Ir ao conteúdo

Processador i7 3770 esquentou demais e placa-mãe não reconhece RAM

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Senhores, busco o conhecimento dos senhores para ver o que pode ser feito nesse caso

Tenho um Core i5 3470 e decidi comprar um i7 3770, fiz a troca do processador e simplesmente quando fui ligar, não estava dando vídeo... resetei a BIOS, tirei uma das memórias e voltou a funcionar, porém... o i7 liga fica alguns minutos funcionando e desliga sozinho, quando fui trocar pro i5, ele estava muito quente, mas muito quente mesmo, e não foi falta de pasta térmica. Agora fiz a troca para o i5 de novo e não está reconhecendo um dos pentes de memória... já limpei o pente, o slot, fiz o sfc /scannow no windows e simplesmente não funciona um dos pentes de memória.

1 - A primeira pergunta que faço é, o que pode ter ocasionado o i7 a esquentar tanto? acreditam que a fonte que eu tenho não seja suficiente pra ele? Fonte ATX 500W 80 Plus. A placa-mãe não acredito que seja, pois a ASRock H61M-HG4 no manual informa que suporta a 2ª e 3ª geração do i3 i5 e i7

2 - porque um dos pentes de memória não está mais funcionando? e como posso corrigir isso?

Agradeço a informação dos senhores

Postado
Citação

...o i7 liga fica alguns minutos funcionando e desliga sozinho, quando fui trocar pro i5, ele estava muito quente, mas muito quente mesmo, e não foi falta de pasta térmica.

"Não cheira nada bem", o porque do i7 esquentar muito pode ser porque esteja em curto internamente. 

O curto no CPU danificou parte do circuito da placa-mãe, que agora não reconhece um pente de memória - supondo que você já testou os dois pentes no slot que funciona, para eliminar problema num dos pentes de memória.

O MW teve um caso parecido, testando um processador 3600 do M.Livre, supostamente danificou uma placa-mãe A320, que ele diz ter ficado "single channel":

• Curtir 2
Postado

@Edvaldo J. Frederico  Acredito que sim, chegou a funcionar com o I7, porém como eu falei, esquentou demais e desligou. Mas a placa já vem com a informação que de fábrica já aceita a 2ª e 3ª geração. Detalhe que o meu i5 é de 3ª geração, então acredito que o problema não estava na BIOS

@1lokos Cheguei a testar o slot, e não é o slot,o pente que está funcionando, testei ele nos dois slots e os dois está funcionando, agora um dos pentes não está... acredita que esse curto pode ter danificado o pente? se sim, qual o motivo do curto?

• Curtir 1
Postado

Meno male, antes um pente de memória do que a placa-mãe danificada.

Como comprou o l7 usado, esta visualmente em bom estado, não tem nada nos contatos?

• Curtir 1
Postado

@1lokos Vendido por uma grande empresa de informática conhecida no Brasil...

Gostaria de saber se o pente de memória tem conserto ou se compensaria consertar, pois não quero comprar um pente novo, se compensar consertar

A pergunta é, nesses casos, tem conserto um pente de memória?

• Curtir 1
Postado

Conserto? Definitivamente não. E não quer dizer que tenha sido curto-circuito, mas pode ser superaquecimento mesmo. Apesar de você afirma que a pasta térmica estava corretamente aplicada, é possível que o cooler não estivesse totalmente encaixado. Sugiro testar de novo o i7, mas como gabinete aberto e sentindo a temperatura.

• Membro VIP
Postado

@Lord_Syrax Boa tarde.

Seja processador ou GPU possuem mecanismos de proteção contra super aquecimento.

Se o Processador chegar em uma determinada temperatura, sua primeira defesa é reduzir o clock do processador para tentar reduzir a temperatura.

Reduzir o clock não resolveu então ele vai desligar, e esse recurso não é recente, se não me engano deve ter no mínimo uns 15 anos.

Citação

O meu processador pode ser danificado pelo superaquecimento?

É pouco provável que um processador se danifique com o superaquecimento devido às salvaguardas operacionais instaladas. Os processadores têm dois modos de proteção térmica: a desaceleração térmica e o desligamento automático. Quando um núcleo exceder a temperatura limite definida, ele reduzirá a potência para manter um nível de temperatura seguro. A temperatura de desaceleração térmica pode variar dependendo do processador e das configurações do BIOS. Se o processador não for capaz de manter uma temperatura de operação segura através de ações de limitação, ele desligará automaticamente para evitar danos permanentes. 

