Ir ao conteúdo

Intel(R) Xeon(R) E5-2640 não sobe o clock quando rodo aplicativos ou jogos

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Meu pc:

Intel(R) Xeon(R) CPU E5-2640 v3 @ 2.60GHz   2.60 GHz

16 gb Ram single channel 

placa-mãe X99 Atermiter D4

Placa de vídeo gt210 só pra dar vídeo

Fonte Pichau Nidus 500w 

SSD e HD

Meu problema é:

Usando o pc normalmente em coisas normais do dia a dia, ele não apresenta travamentos nem nada do tipo, mas quando abro jogos e abro o cpu-z junto pra monitorar, o clock simplesmente não sobe, fica variando entre 1197 e 2100 mais ou menos, quando faço testes de stress como cpu-z e cinebench, o clock sobe normalmente, usa 100% do processador e a temperatura sobe normal também, vi um vídeo no youtube sobre mudar algumas configs na BIOS de hyper threading e eficiencia de energia, mas não mudou nada

Screenshot_1.png.24684f4f78cf86f8f930bddde85889c0.pngScreenshot_2.png.7311d500911239d63a241ba98de0171b.png

Olhando outros prints por aí, parece que o Core Voltage deveria ficar em 1. alguma coisa, mas no meu nem chega a 1, sempre fica 0.9 ou como no print com 0.7

Postado

CPU-Z não é o mais indicado para montioramento em tempo real, o HWInfo64 faz isso melhor.

Mas em todo caso, com uma GPU fraca dessas, não é estranho o processador baixar a frequência para economizar energia, a final não tem porque entrar em boost se ele não tem carga para justificar isso.

Postado
11 horas atrás, Bruno Mendonça Andrade disse:

Por acaso você fez uma restauração de sistema quando instalou essa máquina XEON? Uma incoerência que encontrei foi aparecer 8 núcleos e 8 Threads quando deveria aparecer 8/16. Veja se há algo na BIOS que possa ser resetado ou tente uma restauração do sistema operacional.

Na verdade esse SSD que tenho foi instalado o windows no pc de um amigo, porque não tinha nenhum pc ou pendrive, tentei algumas coisas como alterar no msconfig e atualizar o windows mas não adiantou, vou tentar alguma coisa na BIOS e se não der certo vou fomartar e dps digo o que aconteceu

4 horas atrás, Imakuni disse:

CPU-Z não é o mais indicado para montioramento em tempo real, o HWInfo64 faz isso melhor.

Mas em todo caso, com uma GPU fraca dessas, não é estranho o processador baixar a frequência para economizar energia, a final não tem porque entrar em boost se ele não tem carga para justificar isso.

Mesmo em jogos cpu bound? Só tento jogar cs go, e mesmo assim o clock não passa de 1,2ghz

Resetei a BIOS e diminui a quantidade de cores e não aumentou os threads, nem sei como isso pode acontecer, vou formatar amanhã pra ver no que vai dar

Screenshot_1.png

Postado
1 hora atrás, Felipe André Lopes disse:

Mesmo em jogos cpu bound? Só tento jogar cs go, e mesmo assim o clock não passa de 1,2ghz

Sim. Sua placa de vídeo é tão horrenda que mesmo no csgo, ela é o fator limitante, não o processador.

Resetei a BIOS e diminui a quantidade de cores e não aumentou os threads, nem sei como isso pode acontecer, vou formatar amanhã pra ver no que vai dar

Não não amigo, seja lá o que você fez, desfaça. Você não mexe na quantidade de núcleos ativos.

Postado
2 horas atrás, Felipe André Lopes disse:

Sim. Eu tive uma GT 210, e ela conseguia limitar o meu E4300 e 2 GB de RAM no CSGO, essa é uma placa de vídeo horrorosa, é a pior placa de vídeo já lançada na história, eu nem tenho palavras pra descrever o quanto odeio e desprezo essa placa e o que a NVIDIA fez com a mesma, não tenho palavras, apenas saiba que essa placa de vídeo foi um erro. E tudo, TUDO que você vá fazer que seja além de 2D, a placa de vídeo vai te limitar, não é achismo, é um fato, essa placa leva surra de GPU de 2006.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Imakuni disse:

Sim. Sua placa de vídeo é tão horrenda que mesmo no csgo, ela é o fator limitante, não o processador.

