Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos, estou com um probleminha chato com o meu notebook. Ele está congelando a tela, eu já tentei diversas coisas, estou com aquele problema de disco 100%, pensei que era isso. Ou era memória RAM, comprei outra memória RAM e o problema continua. Aí eu ontem fui olhar a temperatura do notebook, porque ele congela geralmente quando abro algumas coisas nele. Se deixar só na área de trabalho ele não trava, aí resumindo eu fiquei abrindo diversas coisa e o notebook chegou até 95° o processador, mas não congelou também nesse teste que eu fiz. Mas provavelmente deve ser isso certo? Eu mandei para assistência para limpeza e troca de pasta térmica (Eu nunca troquei, já faz uns 7 anos o notebook)   Gostaria de saber se o problema deve ser esse mesmo, do aquecimento ou pode está relacionado ao disco 100%

Detalhes : Já tentei diversas formas de resolver o disco 100% e nada resolveu, e nos programas de HD, diz que o HD está saudável.  Em breve irei tentar mais métodos que tem no YouTube falando como conserta esse erro

Configurações do notebook 

Intel celeron 1000M

12GB ram ( era 4, como comprei pente novo e não era isso eu deixei os dois) 

HD 500GB 

Windows 10 PRO 

Postado

É, você tem uma gama de problemas:

1. Processador fuleiro para as demandas modernas.
  2. HD de notebook antigo. Ou seja, mais lento, impossível.
  3. Superaquecimento.

Pelo que você descreveu, o fato dele travar vem da combinação de 1 e 3. Se está mesmo superaquecendo, o desempenho baixo cai tanto que o sistema operacional começa a ter problemas, e eventualmente os mecanismos de segurança devem simplesmente desligar a máquina.

Postado

@Imakuni Não uso para coisas pesadas, ele está com desempenho bom. Mas o problema é esse congelamento de tela.  No caso ele não desliga, apenas congela mesmo. Mas acho que deve ser mecanismo de segurança né esse congelamento... Eu pensei em trocar o processador dele, colocar um mais avançado que a placa funciona, mas estou sem dinheiro no momento para tal 

Postado
4 minutos atrás, Gabriel15794 disse:

Eu pensei em trocar o processador dele, colocar um mais avançado que a placa funciona, mas estou sem dinheiro no momento para tal 

Não se preocupe com isso, processador de notebook não se troca.

O máximo de upgrade que você consegue fazer é colocar um SSD, e é um que vale a pena assim que puder (vai resolver o ponto #2 e também vem com alguns outros brindes).

Postado
48 minutos atrás, Gabriel15794 disse:

Olá a todos, estou com um probleminha chato com o meu notebook. Ele está congelando a tela, eu já tentei diversas coisas, estou com aquele problema de disco 100%, pensei que era isso. Ou era memória RAM, comprei outra memória RAM e o problema continua. Aí eu ontem fui olhar a temperatura do notebook, porque ele congela geralmente quando abro algumas coisas nele. Se deixar só na área de trabalho ele não trava, aí resumindo eu fiquei abrindo diversas coisa e o notebook chegou até 95° o processador, mas não congelou também nesse teste que eu fiz. Mas provavelmente deve ser isso certo? Eu mandei para assistência para limpeza e troca de pasta térmica (Eu nunca troquei, já faz uns 7 anos o notebook)   Gostaria de saber se o problema deve ser esse mesmo, do aquecimento ou pode está relacionado ao disco 100%

Detalhes : Já tentei diversas formas de resolver o disco 100% e nada resolveu, e nos programas de HD, diz que o HD está saudável.  Em breve irei tentar mais métodos que tem no YouTube falando como conserta esse erro

Configurações do notebook 

Intel celeron 1000M

12GB ram ( era 4, como comprei pente novo e não era isso eu deixei os dois) 

HD 500GB 

Windows 10 PRO 

Pelo tempo de uso, deve ser acúmulo de poeira nos dutos e dissipadores do sistema de refrigeração.

