Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC GAMER novo R$ 6.200 em 12x ou simples upgrade do velho? Parece óbvio, mas não


Posts recomendados

Boa tarde galera. 

Antes de mais nada, quero dizer que li algumas páginas do fórum para não ser repetitivo.

Minha questão é: terminei uma obra em casa, estou sem dinheiro, fiz empréstimo para poder pagar tudo ---- mas sou filho de deus e tenho direito de ter meu PC pra jogar meus joguinhos, kkkk ...

 

Então, estou com duas situações e, obviamente, tudo depende, mas eu gostaria de saber a opinião de vcs, o que vcs fariam no meu lugar.

Tenho um PC antigo, comprado em 2017 com uma boa configuração para época, PC usado exclusivamente para jogos. Atualmente, jogo WoW e LoL, mas gosto de jogos que exigem da VGA. Abaixo, a configuração do meu PC:

 

Processador AMD Ryzen 5 1600

placa-mãe ASUS PRIME A320M-A

Placa de Vídeo Zotac GeForce GTX 1070 Mini 8GB GDDR5 256Bit

Fonte Corsair CX500 V2 500W, Certificado 80 Plus Bronze

4x Memória Kingston HyperX Fury 8GB 2666Hz DDR4 CL15

 

OPÇÃO 1: Comprar apenas uma RX 6600 ou uma RTX 2060 super e ficar de boas por mais uns 2 anos com a máquina velha

 

OPÇÃO 2: Entubar logo numa máquina nova 12x de R$ 522,72 que encontrei na P'chau, nas configurações abaixo, PC fechado

https://www.pichau.com.br/computador-pichau-gamer-tailypo-intel-i3-10100f-GeForce-RTX-3060-ti-8gb-16gb-DDR4-SSD-m-2-480gb-32248

 

 

Processador Intel Core i3-10100F

placa-mãe MSI B560M-A PRO

2 x memória Team Group T-Force Vulcan Pichau, 8GB (1x8), DDR4, 3200MHz, C16,

1 x SSD Adata XPG SX6000 Lite 512GB M.2 2280 NVMe

ASUS GeForce RTX 3060 Ti 

Fonte Gamer AZZA 650W RGB 80 PLUS Bronze

Gabinete Gamer Pichau Apus Black, Mid-Tower

 

OBS: Na opção 2, eu pretendo vender meu PC velho por alguns mangos.

 

E ai galera ... o que vcs acham?

Me ajudem, pls. Dedo tá coçando! 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa configuração da Pichau tem alguns desequilíbrios, o pior deles é a fonte de péssima qualidade inclusa no conjunto, o que economizaram na fonte colocaram desnecessariamente na placa-mãe. Fora que se você colocar uma RTX 3060 Ti no seu PC vai dar quase a mesma coisa que esse PC novo, eu só sugiro trocar a fonte junto porque essa sua já é um modelo antigo e já está na hora de aposentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, deixa eu ver se entendi. 

Em temos de custo-benefício, considerando que eu já tô apertado na grana, seria melhor comprar logo uma 3060ti para o meu PC antigo e trocar a fonte?

 

Minha dúvida é que me parece que tudo iria dar gargalo. Meu processador é antigo, minha placa-mãe é PCIe 3.0, enfim. Quando fui ver, parecia que teria que trocar tudo se fosse partir para uma NVIDIA da geração 30xx.

 

 

Demais colegas, opiniões?

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, rafaelcsferreira disse:

Em temos de custo-benefício, considerando que eu já tô apertado na grana, seria melhor comprar logo uma 3060ti para o meu PC antigo e trocar a fonte?

Sim, exato. Haveria gargalo naqueles games mais intensivos para CPU, mas o mesmo aconteceria com a configuração com Core i3 10100F. Só que no seu PC você ainda tem a possibilidade de futuramente colocar um Ryzen 5 5600 e melhorar as coisas. A ASUS liberou atualização de BIOS para sua placa-mãe, adicionando compatibilidade para toda linha Ryzen AM4.

 

Você também pode optar por uma placa mais barata e ja trocar o processador junto se o orçamento estiver apertado. Mas como você já tem uma GTX 1070, placa equivalente a uma RTX 3050/GTX 1660 Ti, você não teria ganhos tão significativos pegando algo como uma RTX 2060 ou 2060 Super, só ganharia suporte a Ray Tracing e DLSS, e Ray Tracing nem é o ponto forte da 2060 (tem hardware fraco pra isso).

 

4 minutos atrás, rafaelcsferreira disse:

Minha dúvida é que me parece que tudo iria dar gargalo. Meu processador é antigo, minha placa-mãe é PCIe 3.0, enfim. Quando fui ver, parecia que teria que trocar tudo se fosse partir para uma NVIDIA da geração 30xx.

Isso não é problema algum, não existe qualquer impacto negativo no desempenho na prática. Existem sim placas PCI-Express 4.0 que dão problema em 3.0, mas essas são duas vergonhas que a AMD decidiu empurrar garganta abaixo na gente, que são a RX 6400 e RX 6500 XT. Esse problema se deve pelas placas trabalharem eletricamente em x4 e não em x16, como a RTX 3060 Ti. Mesmo placas que trabalham em x8, como a RTX 3050 e RX 6600, por exemplo, ainda se saem bem em PCI-Express 3.0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse i3 é mais fraco do que seu Ryzen antigo, essa config da pichau não chega aos 200 fps no lol, na minha opinião se a sua placa de vídeo estiver em bom estado em compraria um kit novo com r5 5500 ou r5 5600 + tuf b550m. com a nova geração de placa de placas da nvidia + a queda da mineração ta tendo uma queima de estoque no aliexpress. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A RTX 2060 

5 horas atrás, rafaelcsferreira disse:

 Meu processador é antigo, minha placa-mãe é PCIe 3.0,

 

Se esta preocupado com PCI 3.0 não deveria comprar micro com CPU Intel da 10ª geração, pois o i3-10100F é PCI 3.0:

  • Revisão de PCI Express3.0

  • Configurações PCI Express ‡Up to 1x16, 2x8, 1x8+2x4

  • Nº máximo de linhas PCI Express16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!