Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, comprei recentemente uma GTX 1660ti tuf da ASUS, mas quando cheguei para colocar na placa-mãe ela não foi reconhecida pela placa-mãe,a placa-mãe liga normalmente no VGA dela, da vídeo e tudo mais mas a placa de vídeo não reconhece.

a placa de vídeo funciona perfeitamente, já foi testada e estava tudo normal.

meu kit é um i5 2400, uma  asustek h61m-e, 8gb de ram dual channel e uma fonte cougar de 500w

obs: eu usava uma GTX 750ti e funciona normalmente antes de comprar a 1660ti

Postado

você atualizou os drivers? Quando você conecta ela, na BIOS reconhece que tem uma Offboard conectada? Uma coisa também que você pode fazer é testar ela em algum outro PC.

Postado

@lucas2560 vou levar o pc todo na assistência amanha ver no que da, pra mim eu testando ela domingo agora ja era mais do que o necessário ara ter certeza que ela funcionava

ela nem reconhece, o monitor não da sinal de vida conectado nela.

Postado

A placa-mãe precisa ter BIOS com interface UEFI para reconhecer as placas de videos mais novas...

A sua BIOS ainda é aquela versão tradicional, com fundo azul e que só funciona com teclado?

Se eu não me engano essa placa da ASUS possui atualização de BIOS para deixá-la com interface UEFI

• Membro VIP
Postado
52 minutos atrás, gutopereira disse:

A sua BIOS ainda é aquela versão tradicional, com fundo azul e que só funciona com teclado?

Só a interface não quer dizer muita coisa. Existem BIOS com interface 100% texto que são UEFI, como InsydeH2O (comum em PCs de grife), por exemplo, que geralmente são assim. Na minha opinião, são os melhores, sem aquela interface ridícula de painel de nave espacial. É que sou da velha guarda, me perdoem... 😬 💓

Postado

@Marcos FRM

Algumas placas H61 possui BIOS com interface tradicional, aquela de fundo azul que funciona apenas o teclado(mouse não funciona), mas dentro dessa BIOS existe uma opção para "ativar" UEFI. Quando essa opção esta ativa o sistema reconhece um HDD ou SSD formatado em GPT para dar boot, e se a opção UEFI estiver desativada o sistema só reconhece HDD formatado em MBR para boot.

Porém, mesmo utilizando essa BIOS tradicional com a opção UEFI ativada, essas placas-mãe não conseguem reconhecer placas de vídeo "uefi only" como as placas RX da AMD e as placas RTX da NVIDIA.

Esse tipo de placa de vídeo só consegue ser reconhecida se a BIOS for nativamente UEFI, ou seja se a interface for UEFI(funciona o mouse).

Já ajudei um usuário aqui do fórum que utilizava uma placa-mãe Intel(não lembro o chipset) e um processador Xeon E3 1270v2. Ele comprou uma RTX 2060 e não estava conseguindo dar vídeo, ai falei para ele dessa questão do UEFI. Ele disse que a BIOS dele possuia a opção de ativar o UEFI mas que mesmo assim a RTX 2060 não era reconhecida. Aí eu expliquei para ele que a interface precisa ser UEFI, e que BIOS tradicional mesmo que possua a opção UEFI, não funcionaria. 

No site da Intel não havia mais suporte dessas placa-mãe de 3° geração, então ele procurou em outro lugar e conseguiu encontrar outras BIOS mais atuais que a dele. Ele instalou a última versão e a interface passou a ser UEFI(funcionando o mouse), e finalmente a RTX 2060 passou a ser reconhecida.

Na verdade, se a interface for UEFI eu acho que a placa de vídeo é reconhecida mesmo que ele esteja utilizando a opção "Legacy"(para usar HDD em MBR). Pois mesmo que ele esteja usando o modo de compatibilidade Legacy, a BIOS é nativamente uefi...

• Membro VIP
Postado

Funcionar ou não com placa de vídeo cujo VBIOS seja UEFI-only não tem ligação direta com a interface de configuração do BIOS. O que determina isso é se o BIOS em questão, independente do tipo de interface, implementa corretamente a especificação UEFI, precisamente o Graphics Output Protocol (GOP), que é a língua usada entre o BIOS e o VBIOS nesse caso. Ou seja, o que a atualização de BIOS aplicada pelo colega do fórum fez foi simplesmente corrigir bugs. A mudança na interface de configuração foi colateral.

Essa problemática não existe em PCs de grife com Windows pré-instalado desde o 8, pois vêm com CSM desativado desde aquela época, precisando validar todo o resto para que funcione a contento (GOP, secure boot, inicialização rápida, etc). No mercado de peças avulsas, por outro lado, reina a bagunça.

Teria curiosidade de saber quais placas de vídeo possuem VBIOS UEFI-only.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Marcos FRM disse:

Teria curiosidade de saber quais placas de vídeo possuem VBIOS UEFI-only.

Pelo que vejo de problemas de usuários aqui no fórum, todas as placas da AMD de arquitetura Polaris em diante(RX 550, RX 470, RX 580), e nas placas da NVDIA eu só tinha certeza das placas RTX. Mas por esse tópico aqui parece que as GTX 16xx também são "uefi only". Já as placas GTX 10xx eu tenho certeza que não é uefi pois já vi usuários utilizarem GTX 1050 em placa-mãe H61 com BIOS antiga(a qual não funcionava uma RX 550)...

• Obrigado 1
Postado
19 minutos atrás, GoianoT.I disse:

@CarlinShow Provavelmente é o driver antigo da outra placa de vídeo em conflito.

Driver só funciona dentro do Windows. Se ao ligar o computador ele não identifica a placa de vídeo, certamente o problema não é de driver...

Ou seja, se ao ligar o computador ele desse imagem, voce conseguisse entrar na BIOS, mas ao iniciar o Windows a tela de repente ficasse preta, aí sim poderia ser problema de driver. Mas não é esse o caso.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!