Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Estou tendo problemas em jogos ultimamente, tem dado uns lags. Antigamente utilizava cabo e funcionava perfeitamente, mas agora estou precisando usar o Wifi e os problemas surgiram.

O PC está há uns 10m do roteador e separado por uma parede.

Fazendo uns testes de perda de pacotes em um site da internet, os resultados foram os seguintes:

image.thumb.png.4eb92a237c7eaa2d422a32d0a625adbd.png

Os resultados variam.

Em meu computador eu tenho uma placa de rede Tp-link Tl-wn951n 802.11n (link), que funciona apenas em 2.4 GHz.

Será que essa placa de rede é boa? Será que uma outra melhor vai fazer muita diferença?

Postado

Essa placa adaptadora é PCI, dando a entender que seu PC é meio antigo(os mais novos só usam PCI-e).

Como essa placa é  até 300mbs, acho que depende mais do seu plano, difícilmente uma placa com 5Ghz fará diferença, mesmo porque essa frequência maior é bem mais sensível a obstáculos como paredes.

Wifi dá mesmo perda de pacotes.

Postado

@PedraX eu utilizo numa placa-mãe ASUS PRIME H370-PLUS.

Acredito que se o problema fosse no plano iria dar problema via cabo também.

Eu pensei em trocar o roteador, mas um com fibra ótica é muito caro 😕 .

Hmm, então tentar utilizar 5GHz não deve fazer muita diferença.

Estou meio que sem soluções então.

Obrigado pela resposta.

• Membro VIP
Postado

Se o problema for perda de pacotes, geralmente o wireless não ajuda.

Porque como é o meio é suscetível a interferências, half-duplex e compartilhado.

Provavelmente uma das melhores opções para substituir o wireless seria o PLC.

Postado

@dwatashi Hmm.

Não entendi o que seria esse PLC.

Mas de qualquer maneira estou verificando sobre isso, acredito que esteja com problemas no roteador.

Em casos anteriores, com outro roteador, cheguei a utilizar o PC estando separado por 3 paredes e mais longe, mesmo assim não estava ruim como atualmente.

• Membro VIP
Postado

@Esraeu PLC ou Powerline, procure pelos adaptadores com porta Gigabit, já que em média entregam 40% da banda declarada.

Exemplo, PLC 500 Mbps (500 x 0,4 = 200 Mbps)

A vantagem é que usando a rede elétrica, eles são mais estáveis que o wireless, por causa do meio físico de transmissão. O mesmo ocorre com o wireless, você pode colocar mais clientes, mas quanto mais clientes tiver a velocidade da rede reduz, porque se distribui entre os clientes.

Se a rede não cai, apenas tem problema de latência, não deve ser o roteador. Isso geralmente ocorre porque pode ter outras redes próximas usando o mesmo canal, ter mais dispositivos conectados a rede wireless, etc.

Postado

@dwatashi Hmm já tinha pesquisado o Powerline, não sabia que ele também era chamado de PLC.

Ouvi dizer que nele há interferências com eletrodomésticos. Você já testou? Sabe dizer se é bom para jogo? Uma hora dessas vou pesquisar uns vídeo de testes.

• Membro VIP
Postado

@Esraeu usei durante uns 8 anos um PLC de 200 Mbps (EDUP) em apto mais antigo, da década de 70. A latência era boa e não me atrapalhava nos joguinhos (CS, DOTA, etc) Agora a banda de internet era na casa dos 15 Mbps na época, hoje não seria ideal considerando os planos de internet maiores.

Não tive problemas com interferências por eletrodomésticos como liquidificador, máquina de lavar roupas, refrigerador e micro-ondas.

Postado

@dwatashi Hmm, bom saber disso. Vou considerar a aquisição de um.

Eu não me importo tanto com a velocidade de Download, transferindo uns 200 Mega já está ótimo.

Obrigado pela resposta!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!