Ir ao conteúdo

Tipos de proteção em fonte de computador

Ir à solução Resolvido por Physics,

Posts recomendados

Postado

Estou pesquisando sobre fontes e como não tenho um conhecimento bom em elétrica me surge uma dúvida, existindo 7 tipos de proteções possíveis em uma fontes (OCP, OPP, OVP, OTP, UVP, SCP, NLO) alguma delas tem mais importância que as outras? Existe uma ordem de prioridade?

• Solução
Postado
11 horas atrás, Garcês disse:

Existe uma ordem de prioridade?

Não.

11 horas atrás, Garcês disse:

Estou pesquisando sobre fontes e como não tenho um conhecimento bom em elétrica me surge uma dúvida, existindo 7 tipos de proteções possíveis em uma fontes (OCP, OPP, OVP, OTP, UVP, SCP, NLO) alguma delas tem mais importância que as outras?

Todas as proteções são importantes e complementam-se, no entanto, existem proteções que atuam similarmente e mais eficazmente em relação às demais. Como exemplo, temos quatro proteções que atuam conjuntamente: over power protectionover current protection, over voltage protection e under voltage protection.

Em um cenário de alta carga, a fonte de alimentação fornecerá maior corrente para elevar a potência de saída, mas caso essa corrente ultrapasse um limite estabelecido, a over current protection será acionada e desligará o sistema com base na corrente extraída em determinada trilha. A over power protection, essencialmente, trata-se de uma over current protection, mas localizada no estágio primário, especificamente no switching controller, acionando com base na corrente extraída por todas as trilhas.

A over voltage protection e under voltage protection são acionadas em cenários de desvio de tensão, embora essa primeira apresente uma função mais relevante em fontes de alimentação com topologia group regulation em razão do cenário de sobretensão gerado nesses modelos. O cenário de atuação mais relevante também é um cenário de alta carga, em que a tensão sofre quedas (ou sofre uma compensação, como no cenário apresentado anteriormente), no entanto, quando sofre-se quedas de tensão nesse cenário, existe um aumento na corrente extraída para manter a potência fornecida e isso pode acabar causando o acionamento das proteções mencionadas anteriormente. Dificilmente qualquer uma dessas duas proteções será acionada, isso se deve ao fato de ambas as proteções, conforme determinação do Intel Power Supply Design Guide, poderem apresentar tolerância de 30%, em outros termos, um supervisor integrated circuit analógico, utilizado para fornecer essa proteção, pode permitir que a trilha de +12V apresente uma queda de tensão para +8,4V ou uma sobretensão para +15,6V. Anteriormente, essa tolerância era de 10%, mas alguns fabricantes criticaram essa determinação da Intel, que atendeu aos pedidos e reduziu o requerimento. Felizmente os fabricantes desses circuitos integrados têm consciência de que uma proteção com essa tolerância é o mesmo que não existir proteção e oferecem modelos com tolerâncias mais restritivas.

Com relação às demais proteções e requerimentos, a short-circuit protection é indispensável à segurança do usuário, evitando danos quando os conectores de saída são conectados incorretamente. A no-load operation não é uma proteção, mas exige que não ocorram danos ou condições perigosas quando todos os conectores de saída estiverem desconectado da carga. Por fim, a over temperature protection protege contra o superaquecimento da fonte de alimentação, geralmente utilizando como base um termistor anexado ao dissipador dos retificadores do estágio secundário ou embaixo do transformador principal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!