Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena trocar um Intel Core i5-2500K por um Xeon E3-1245 v2?


Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Em 15/09/2022 às 14:50, Elissandre Damasceno disse:

Vale a pena trocar um I5 2500K por E3-1245 v2?

 

Se pagar até uns 250,00 vale, mas antes de comprar certifique-se que a sua placa-mãe tem BIOS com suporte para Xeon.

 

Não espere ganhos "astronômicos" de performance com a troca, no CPU Mark é  35.1%, mas no "mundo real" talvez não chegue a 15%, ex. FPS num jogo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RafaelRoch beleza, estava pensando o mesmo, em pegar o 3770k. valeu pela dica.

1 hora atrás, 1lokos disse:

 

Se pagar até uns 250,00 vale, mas antes de comprar certifique-se que a sua placa-mãe tem BIOS com suporte para Xeon.

 

Não espere ganhos "astronômicos" de performance com a troca, no CPU Mark é  35.1%, mas no "mundo real" talvez não chegue a 15%, ex. FPS num jogo.

Então, esse Xeon tá R$190,00 no Aliexpress, praticamente 3 vezes menos que um I7 3770k.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@Elissandre Damasceno Por esse valor, sim, o Xeon compensa (verifique se sua placa-mãe o suporta). O Core i7 não. A diferença de desempenho entre o Core i7 3770K e o Xeon E3 1245v2 é mínima.

 

O Xeon é absurdamente melhor que seu Core i5 2500K em jogos e atividades mais pesadas. Esses threads a mais fazem diferença gritante na estabilidade. Contudo, não espere milagres, pois ainda será um chip antigo que está consideravelmente abaixo de um Core i3 atual.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@RafaelRoch Sim, ainda são processadores competentes para boa parte das tarefas. Eu mesmo tenho um i5 4670K até hoje e ele ainda atende bem na maioria esmagadora dos jogos. 🙂

 

Já pensei em pegar um Xeon LGA 1150, mas no meu caso acho que irei trocar a plataforma de uma vez eventualmente.

 

Citei a questão do desempenho porque, em alguns jogos, mesmo os Xeons 4/8 dessas gerações passam aperto. Ou seja, o desempenho fica bem abaixo de um Core i3 4/8 moderno. Não que isso signifique que o processador antigo será ruim, mas é necessário ter pretensões mais modestas. 😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, KairanD disse:

@Elissandre Damasceno Qual a configuração completa da sua máquina?

É uma ASUS P8h61 com 16gb 1333mhz, GTX 750 2GB e SSD de 512Gb. Eu mesmo montei zero em 2012, com HD claro 😅. Esse PC é pra uso mais leve, eu tenho um Ryzen 5600x pra outras coisas. Mas não quero dispor do meu PC antigo só dar uma melhorada nele mesmo.

16 minutos atrás, RafaelRoch disse:

tenho, vários 1155, tenho 2600k, 2500k, e3 1270, apesar de ultrapassados, ainda da pra usar bem, inclusive o i7 2600k é meu setup secundário, uso a quase 10 anos.
O e3 1270 é muito bom, o meu é o primeiro, mas o v2 deve ser ainda muito melhor.

Igual a mim, meu PC antigo tem mais de 10 anos que eu montei, funciona melhor que vários PCs de mercado vendidos por aí, não tenho coragem de dispor dele. Funciona uma grande parte dos jogos de boa. Coloquei o Windows 11 recentemente, ficou muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Elissandre Damasceno As únicas opções de Xeon compatíveis com essa placa são o E3-1230, o E3-1230 v2 e o E3-1245 v2 segundo a ASUS: https://www.ASUS.com/br/SupportOnly/P8H61/HelpDesk_CPU/

 

Esse PC antigo ainda dá um caldo sim, rs. O meu eu montei no começo de 2014 e ele tem sido meu amigo fiel durante todo esse tempo. 😅

 

No caso, você pretende usar ele como máquina secundária para jogos mais leves? Deixando na TV da sala, por exemplo? Ou então para uso bem básico mesmo? Com uma placa como a GTX 750, creio que possa não fazer muito sentido trocar o Core i5 2500K (embora você possa comprar o Xeon, vender o i5 e ainda sair no lucro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!