Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 9 3900X RTX 3080 Ti 32GB 4000MHz ou Ryzen 9 5900X RTX 3080 Ti 32GB 2666MHz


gwin

Posts recomendados

Eu comprei recentemente a placa de vídeo 3080 Ti ASUS Rog Strix, e agora estou pensando em trocar o processador e memória ram, porém não sei qual pego primeiro, vendo alguns testes de gargalo vi que a memória ram compensa mais, mas não sei se é realmente isso. Alguém pode me dar uma luz? o que compensa mais? 

 

Deixei dois prints para dar uma olhada na diferença de FPS, o ideal eu imagino que seja trocar os dois, mas no momento não vou ter essa grana kkkk

2666Mhz.png

4000mhz.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki Atualmente tenho um Ryzen 9 3900x e 32gb 2666mhz, para gastar eu tenho uns 4 mil. 

@PlayerUzumaki (não sei mexer direito aqui) Falando num todo, tenho uma X570 pro wifi, um HD de 1T e um SSD de 480gb, um monitor da dell QHD de 165Hz 1ms, e no meu processador tem watercooler também

1 minuto atrás, gwin disse:

@PlayerUzumaki Atualmente tenho um Ryzen 9 3900x e 32gb 2666mhz, para gastar eu tenho uns 4 mil. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ítalo Muniz Eu estou tendo no cyberpunk, enquanto vejo testes na internet que eles ficam em 1080p com 100 fps DLSS+RT o meu fica entre 60 fps a 40fps =/. Antigamente eu tinha um rx 5700 xt e meu lol ficava 200 fps e com a 3080ti fica a 144 fps, até nesses jogos bobos eu vejo uma diferença (óbvio que pro lol não faz diferença isso direito, mas só para pontuar)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gwin De nada irmão, relaxe que seu processador é poder puro, da um pau em Ryzen 5600x que geralmente usam como teste para esses jogos como o Cyberpunk por exemplo que pega 100 FPS em full HD com DLSS+RT, perceba a frequência das memórias e fora que sua x570 vai segurar fácil frequências mais altas, se eu fosse sua x570 rodando com memória 2666mhz com certeza eu lhe xingaria KKKKKJJJ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gwin muito estranho o desempenho que você está tendo. Mas uma coisa aí é certa: você está sendo levemente prejudicado pela velocidade das suas RAM. Processadores AMD tem histórico de sofrerem impacto ao serem utilizados com memórias abaixo da velocidade padrão da controladora deles, que no caso aqui é 3200MHz.

 

Você utiliza seu PC em stock ou fez algum overclock/ativou o PBO? Processadores Ryzen 9 não são muito indicados para jogos, pois são processadores caros focados em alto desempenho multi-tarefas, sua quantidade de núcleos não beneficia os jogos, então seu desempenho acaba sendo similar a outros processadores mais simples da mesma geração como Ryzen 5 e Ryzen 7, desde que todos estejam rodando no mesmo clock. Caso seu processador sofra por superaquecimento ou por limitação de energia, o desempenho poderá ser afetado, pois afetará diretamente o clock.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Não fiz overclock nem ativei PBO, e em relação a superaquecimento, não tenho também, por ter um watercooler, quando vou jogar fica na casa dos 60 graus. Você tem alguma outra recomendação de Ryzen para minha configuração atual? para caso nos próximos meses eu faça uma atualização de processador. E pegar 2x16 de 4000Mhz já vai ajudar? o que você me indica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, gwin disse:

@GuilhermeGB Não fiz overclock nem ativei PBO, e em relação a superaquecimento, não tenho também, por ter um watercooler, quando vou jogar fica na casa dos 60 graus. Você tem alguma outra recomendação de Ryzen para minha configuração atual? para caso nos próximos meses eu faça uma atualização de processador. E pegar 2x16 de 4000Mhz já vai ajudar? o que você me indica?

Entendo. Bom, pra falara a verdade eu não sei se vale a pena um upgrade pra você agora. Aqui você pode ver um comparativo entre vários processadores junto com uma RTX 3080, e veja que não há muita diferença entre o 5600X e o 3900X na maioria das situações normais, e espere o desempenho de um 5900X ou 5800X bem próximo de um 5600X.

 

 

E também não vale muito a pena investir em frequências tão altas para RAM, até porque é bem pouco provável que um Ryzen 3000 consiga alcançar 4000MHz. O máximo que ainda vale a pena é 3600MHz, pois a diferença de preço para 3200MHz não é tão expressiva. E mesmo assim eu acho 32GB desnecessário pro momento, mas você quem sabe.

