Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD ide com conector diferente posso usar mesmo assim ?


João9144
Ir à solução Resolvido por Pincipi,

Posts recomendados

Olá,eu tenho um antigo notebook Hp pavilion ze4900 que quero ressuscitar, o antigo HD (original que veio com ele) estava batendo agulha e falhando até que parou então comprei um substituto de 80gb (o antigo tinha 40) mas esse HD ide tem pinos a mais e por mais que encaixe tenho medo de as conexões estiverem incompatíveis e fritar o HD com eletricidade nos pinos errados posso usar do jeito que encaixou ? mesmo que eu acha que os 4 pinos faltando sejam de energia e talvez quando ligar eu possa o tostar, ou a alguma maneira de eu adaptar ele ?

16641359119245174871121901396292.jpg

16641362772025055257634030518463.jpg

16641362931721091763887096582743.jpg

16641363172047402868512517729320.jpg

16641363273028051872427243687094.jpg

16641363509016381783397432161307.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, como pode ver pelas especificações originais,  o HP Ze4900 tem HD SATA1.

https://www.techwalla.com/articles/hp-ze4900-specifications

Então esse HD IDE é totalmente incompatível, a menos que encontre algum adaptador IDE->SATA, mas o recomendável é colocar um SSD SATA (pode se qq um, porque os SATA são retrocompatíveis).

PS: poste uma foto das conexões do HD danificado para ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, PedraX disse:

Boa noite, como pode ver pelas especificações originais,  o HP Ze4900 tem HD SATA1.

https://www.techwalla.com/articles/hp-ze4900-specifications

Então esse HD IDE é totalmente incompatível, a menos que encontre algum adaptador IDE->SATA, mas o recomendável é colocar um SSD SATA (pode se qq um, porque os SATA são retrocompatíveis).

PS: poste uma foto das conexões do HD danificado para ter certeza.

Estranho,pois a BIOS sem o HD no teste de HD mostra: "no IDE device" e não tenho mais o HD antigo mas tinha serteza que o antigo tinha sistema de pinos parecido e dizia ser IDE aliás esse conector preto estava encaixado nos pinos do antigo HD e encaixava perfeitamente pena que tava batendo agulha... Mas se você quiser posso mandar imagem do notebook e de sua entrada de HD 😀

16641363172047402868512517729320.thumb.jpg.4c1e00772decfa6be3c4025e469b3506.jpg

16641363273028051872427243687094.thumb.jpg.2ecbab5d1e0e31a80afdd36d8ee5aa51.jpg

21 horas atrás, PedraX disse:

Boa noite, como pode ver pelas especificações originais,  o HP Ze4900 tem HD SATA1.

https://www.techwalla.com/articles/hp-ze4900-specifications

Então esse HD IDE é totalmente incompatível, a menos que encontre algum adaptador IDE->SATA, mas o recomendável é colocar um SSD SATA (pode se qq um, porque os SATA são retrocompatíveis).

PS: poste uma foto das conexões do HD danificado para ter certeza.

PS: eu olhei a página e nas informações do notebook não consta dados sobre o HD creio que você tenha visto SATA lá perto do final da página mas estava se tratando do laptop Gateway MA7,Screenshot_2022-09-26-16-59-35-037_com.android.chrome.thumb.jpg.4af1ec703a5016a5d6eb2140bfb53eeb.jpg print:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, PedraX disse:

Pois é, mande uma foto do HD antigo(o danificado) e a entrada de dados dele.

Melhor: mande fotos dos dois, lado a lado e frente a frente, dando para ver as conexões.

Não tenho mais o HD antigo mas tenho o conector dele (uma peça de plástico que coloca nos pinos do HD e a outra ponta encaixa no notebook) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, PedraX disse:

Colega, para mim é um mistério nessa conexão, nunca ví: contei 44 pinos e o IDE é 40 pinos.Realmente não é SATA. Acho que não há o que fazer, isso porque não contribuirá com a pinagem femea .

 

Vou encaixar o conector mesmo que sobre quatro pinos (talvez possam ser para jampear então podem ser ignorados) e talvez os pinos de energia sejam juntos com os de dados e encaixar PS:eu testei e encaixou só que fiquei com medo pelos pinos faltando e nunca ter visto essa conexão,vou ligar o notebook se ligar o led de HD e ele funciona pegou se não ligar led nem fazer barulho e correr e tirar da fonte para evitar danos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Eu já tive um notebook ECS 557S que usava o mesmo conector que o seu, de um lado o IDE do HDD e do outro a dupla fileira que ia na placa-mãe, de fato havia um problema ou defeito no conector que se manifestou em vários usuários.

Se você pegar o data sheet do HDD atual vai ver os detalhes da conexão dele, pelo que me lembro os quatro pinos que sobram ficam vazios ou podem ser fechados com um jumper conforme a configuração a ser obtida, os demais pinos vão no adaptador e não tem como encaixar errado porque só entram numa única posição, mesmo que inverta o adaptador.

Tem que tomar cuidado com os pinos empenados, tipo começar a encaixar do lado empenado primeiro para evitar que amassem ou quebrem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/09/2022 às 22:15, Pincipi disse:

Eu já tive um notebook ECS 557S que usava o mesmo conector que o seu, de um lado o IDE do HDD e do outro a dupla fileira que ia na placa-mãe, de fato havia um problema ou defeito no conector que se manifestou em vários usuários.

Se você pegar o data sheet do HDD atual vai ver os detalhes da conexão dele, pelo que me lembro os quatro pinos que sobram ficam vazios ou podem ser fechados com um jumper conforme a configuração a ser obtida, os demais pinos vão no adaptador e não tem como encaixar errado porque só entram numa única posição, mesmo que inverta o adaptador.

Tem que tomar cuidado com os pinos empenados, tipo começar a encaixar do lado empenado primeiro para evitar que amassem ou quebrem.

Muito obrigado pela resposta eu agradeço muito e vou fazer o teste sem medo de pôr fogo no sistema elétrico da minha casa KK 😀

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!