você estará comprando uma placa de captura qualquer. Não importa se é da marca China 1 ou China 2, as duas dizem que é EasyCap, e o vendedor acha que o produto tem qualidade, por mais que os dois produtos sejam diferentes por dentro, e ruins do mesmo jeito.


Resumindo: a diferença é óbvia, mas o sistema de produção e venda é o mesmo. Cada um faz como quiser e vende com o nome e a aparência de EasyCap.


Os 10% anteriores à esse subtítulo só conseguiram uma placa boa por sorte. Ninguém é dono da patente da EasyCap, então se o fabricante da EasyCap dos 10% for boa, o produto logicamente será bom, mas não é a regra.


Aprofundando...

As EasyCaps são placas genéricas para abrigar um chip que não importa pro fabricante se é bom, ruim, mediano, bom, perfeito, o melhor. Tanto que existem hoje 5 tipos de EasyCaps, onde todos tem subtipos, 2 não vendem mais, e dos outros 3, a esmagadora maioria das EasyCaps são de apenas um dos tipos. 


Mas qual seria a melhor? Hoje em dia das que se compram novas, nenhuma. As EasyCaps hoje em dia estão quase todas com um chip UVC, ao qual explico agora o que é.

 

Chips de Easycap

Existem 5 tipos de chip que funcionam em EasyCap. São eles: Syntek STK1160, Empia 28XX, Somagic, Fushicai UTV007, e finalmente, MacroSilicon UVC. Sublinhei os nomes que normalmente esses chips são chamados.

 

Os chips Somagic, Empia e UTV007 não são mais produzidos em EasyCaps. Não achei nenhuma EasyCap recentemente com o chip Somagic ou Empia, e as que vendem UTV007 fazem uma gambiarra para ele funcionar com o chip UVC, logo o chip conectado ao computador é o UVC. Já o chip STK1160 é vendido ainda, mas com alguns detalhes que falarei mais à frente.

 

Empia

O chip da Empia é bom, mas não é mais vendido em EasyCaps. Ouvi boatos de que o chip da Empia, inclusive, está em outras placas de captura muito mais caras.

O chip aceita trocar os sistemas de cores entre PAL (provavelmente Europeu), NTSC. Envia sinal entrelaçado.

 

Somagic

Tenho minhas suspeitas de que esse era o chip da "EasyCap original". Apenas especulações, fato é que este chip aceita trocar o sistema de cores também. Envia sinal entrelaçado.

 

UTV007

Também foi usado em uma placa de captura HDMI. Curiosamente ela faz a conversão HDMI -> AV -> vídeo digital. Adquiri uma dessas, e como as outras, ela também permite a seleção do sistema de cores, mas tem uma gama maior de sistemas de cor analógicos, como PAL-M, PAL-N e SECAM. Envia sinal entrelaçado.

 

STK1160

O único chip sério que ainda é vendido. Infelizmente hoje não tão sério, o decodificador de cores que é mais vendido por aí só funciona bem com fontes de vídeo boas.

Suporta PAL-M, PAL-N, NTSC, SECAM, 

 

UVC

O pior chip para captura de vídeo analógico. Detestável, apenas. Chip de câmera digital sendo usado para capturar sinal analógico. Detecta o sistema de cores quando quer (as vezes o chip só decodifica um sistema só e nem detecta.), quando o sistema de cor muda demais ou é instável ele para de detectar, não tem opção manual, envia sinal progressivo desentrelaçado por hardware (horrível para quem quer desentrelaçar do seu próprio jeito) e os controles de ajuste de vídeo não alteram em tempo real. Disfarçado normalmente de UTVF007 (atenção ao F).

 

Linux

Outra coisa, Linux não é o melhor sistema para se pensar em comprar placa de captura. Comprei 6 placas depois de pesquisar muito neste site, um lugar que documenta os drivers de placas de captura que funcionam ou não no Linux.

 

Concluindo

NÃO compre EasyCap. É perda de pouco dinheiro, mas podia ser talvez aquele dinheiro para comprar uma pizza, pagar um jantar fora, ou metade daquele periférico de captura de vídeo de melhor qualidade, para pagar o resto no outro mês. Enfim. Procure outra placa de marca mesmo.

EDIÇÃO: seguirei escrevendo quando puder continuar o post.

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!