Ir ao conteúdo

Como encontrar o nome correto da BIOS

Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Postado

Então pessoal tava dando uma olhada em assuntos de BIOS, e vi que dois tipos legacy antiga e uefi mais nova, queria saber qual a minha, porque programas mostram que é uefi, mas quando inicio o pc e entro na BIOS e aquela classica tela cinza e azul.

Segue um print do HWinfo64 que diz uefi, mas no sistema do pc mesmo diz legacy (herdado).

bios.png

• Membro VIP
Postado

@Flash Amarelo Boa noite

Qual o nome desse programa que você está usando?

Eu uso o Aida64 para ver o nome correto da placa-mãe.

Modelo de placa-mãe que foge de "ASUS, MSI, Gigabyte, ASRock, Dell, Biostar" é zica para se achar BIOS.

Se for essa placas chinesa pior ainda.

As placas mães atuais acho que 95% delas tem proteção contra salvar BIOS errada, mais se você instalar um BIOS errada e não tiver um backup da BIOS antiga, você pode inutilizar sua placa-mãe.

Nem sempre a BIOS mais nova é a melhor,  e no seu caso sendode 2020 acho bem recente. 

Eu trabalho a uns 12 anos +/- na área de TI e 20 anos mexo na área da informática, e sempre que preciso atualizar BIOS e firmware, seja computador do tipo desktop, notebook, TV, som da um frio na barriga.

Corrigir BIOS errada não é tão simples como corrigir um driver de vídeo errado por exemplo.

• Curtir 1
  • Moderador
  • Solução
Postado
14 horas atrás, Flash Amarelo disse:

Segue um print do HWinfo64 que diz uefi, mas no sistema do pc mesmo diz legacy (herdado).

@Flash Amarelo Isso se deve dar pelo fato de você ter instalado o Windows em Legacy ao invés de UEFI (evite fazer isso quando o computador dê suporte à especificação EFI).

Pelo fato do HWInfo não exibir uma marca ou modelo específico no nome da placa-mãe, e sim apenas o nome do chipset, deve ser uma placa-mãe genérica. A forma mais fácil de descobrir é abrindo o gabinete e vendo se a placa-mãe informa algum modelo grafado nela.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!