Além dos aplicativos mais novos, que pesam para um processador antigo. 

Uma boa limpeza e a troca da pasta térmica, devem resolver.

Postado

Gente, o rapaz fez a limpeza e disse que estava muito sujo. Mas foi só eu ligar o notebook e demorou um pouquinho e a tela voltou a congelar... Já não sei mais o que fazer. Tenho medo de trocar HD por SSD e o problema persistir e está gastando dinheiro em vão 

Vou fazer outro Post para pedir ajudar sobre o tema 

Postado
4 horas atrás, Gabriel15794 disse:

Gente, o rapaz fez a limpeza e disse que estava muito sujo. Mas foi só eu ligar o notebook e demorou um pouquinho e a tela voltou a congelar... Já não sei mais o que fazer. Tenho medo de trocar HD por SSD e o problema persistir e está gastando dinheiro em vão 

O aquecimento não tem nada a ver com HD.

O que costuma causar aquecimento de notebook, é o processador.

Dependendo de onde você usa o note, ele pode aquecer (em cima de uma mesa com toalha, ou em cima de uma cama, por exemplo)

O HD deixa o notebook lento, porque é um dispositivo lento por natureza (atuação mecânica).

Um HD com defeito, pode causar congelamento do Windows.

Memórias com defeito podem causar congelamento do Windows.

Placa-mãe com defeito, pode causar congelamento do Windows.

Problemas na instalação do Windows, podem causar o seu congelamento.

Você precisa ir eliminando, passo a passo.

Se antes não esquentava e agora esquenta demais, alguma coisa mudou, sem você perceber.

Abra o prompt de comando em modo administrativo e digite o seguinte comando:

1 - chkdsk /R (isso irá fazer uma verificação geral do disco, siga as instruções).

2 - sfc /Scannow (isso irá verificar a integridade dos arquivos de sistema do Windows, siga as instruções).

3 - mdsched.exe (isso irá testar as suas memórias, siga as instruções).

4 - Se o processador continua aquecendo após a limpeza, pode ser a ventoinha do cooler que está lenta ou travada. Verifique visualmente se ela está rodando em velocidade normal, quando ocorre o problema.

Alternativamente, se o seu note tiver ventoinhas com sensores de rotação, você pode baixar o Speedfan https://filehippo.com/download_speedfan/post_download/ para verificar as rotações e também algumas outras informações do hardware.

Postado
12 horas atrás, Gabriel15794 disse:

Bom dia

COM CERTEZA um SSD deve resolver isso, mas de vez em quando aparece alguém aqui ou na Microsoft Community reclamando disso até em SSD. E esse papo de trocar pasta térmica original de laptop é meio relativo. Só se faz necessário se já passou por superaquecimento várias vezes antes. E antes que me contrariem, já tive um Dell Inspiron 1545 até o ano passado, uns 12 anos de vida!

Por enquanto, mostre tudo o que roda em segundo plano (aba Inicializar, aba Processos por ordem descrescente e Serviços de Terceiros no msconfig)

Postado

@Gabriel15794O SSD pode resolver o uso de 100% do HDD, mas não vai resolver aquecimento.

O uso intensivo do HD pode estar relacionado com o arquivo de paginação (memória virtual) ou com serviços inúteis rodando em segundo plano (por exemplo: dicas de uso do Windows, notificações, etc).

Tente desativar a memória virtual, para testar se melhora.

Para desativar os serviços desnecessários citados, vá em Configurações / Sistema / Açoes e Notificações e desabilite os itens que considerar desnecessários.

Esse é um primeiro passo, para tentar desafogar o HD, se no teste indicado anteriormente, ele não apresentou problemas.

Existem outros serviços rodando em segundo plano, mas a maioria deles não pode ser desabilitado, sob pena de causar mau funcionamento do Windows.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!