Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar um motor de DVD 6V em uma fonte de celular 12V?


Ir à solução Resolvido por Thiago Miotto,

Posts recomendados

Tenho 12 anos, e para um trabalho de feira de ciências, eu e meu grupo vamos fazer um ventilador caseiro de um tutorial do Manual do Mundo. No vídeo, o ventilador usa um cabo USB, já testei o cabo conectado no motor na porta do computador, e deu certo. Mas agora me pergunto se posso ligar a porta USB do cabo em uma fonte de carregador de celular, mais especificamente, uma fonte TurboPower da Motorola ( na descrição da fonte, está escrito que tem as seguintes saídas: "5V = 3.0A ou 9V = 2.0A ou 12V = 1.5A). Quando o projeto ficar pronto na escola, precisaremos ligar na tomada, e tenho medo que o motor possa queimar. O motor é esse que foi tirado desse player DVD

IMG_20220904_102043482.jpg

IMG_20220904_102028493.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Melhor não. Use outro carregador. Mas tiver multímetro, meça pra ver: se der 5v, tudo bem.

 

 é isso aí amigo. Pra 12v coloque um resistor de literalmente incalculável algum valor em série. .. algo como de 10 a 470 ohms

🙂

17 horas atrás, Tiky disse:

esses motores de DVD funcionam bem em 12v, mas não é bom deixar eles rodando por muito tempo   

 


😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
2 horas atrás, Tiky disse:

@.if quando o motor e de 6v, pode multiplicar colocando 12v se o motor e de 12v pode colocar 24v se o motor e de 24v pode colocar 48v, e não usar por muito tempo  

Não! 

Se fosse assim dava pra colocar motores de 110V no 220V. 

O de 12V já queima rapidinho em 24V.

O resto queima muito mais rápido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Tiky disse:

quando o motor e de 6v, pode multiplicar colocando 12v se o motor e de 12v pode colocar 24v se o motor e de 24v pode colocar 48v, e não usar por muito tempo  

Não deixa de ser um ponto de vista prático pra situação desesperadora mas não é um bom conselho pro autor em tenra idade. Por isso a recomendação de no mínimo um resistor em série, ok?

😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, Tiky disse:

um motor de impressora de 12v no 24v e ele dura bastante 

O de impressora geralmente é de passo e o controlador meio que limita a corrente.

 

17 horas atrás, Tiky disse:

diodo supressor 

 

Mesmo que pra corrente baixa não é bem esta a função de um diodo supressor. Talvez um zener de potência cumpra menos mal a missão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 nas impressoras a laser que os motores de passo são mais encontrados, uma pergunta: já que o motor de passo está conectado a impressora quer dizer que na impressora já tem o driver para ligar o motor, então eu não preciso de driver para ligar o motor, e só hackear a placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tiky disse:

@Renato.88 nas impressoras a laser que os motores de passo são mais encontrados, uma pergunta: já que o motor de passo está conectado a impressora quer dizer que na impressora já tem o driver para ligar o motor, então eu não preciso de driver para ligar o motor, e só hackear a placa?

Exatamente. 

Mas fica ruim pra ligar quando o driver está junto dos circuitos de processamento da impressora. 

Nesse caso nem compensa aproveitar, vai ficar com aquela placa enorme pra comandar o motor e ainda vai ter muito trabalho pra descobrir que tipo de sinal deve aplicar ao circuito pro motor funcionar. 

Acaba compensando mais fazer um driver para o motor ou mesmo comprar um pronto, assim o motor vai rodar pro lado que quiser e na velocidade que quiser sem confusão. 

Com o CI 40194, meia dúzia de transistores e mais alguns componentes se faz um driver bem legal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Tiky disse:

então com o driver uln2003 da para acionar esses motores de passo se impressora de 4 fios sem precisar de arduino?

Com esse ci aí sozinho não se faz nada. 

Pode ligar nele o 40194 e dois transistores (descarta 4 da meia dúzia por usar o ULN2003). 

12 minutos atrás, Tiky disse:

Da pra controlar o motor só com potenciometro?

Com o que mencionei acima sim, pode colocar um potenciômetro. Só potenciômetro não dá. 

13 minutos atrás, Tiky disse:

Mais uma dúvida: o motor de passo ele é um motor dc?

Não. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, Tiky disse:

de 50a a 200a,

Sim mas por uma fração de fração de segundo e sem repetir por muitos segundos. Não serve para retificador pra esta corrente ser consumida o tempo todo. ok?.

 

18 minutos atrás, Tiky disse:

tipo um fusível, ele serve para bloquear altas tensões 

Tá mais pra tipo um varistor ou centelhador

Um off 1/2 on com muita coincidência.. tentando reparar uma motossera, medi a vela e vi que ela estava 'com defeito': não dava continuidade entre o terminal e o  centelhador.. paralelamente tive uma ideia genial de usar uma vela automotiva como supressor contra raios. Eis o "defeito" e o porquê recebi um balde de água fria kk

vela-de-igni%C3%A7%C3%A3o-composi%C3%A7%

Vivendo&aprendendo... nem sabia que tinha 1 resistor interno na vela 😜

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if diodo que retifica mesmo são só os n4007 e alguns pequenos que tem até uma capacidade boa de corrente, esses pequenos aguentam até 10a, uma ponte retificadora de 50a ja deve retificar a tensão de um transformador de 20a valeu pela dica, agora eu vou tentar achar um driver pro meu motor bldc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!