 

O que achei estranho aí foi você dizer que seu CP 2077 está variando entre 40-60 FPS, mas você tem certeza que isso seria um gargalo de CPU? O uso da GPU por acaso estava abaixo dos 90%? Aqui no meu Ryzen 5 3600 eu percebo um certo gargalo nas partes mais densas do mapa, tipo lá no "centro" da cidade, meu FPS cai um pouco abaixo dos 60 mesmo a placa de vídeo tendo folego pra mais na configuração média, mas eu não uso Ray Tracing porque minha placa não é RTX (e Ray Tracing pode pesar um pouco mais no processador).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gwin o programa mais popular pra isso é o MSI Afterburner, é o mesmo usado ali no vídeo. É bom você assistir um vídeo pra aprender a configurar certinho e ativar as estatísticas mais importantes. Eu configuro dessa forma:

 

Screenshot_3.png.2148d5f0d9c1d633f8ddd465557cb0cd.png

 

Faz quanto tempo que você pegou essa 3080 Ti? Você fez uma limpeza nos drivers da antiga 5700 XT?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ítalo Muniz disse:

@gwin ...vai de 4x8 ou 2x16 de no minimo 3600mhz 

 

Melhor evitar 4x8, a AMD garante que o 5600 funcione com 3200MHz, desde que observado:

 

Velocidade máxima da memória Up to 3200MHz

Max Memory Speed

2x1R DDR4-3200

2x2R DDR4-3200

4x1R DDR4-2933

4x2R DDR4-2667

 

1R chips só de um lado do pente.

2R chips dos dois lados do pente.

 

Com 3600Mhz já será overclock, então melhor garantir com a maior estabilidade de 2 pentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, gwin disse:

@GuilhermeGB  Como você pode ver ele está a 55 fps com meu carro parado, se eu corro cai para 45fps... (esse é sem formatar os drivers)Screenshot_2.png.d32227a4b76efa59d98eeb0790f89043.png

Pois é, está ocorrendo um gargalo de CPU mesmo, a placa de vídeo está a 72% de uso. Como você tem uma boa placa-mãe e bom cooler, eu sugiro você ativar o PBO na BIOS, isso deve fazer o processador subir um pouco os clocks e vai dar um boost no desempenho. Também tem a opção de overclock manual, mas isso seria mais trabalhoso e precisaria de fazer testes com tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

como está o gerenciamento de energia do windows? se está como equilibrado vai  e muda pra alto desempenho e ainda verifica a porcentagem miníma do processador e ve se não ta 5%, se tiver coloca 100% para ficar o miníma e o máximo 100%;

 

Aqui cai fps que uma beleza se eu deixar o gerenciamento de energia padrão que vem quando formata..

 

E se você quiser, o Msi afterburner aqui rouba  uns 8 a 10 graus pra menos, pra tirar certeza do que está acontecendo ai, se puder, baixe o programa
https://www.cpuid.com/downloads/hwmonitor/hwmonitor_1.46.exe

 

instale e deixe minimizado, vá jogar, jogue um tempo e depois volte no programa que está minimizado(não pode estar fechado, tem que estar aberto o tempo todo que você joga, minimizado.)

 

Tendo as informações bata print da tela do programa mostrando as frequências do processador, temperaturas e porcentagens de uso, faça a mesma coisa rolando até em baixo e pegando as informações da placa de vídeo e poste a print aqui, vamos evitar que você gaste dinheiro a toa.

 

E outra, você está com uma placa de vídeo pra 2.5 ou 4K, ela não é pra 1080P, ai você decide se vai trocar o processador ou o Monitor pra um 2.5 ou 4k, porque eu digo isso? 2.5 e 4k usa menos processador.

 

E o que já foi falado, Ryzen = Frequências altas nas memórias.

O Ryzen é papa frequência, se hão tem frequência alta ele não anda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, gwin disse:

@GuilhermeGB Certo e que processador devo pegar então? (se pegar o processador, não vou conseguir trocar de imediato as memórias, é de boa manter um tempo essas 2666mhz?) qual devo dar upgrade primeiro tendo 4k para investir...

Então, cara, eu não sei se é viável trocar de processador só por causa de um jogo, ainda mais porque você provavelmente deve ganhar alguns frames a mais só ativando o PBO aí. Os processadores da Intel se dão um pouco melhor com Cyberpunk, isso é uma questão de otimização do próprio jogo mesmo, inclusive no lançamento haviam muitos problemas com Ryzen, posteriormente foi melhorado com atualizações.

 

Até um Ryzen 7 5800X passa um pouquinho de dificuldade pra segurar 60+ FPS com Ray Tracing nesse game nas partes mais pesadas do mapa. Veja no vídeo abaixo o 5800X com uma RTX 3090, os testes em 1080p a partir de 1:30 mais ou menos, dá pra ver que o uso da GPU começa a cair, o desempenho começa ficar por volta dos 60-70 FPS. Em 1440p é mais difícil notar o gargalo porque o limite do processador está mais ou menos dentro dos limites da placa também, e em 4K não é notado porque o jogo está já o tempo todo abaixo dos 60 FPS, então não chega no limite do processador.

 

 

Mas se você faz questão de 60+ FPS a maior parte do tempo nesse game, então eu sugiro ir logo num 5800X3D, que é uma versão do 5800X com mais cache, o que ajuda bastante em jogos, chegando a empatar ou bater o Core i9 12900K (só não bate em multi-tarefas, nisso fica um pouco atrás até do 5800X normal). Se você vender seu 3900X você recupera boa parte do investimento, porque dá pra ganhar uns R$1.500 nele, talvez até um pouco mais se achar alguém disposto a pagar. E já aproveita para pegar memórias de 3600MHz, trabalhar com memórias de 2666MHz não vai te ajudar muito.

 

Ryzen 7 5800X3D - R$2.600

Kingston Fury Renegate 32GB (2x16GB) 3600MHz CL16 - R$980 (o preço está muito bom pelas specs)

 

Lembre-se de atualizar a BIOS da placa-mãe pra funcionar com o 5800X3D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!