Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa-mãe B450 M Steel Legend e pretendo trocar meus pentes de memória atuais, vi um kit de 2x16 GB 3600Mhz da Corsair por um preço atraente, porém, fiquei na dúvida se meu processador suporta essa frequência

• Membro VIP
Postado

@Drakins Você pode usar uma frequência maior que a suportada pelo processador, ela só vai ficar limitada á velocidade máxima dele. Se a velocidade máxima dele for 3200mhz, suas memórias vão trabalhar nessa frequência. Veja se esse modelo da sua placa-mãe suporta os 3600mhz.

Postado
25 minutos atrás, Drakins disse:

Tenho uma placa-mãe B450 M Steel Legend e pretendo trocar meus pentes de memória atuais, vi um kit de 2x16 GB 3600Mhz da Corsair por um preço atraente, porém, fiquei na dúvida se meu processador suporta essa frequência

Sinceramente, não tem preço nenhum que valha essa compra. Primeiro que você não precisa de 32gb com um 1600af, e segundo que mesmo que precisasse, seria muito mais jogo aproveitar a RAM que você já tem e só comprar um pente segundo pente de 16gb (ou 2 de 8 para ficar esteticamente mais agradável). Não compre esse kit.

E sobre frequência, 3600mhz com dual rank num Ryzen de 2a geração... é, talvez você consiga esse overclock automático sim. Mas se você me dissesse que o XMP não está funcionando, eu não me surpreenderia.

Postado

@Imakuni Pretendo comprar 32GB de memória RAM porque trabalho em casa utilizando muito o navegador, muitas páginas simultâneas abertas. E sobre o processador, após comprar a memória RAM com uma frequência maior do que a minha atual (atualmente tenho 2x8GB 2400MHz) vou comprar um processador melhor também

Postado
1 minuto atrás, Drakins disse:

@Imakuni Pretendo comprar 32GB de memória RAM porque trabalho em casa utilizando muito o navegador, muitas páginas simultâneas abertas. E sobre o processador, após comprar a memória RAM com uma frequência maior do que a minha atual (atualmente tenho 2x8GB 2400MHz) vou comprar um processador melhor também

Ainda assim, continua o que eu falei: é melhor só comprar um pente de 16 (ou outros 2 de 8 por questão estética) e usar em conjunto com a RAM que você já tem.

De qualquer forma, lembre que só vale pegar mais que 3000~3200mhz se o preço estiver igual. Se estiver mais caro, é dinheiro jogado fora.

Postado
12 minutos atrás, Drakins disse:

Pretendo comprar 32GB de memória RAM porque trabalho em casa utilizando muito o navegador, muitas páginas simultâneas abertas.

E chega a algo perto de 16 GB só com abas de navegador abertas? Sem contar o swap do sistema, que adiciona +16~32 GB disponíveis (ou quanto você definir) no SSD (que, claro, não tem a velocidade da RAM, mas ainda assim pra algo como navegação e troca de abas deve fazer diferença mínima).

Postado

@Shaman93 Não só o navegador, obviamente, muitas vezes deixo Steam aberta em segundo plano, ShareX para tirar prints, YouTube Music para escutar músicas enquanto trabalho, Discord, WhatsApp Desktop, então, sim, bate perto dos 16 GB de uso de RAM.

@Imakuni Pretendia pegar 2 pentes de 16 GB para futuramente expandir para 64, porém, não vou ter tanta aplicação para tanta RAM, vou pegar 4x8GB mesmo (eu pretendo apenas trocar de memória RAM por causa da frequência das minhas antigas, fora que, vou dar elas para meu primo que usa Vega e tem apenas 😎

Postado
20 minutos atrás, Drakins disse:

@Shaman93 Não só o navegador, obviamente, muitas vezes deixo Steam aberta em segundo plano, ShareX para tirar prints, YouTube Music para escutar músicas enquanto trabalho, Discord, WhatsApp Desktop, então, sim, bate perto dos 16 GB de uso de RAM.

@Imakuni Pretendia pegar 2 pentes de 16 GB para futuramente expandir para 64, porém, não vou ter tanta aplicação para tanta RAM, vou pegar 4x8GB mesmo (eu pretendo apenas trocar de memória RAM por causa da frequência das minhas antigas, fora que, vou dar elas para meu primo que usa Vega e tem apenas 😎

Vamos por partes.

De novo, não tem porque trocar só pela frequência. Não importa que seus pentes atuais só tenham perfil de 2400mhz, qualquer DDR4 hoje em dia faz bem mais que isso. É praticamente certeza que você consegue no mínimo uns 3200 na sua RAM atual, e muito provavelmente mais. Então não invente de trocar por essa razão.

Dito isso, se você vai aproveitar a RAM antiga em outra máquina, aí é outra história. Nesse caso, é efetivamente a mesma coisa que se você não tivesse nada de RAM, então escolha entre comprar 2 pentes de 8 para ficar com 4x8 por enquanto e duas máquinas de 2x8 depois, ou se for montar a máquina dele agora, compre um kit 2x16 se você faz porque faz questão de ter 32gb (que eu ainda acho sem motivo, mas....). De qualquer forma, não compre um kit 4x8, é besteira.

Postado

@Imakuni Então, como eu havia dito antes, meus pentes de 2x8GB de memória RAM não suprem mais o meu uso, eu TRABALHO todos os dias com diversas páginas no navegador abertas e outras tarefas simultaneamente, não é QUESTÃO de querer 32GB de RAM, sim, necessidade. Tem momentos em que minha memória RAM atinge 100% do uso apenas com as aplicações de trabalho. A parte do "gasto" não é um real problema, não me importo com valores, me importo no impacto que isso vai ter, ou não, no meu trabalho.

• Membro VIP
Postado

@Drakins Então coloque 2x16gb, mas não há necessidade de comprar memórias 3600mhz, 3200 já vai ser  suficiente. Ou se quiser deixar "mais bonito" com todos slots ocupados use 4x8gb

Postado
2 horas atrás, PedroNoal disse:

@Drakins Ou se quiser deixar "mais bonito" com todos slots ocupados use 4x8gb

A AMD não atualizou na página dos processadores antigos, mas nos novos coloca a informação que o controlador de memória é garantido a funcionar com a frequência nominal da controladora se observado:

Citação

Ryzen 5600

Velocidade máxima da memória: Up to 3200MHz

Max Memory Speed 

2x1R DDR4-3200 

2x2R DDR4-3200 

4x1R DDR4-2933 

4x2R DDR4-2667 

1R = chips de memória nos dois lados do PCB

2R = chips de memória nos dois lados do PCB

Como pouca gente observa este detalhe do 1R, 2R ao comprar memória, pode dar com "burros n'água".

Postado

@PedroNoal Sim, decidi que no fim ia comprar 2x16GB 3200MHz, estava em dúvida em questão da frequência pois estava com pouca diferença de preço entre a 3200MHz e a 3600MHz, agradeço pela ajuda

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!