Ir ao conteúdo

21% de gargalo é muito?

Ir à solução Resolvido por RafaelRoch,

Posts recomendados

Postado

Tenho uma GTX 1650 DDR6 4GB VRAM e estava pensando em comprar um Ryzen 5 5600, fui ver no pc builds na resolução e no jogo que eu queria (no caso 1280 x 1024 no CS:GO) e deu 21% de gargalo, vi uns vídeos e vi que no CSGO pegava uns 300/500 fps, porém no pc builds disse q a placa gráfica era fraca para o processador e dava 21% de gargalo, queria saber se vale a pena casar esses dois hardwares, não penso em trocar de placa de vídeo agora, porque faz menos de um ano que eu comprei ela.

• Solução
Postado

Gargalo de gpu, é tranquilo, só perde fps, que poderia estar mais alto, com uma gpu melhor...

O problema seria se fosse ao contrario, cpu trabalhando a 100% gera travamentos de tela....

• Curtir 2
Postado

@RafaelRoch ah certo, obrigado, então a queda de fps seria pouca então? vi que com o Ryzen 5 5500 não daria gargalo, porém não sei se vale a pena pegar ele ou o 5600, qual daria mais fps, e seria melhor para um futuro upgrade. No uso geral dá 7% de gargalo e no uso intenso de processador daria 0.3% de gargalo, porém no CS:GO na resolução que eu jogo daria os 21% de gargalo... Não sei se esse site é totalmente preciso, mas ele deu esses dados.

Postado
9 horas atrás, Diego Both disse:

@kobinN  Não dê muita atenção a esses sites.

Meu i9-10900 + RTX 3080 em 1440p o "PC Builds" diz que eu tenho 4,1% de gargalo.

Sim não são precisos, mas melhor do que só depender do achismo de leigos na Internet.

Se uma 3080 entrega mais frames com um i9-12900 do que com um i9-10900, significa que com o segundo ela não chegou no seu limite, então no conjunto acima o "gargalo" - que até 5% é insignificante, fica no lado do CPU.

Postado

@1lokos ah certo, com o Ryzen 5 5500 não tem gargalo, isso quer dizer q com esse processador vou ter mais fps do que o Ryzen 5 5600? Ou mesmo assim terei mais fps no r5 5600 mesmo tendo mais gargalo?

Postado

Não, você não vai ter mais FPS com o CPU mais fraco, em teoria deve ter o mesmo FPS - ou valores próximos, com os dois CPUs, depende do engine do jogo; pois o limite esta na placa de vídeo, que terá atingido 100% de uso com ambos os CPUs, o que implica que o gasto a  mais com o 5600 não dará retorno em jogos.

Esse "gargalo de VGA" não é problemático, só não aproveita o potencial do CPU, o que incomoda é "gargalo de CPU" - CPU mais fraco que a VGA, pois como o CPU é levado ao limite tentando acompanhar a VGA qualquer atividade do Windows, programas em segundo plano, vai levar o CPU a 100% e causar "stutters" - engasgos; no FPS do jogo, as vezes até micro pausas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!