Não não amigo, seja lá o que você fez, desfaça. Você não mexe na quantidade de núcleos ativos.

Mas não fiz nada, só resetei a BIOS pra configuração padrão e os cores diminuíram, dps de alterar a quantidade de processadores no msconfig várias vezes o problema simplesmente sumiu

Screenshot_3.png.823d60c4db411fd91f54a401cf4ad317.png

Alterei o modo de energia como recomendação de um amigo e o problema do clock baixo sumiu também 

Screenshot_4.png.fc41dec21daf6a5df3c795cc8fe53c69.png

Mas depois dos cores, threads e clocks voltarem ao normal, o fps não mudou nada no jogo, continua do mesmo jeito de antes, vou tentar arranjar alguma placa de vídeo um pouco melhor pra testar e ver se essa porcaria ta limitando o processador, essa placa é DirectX 9 ainda, não chegou nem a abrir alguns jogos leves porém novos

• Moderador
Postado

@Pepse Também já vi essa bebê em um I3-4150, tirei ela e rodou LOL com 20 fps amais na integrada 😂.

Eu recomendo tirar a placa e usar o computador sem vídeo mesmo, só imaginando.

Também recomendo formatar o windows, essa limitação de núcleos já foi causada algumas vezes para mim pois o windows que foi instalada estava em uma plataforma com menos núcleos e ocasionou vários bugs.

• Curtir 1
Postado
8 horas atrás, Pepse disse:

Sim. Eu tive uma GT 210, e ela conseguia limitar o meu E4300 e 2 GB de RAM no CSGO, essa é uma placa de vídeo horrorosa, é a pior placa de vídeo já lançada na história, eu nem tenho palavras pra descrever o quanto odeio e desprezo essa placa e o que a NVIDIA fez com a mesma, não tenho palavras, apenas saiba que essa placa de vídeo foi um erro. E tudo, TUDO que você vá fazer que seja além de 2D, a placa de vídeo vai te limitar, não é achismo, é um fato, essa placa leva surra de GPU de 2006.

Nossa mano, nem deveria ser considerado placa de vídeo então, vou tentar testar logo outra o mais rápido possível e jogar essa aqui no primeiro buraco q encontrar

• Solução
Postado

Mas não fiz nada, só resetei a BIOS pra configuração padrão e os cores diminuíram, dps de alterar a quantidade de processadores no msconfig várias vezes o problema simplesmente sumiu

Ah, você mexeu no msconfig, não vi isso. Bem, já fica a lição: não mexa nele.

Alterei o modo de energia como recomendação de um amigo e o problema do clock baixo sumiu também 

Você não está com "problema" de clock baixo, seu PC está funcionando exatamente como deveria. Colocando em modo de alto desempenho, você só fez desabilitar um recurso.

Mas depois dos cores, threads e clocks voltarem ao normal, o fps não mudou nada no jogo, continua do mesmo jeito de antes, vou tentar arranjar alguma placa de vídeo um pouco melhor pra testar e ver se essa porcaria ta limitando o processador, essa placa é DirectX 9 ainda, não chegou nem a abrir alguns jogos leves porém novos

Foi o que a gente disse. Não há problema com sua máquina. Você só tem hardware fraco.

Postado
3 horas atrás, Felipe André Lopes disse:

Nossa mano, nem deveria ser considerado placa de vídeo então, vou tentar testar logo outra o mais rápido possível e jogar essa aqui no primeiro buraco q encontrar

Veja se tem algum bom técnico na sua cidade e venda a sua GT 210 pra ele. Apesar de ser uma placa terrível, serve pra dar vídeo, por ter HDMI.

Postado
7 horas atrás, Pepse disse:

Veja se tem algum bom técnico na sua cidade e venda a sua GT 210 pra ele. Apesar de ser uma placa terrível, serve pra dar vídeo, por ter HDMI.

Valeu por tentar ajudar, vou testar com uma gt710 de um amigo que dá vídeo mas dps de um tempo congela a imagem, se melhorar alguma coisa, que provavelmente vai, vou me organizar pra comprar uma rx6400 ou 1060 nesse black friday, valeu galera

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!