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/articles/000005597/processors.html

Na época dos AMD Duron, Intel Pentium II e III que não existia isso, pode ver no vídeo.

Tanto processador AMD como Intel que controla a memória, é o processador.

No soquete LGA aquele contato (pininho) da placa-mãe encostados no processador, a pressão que o processador exerce sobre a placa-mãe, não tem força nem para segurar uma folha de papel, então qualquer mau contato vai fazer com que a maquina não gere vídeo.

Compre limpa contato, remova o processador e passe um pouco no contato do processador e no slot da placa-mãe.

Pode ficar tranquilo que não estraga.

Monta tudo é ligue o PC, se ele der bip por falta de memória RAM, instale a memória que vai funcionar.

É claro para dar bip o speaker tem que estar conectado no lugar correto.

shopping?q=tbn:ANd9GcQd0yjoltbrtJfPHvMYX

Postado
Citação

Monta tudo é ligue o PC, se ele der bip por falta de memória RAM, instale a memória que vai funcionar.

@Edvaldo J. Frederico Esse é o complicado, ainda não tentei limpa contato, mas o que explicaria um dos pentes de memória não funcionar mais? Quando coloco o I7, ele superaquece o processador, mesmo colocando a pasta térmica corretamente, o pc liga, porém depois de alguns segundos, da tela azul e ele desliga. Quando fui trocar o I7 para o I5 novamente, vi que ele estava muito quente, bem fora do normal. Depois disso o pc não deu vídeo, e também não deu bip nenhum. Achei que fosse o slot da memória, porém a memória que está funcionando, está funcionando nos dois slots e não tenho outra placa pra testar e nem saber se a memória está em curto

• Membro VIP
  • Solução
Postado
7 minutos atrás, Lord_Syrax disse:

@Edvaldo J. Frederico Esse é o complicado, ainda não tentei limpa contato, mas o que explicaria um dos pentes de memória não funcionar mais? Quando coloco o I7, ele superaquece o processador, mesmo colocando a pasta térmica corretamente, o pc liga, porém depois de alguns segundos, da tela azul e ele desliga. Quando fui trocar o I7 para o I5 novamente, vi que ele estava muito quente, bem fora do normal. Depois disso o pc não deu vídeo, e também não deu bip nenhum. Achei que fosse o slot da memória, porém a memória que está funcionando, está funcionando nos dois slots e não tenho outra placa pra testar e nem saber se a memória está em curto

Faça o teste de limpar o contato do processador e da placa-mãe.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Lord_Syrax disse:

@Edvaldo J. Frederico  Cara achei que não ia funcionar, mas o limpa contato funcionou

Tanto para a memória quanto para o processador, ambos funcionando

Obrigado

Boa tarde.

Que bom que deu certo.

Como te falei processador não queima fácil, a não ser que caia um raio.

Os itens mais fáceis de queimar é.

1 placa-mãe

2 Fonte

3 Placa de vídeo

4 memória RAM

5 SSD (eu nunca vi queimar)

6 HD (eu já vi entrar em curto na entrada, mais é só trocar os diodos de proteção na entrada de alimentação que são fáceis de trocar e o HD volta ao normal)

7 Processador

Postado
23 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

6 HD (eu já vi entrar em curto na entrada, mais é só trocar os diodos de proteção na entrada de alimentação que são fáceis de trocar e o HD

Eu já vi um soltar fumaça e um dos microcircuitos da placa controladora rachou no meio, ô troço que queima fedido. 🥴

Citação

Quando coloco o I7, ele superaquece o processador, mesmo colocando a pasta térmica corretamente, o pc liga, porém depois de alguns segundos, da tela azul e ele desliga.

Um detalhe, o cooler que você usava para o i5 pode não ser suficiente para o i7, principalmente se for o cooler box da intel.

Um que se usava - principalmente por quem "brincava de overclock"; nos "hay days" do i7-3770, era o Thermalrigh Maccho 90mm, baixava ~34º C em relação ao cooler box da Intel incluído com o i7-3770.

thermalright_macho_90_14t.JPG

https://www.nikktech.com/main/articles/pc-hardware/cpu-cooling/cpu-air-coolers/4525-thermalright-macho-90-cpu-cooler-review?start=5

Talvez seja interessante um Gammaxx 400 V2 ~130,00 ou DeepCool AK400, que voltou por 179,90.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...