Ir ao conteúdo

Ethernet não tem uma configuração de IP válida

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

Bom eu formatei meu computador a 2 dias, estava baixando todas minhas coisas de volta até hoje a tarde enquanto baixava pela steam o computador travou e tive que forçar o reinício, nisso apareceu esse problema a rede não identifica, e aparece essa mensagem do ethernet não tem uma configuração de IP válida, já fiz de tudo que podia dei reset pelo cmd, reinstalei driver baixado no próprio site da placa-mãe, troquei cabo de internet e nada, e quando entrei no meu roteador o computador não aparece listado nele, mesmo com a luz da Lan acesa no roteador, se eu tiro o cabo ela apaga, outra coisa a porta de rede do computador está piscando normalmente laranja e amarelo(esverdeado).

Minha placa-mãe é uma ASRock h510m-hvs r2.0 

Meu roteador é um Intelbras RG 1200

Meu Windows é o 10 versão 21h2, eu não queria formatar de novo baixe mais de 1tb em arquivos nos últimos dois dias

Resetei o roteador também e nada.

Postado

@lucas2560 Por conta do tempo, provavelmente você já resolveu o problema, deixe-nos informado, por favor. 

Eu costumo resolver este problema atribuindo um IP e um servidor DNS. Você pode usar o servidor DNS da Google.

Após as atribuições, provavelmente o seu computador voltará a conectar com a Rede, sendo assim, você pode desatribuir o IP para que ele volte a ser automático.

• Curtir 1
Postado
Em 15/09/2022 às 16:00, lucas2560 disse:

mensagem do ethernet não tem uma configuração de IP válida, já fiz de tudo que podia dei reset pelo cmd, reinstalei driver baixado no próprio site da placa-mãe, troquei cabo de internet e nada

Para saber que não tem uma configuração IP válida precisa de uma conexão ethernet certo? Isso quer dizer que nada do que fez faria diferença proque já está conectado à rede.

Em 15/09/2022 às 16:00, lucas2560 disse:

quando entrei no meu roteador o computador não aparece listado nele, mesmo com a luz da Lan acesa no roteador

Pois é: o outro lado do mesmo problema. Está conectado com a LAN. Mas seu computador deve estar configurado para obter um endereço de rede através de um servidor DHCP e não conseguiu em tempo hábil.

Procure uma solução para esse problema. Para testar coloque um endereço fixo na configuração da placa de rede e veja se ele se conecta normalmente, antes de continuar. Claro, um endereço fixo válido em sua rede

• Curtir 1
Postado

@ThiagoM_ @arfneto obrigado pelas respostas, o driver tinha corrompido mesmo reinstalando não tinha voltado, então formatei e voltou tudo ao normal até agora, mas caso volte esse problema como eu faria isso de botar um IP fixo, mexer com configurações de IP não é muito comigo. Onde eu procuraria essas informações?

• Solução
Postado

@lucas2560 isso é para diagnóstico. Não é definitivo porque claro que automatico é mais conveniente. 

Uma maneira simples: na configuração do roteador tem o endereço ipv4 dele. Ou pode ver em outro aparelho que esteja conectado na rede qual o endereco do gateway padrão. Se for 192.168.0.1 por exemplo escolha algo como 192.168.0.100 e configure seu PC nesse endereço preenchendo no formulário do Windows

image.png.ddc3755401af6e9edb463ad564bc4265.png

Isso está nas configurações da placa de rede.

Apenas coloque lá 192.168.0.100 para o endereço IP e 192.168.0.1 para o gateway 

claro que vai usar os valores de sua rede

para o DNS pode usar 8.8.8.8 e 1.1.1.1

e veja se se conecta

9 minutos atrás, lucas2560 disse:

o driver tinha corrompido mesmo reinstalando não tinha voltado, então formatei e voltou tudo ao normal até agora

Seu problema não era esse. Formatar se aplica a discos. Imagino que tenha reinstalado o sistema e acho que sabe que não precisava de algo assim radical. Mas se pode fazer isso e está funcionando então está ok

Postado

@arfneto entendi quase tudo mas como eu olharia os valores da minha rede ja que quando dava ipconfig no cmd ele não aparecia quase nada de informação? No caso eu teria que entrar no meu roteador pra ver?

Postado
2 horas atrás, arfneto disse:

na configuração do roteador tem o endereço ipv4 dele

8 minutos atrás, lucas2560 disse:

No caso eu teria que entrar no meu roteador pra ver?

2 horas atrás, arfneto disse:

Ou pode ver em outro aparelho que esteja conectado na rede qual o endereco do gateway padrão

Então sim.

8 minutos atrás, lucas2560 disse:

ipconfig no cmd ele não aparecia quase nada de informação

Pois é. O outro lado da mesma coisa, coo eu disse

4 horas atrás, arfneto disse:

Pois é: o outro lado do mesmo problema. Está conectado com a LAN. Mas seu computador deve estar configurado para obter um endereço de rede através de um servidor DHCP e não conseguiu em tempo hábil.

Seu computador não recebeu um endereço DHCP válido. Mas estava conectado a rede. Como não recebeu nada então no ipconfig tinha.... nada.

• Curtir 1
Postado

@arfneto Certo caso aconteça de novo tentarei fazer isso.

Só uma observação; quando isso aconteceu meu PC estava baixando jogos na steam e travou, fui reiniciar e ficou demorando pra encerrar, então encerrei forçadamente desligando pelo Power, após isso o windows pediu para reparar o sistema, ignorei e após ligar deu o problema, reiniciei e deixei reparar o sistema, após isso testei um SSD aqui e estava funcionando normal a internet nele.

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

@arfneto

Em 20/09/2022 às 12:13, arfneto disse:

@lucas2560 isso é para diagnóstico. Não é definitivo porque claro que automatico é mais conveniente. 

Uma maneira simples: na configuração do roteador tem o endereço ipv4 dele. Ou pode ver em outro aparelho que esteja conectado na rede qual o endereco do gateway padrão. Se for 192.168.0.1 por exemplo escolha algo como 192.168.0.100 e configure seu PC nesse endereço preenchendo no formulário do Windows

image.png.ddc3755401af6e9edb463ad564bc4265.png

Isso está nas configurações da placa de rede.

Apenas coloque lá 192.168.0.100 para o endereço IP e 192.168.0.1 para o gateway 

claro que vai usar os valores de sua rede

para o DNS pode usar 8.8.8.8 e 1.1.1.1

e veja se se conecta

Seu problema não era esse. Formatar se aplica a discos. Imagino que tenha reinstalado o sistema e acho que sabe que não precisava de algo assim radical. Mas se pode fazer isso e está funcionando então está ok

obrigado, mesmo depois de um ano, estava com o mesmo problema, utilizei essas configs que você passou e deu certo, salvou minha pele kkkkkkkkj!!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!