Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Eu tenho um computador já faz mais ou menos uns 6 anos, de um tempo para cá começou a congelar e também reiniciar. Eu já formatei, troquei a fonte por uma da Corsair de 500W porque a que veio nele é uma genérica da D-MIX de 500W, porém o problema continuou, eu usei o HWMonitor e percebi que temperatura de processador quando eu estou jogando chega a 80°C, vendo isso troquei a pasta térmica e o problema ainda continuou, o meu PC tem o cooler em cima do processador e além disso 5 cooler de 125mm, e mesmo assim o problema continuou e o processador não abaixou muito a temperatura, o problema será o processador?

Segue as configurações do PC:

placa-mãe: ASRock fm2a55m-HD+

Processador: AMD A8 7600

Memória: 2 pente de 4GB da Hyperx

Armazenamento: SSD Kingston de 480GB 

Placa de vídeo: RX 550 4GB

Fonte: Corsair VS 500 de 500W

Postado

Podem ser muitas coisas, mas se o processador só está falha quando superaquece, o problema (ainda) não é ele.

Mas pode ser o cooler subdimensionado, que não consegue retirar calor do processador na velocidade necessária, sob uso intensivo.

Qual é a especificação do cooler do processador? (até quanto de TDP?).

Outra coisa pode ser a configuração dos fans do gabinete.

Precisa existir fluxo de ar, dentro do gabinete.

Dois fans bem posicionados podem refrigerar mais do que 5, instalados de forma aleatória.

O ideal é o ar frio entrar pela parte de baixo e o ar quente sair pela parte de cima do PC.

E ter a mesma quantidade de fans soprando, para dentro e para fora do gabinete. 

Postado
54 minutos atrás, Wal SJC disse:

Podem ser muitas coisas, mas se o processador só está falha quando superaquece, o problema (ainda) não é ele.

Mas pode ser o cooler subdimensionado, que não consegue retirar calor do processador na velocidade necessária, sob uso intensivo.

Qual é a especificação do cooler do processador? (até quanto de TDP?).

Outra coisa pode ser a configuração dos fans do gabinete.

Precisa existir fluxo de ar, dentro do gabinete.

Dois fans bem posicionados podem refrigerar mais do que 5, instalados de forma aleatória.

O ideal é o ar frio entrar pela parte de baixo e o ar quente sair pela parte de cima do PC.

E ter a mesma quantidade de fans soprando, para dentro e para fora do gabinete. 

Entendi, com relação as especificações do cooler ele já veio no computador, não sei dizer exatamente qual seria o TDP, mas segue um foto de como está disposto os cooler. Essa foto eu tirei antes de trocar a fonte, o outro cooler fica na parte da frente do gabinete.

117219EA-6703-4837-A746-665C0D27F2CF.jpeg

Postado

Nessa foto não dá para ver direito, mas esse seu cooler do processador parece meio precário, para jogar.

Você precisa ver de perto um cooler com TDP de pelo menos 90 ~ 100W, para comparar com o seu e ter uma ideia, se o seu é muito pequeno ou não.

Vou te dar um exemplo: Cooler Master Hyper H412R, com TDP de 95W e custa na faixa de R$ 120.

Mas, antes disso, tente jogar o mesmo jogo que costuma travar o PC, porém com essa tampa lateral aberta e um ventilador doméstico soprando direto em cima do processador.

Aproveite para observar se a ventoinha está rodando livre ou está lenta.

Observe também as demais ventoinhas, se estão todas ok.

Se ao fazer isso o problema não ocorrer, você deve começar a considerar a troca do cooler.

Antes, baixe o HW Monitor e verifique também a temperatura da placa de vídeo.

Verifique as temperaturas com a tampa lateral fechada e aberta, com o ventilador soprando.

Postado
14 minutos atrás, Wal SJC disse:

Nessa foto não dá para ver direito, mas esse seu cooler do processador parece meio precário, para jogar.

Você precisa ver de perto um cooler com TDP de pelo menos 90 ~ 100W, para comparar com o seu e ter uma ideia, se o seu é muito pequeno ou não.

Vou te dar um exemplo: Cooler Master Hyper H412R, com TDP de 95W e custa na faixa de R$ 120.

Mas, antes disso, tente jogar o mesmo jogo que costuma travar o PC, porém com essa tampa lateral aberta e um ventilador doméstico soprando direto em cima do processador.

Aproveite para observar se a ventoinha está rodando livre ou está lenta.

Observe também as demais ventoinhas, se estão todas ok.

Se ao fazer isso o problema não ocorrer, você deve começar a considerar a troca do cooler.

Antes, baixe o HW Monitor e verifique também a temperatura da placa de vídeo.

Verifique as temperaturas com a tampa lateral fechada e aberta, com o ventilador soprando.

Entendi, vou fazer este teste, muito obrigado 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!