Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock memória RAM fica estável no Core i3 10100f


Shardown

Posts recomendados

Olá galera tenho um kit i3 10100f + ASRock b560M steel legend + 2x8gb corsair 3000mhz + corsair cv 550 + GTX 970 4gb evga SC + 1 aircooler que esqueci a marca deve ser risemode 1 fan 

então eu ativei o xmp nas minhas memórias e elas trabalhavam em 3000 MHz xmp padrão, simplesmente fui na BIOS e alterei o clock delas para 3333 MHz e salvei e funcionou legal não mudei timing nem, nada ficou no padrão do xmp

15,17,17,35 trfc 584 clocks e comand rate 2T, fiz um testes de estabilidade e está tudo normal até o momento, eu só fiquei meio pensativo porque esse i3 10100F no site está descrito que a memória que ele trabalha é 2666 MHz e botei as memórias em 3333 MHz queria saber se diminuiria muito a vida útil do processador ou das memórias se traz algum grande risco. desculpe se tiver algum erro de portugues kkkk

Sem título 2.png

Sem título.png

3.png

4.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu me pergunto que teste foi esse que você fez...

 

Mas enfim, o "máximo" do processador não é um valor limitante, mas sim o maior valor que o fabricante garante, com 100% de certeza que funcione (e caso contrário, te dá direito a acionar a garantia). Na prática, o limite que funciona é beeem maior.

 

E sobre risco, fique tranquilo, um OC desses não afeta nem o processador e nem as memórias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A valeu então amigo voce me recomendaria fazer algum tipo de teste mais especifico algum programa para usar ? eu usei o aida 64 para estressar o processador e a memória

mais já estou usando assim uns 5 dias e eu jogo days gone, dayz e a navegaçao da internet nada de travar e nem o pc crashsar, só o face as vezes que apresenta problemas não sei porque mais

deve ser facebook bugado mesmo, até qual limite eu poderia fazer esse overclock sem problemas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Imakuni disse:

Mas enfim, o "máximo" do processador não é um valor limitante, mas sim o maior valor que o fabricante garante, com 100% de certeza que funcione (e caso contrário, te dá direito a acionar a garantia).

 

Da memória, porque do CPU a Intel se garante, avisando que  usar o XMP pode anular a garantia do CPU. Tempos atrás a Chipart fez um vídeo sobre o assunto.

 

XMP.thumb.jpg.efc8e388c438d7ecb5418aa5972a383c.jpg

 

A intel vende um "seguro para overclock", com pagamento anual.

 

Apesar que CPU Intel pifar é raro - vi um caso, DoA. O que é comum dar xabu é AMD, vide esta extensa lista de RMA.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, 1lokos disse:

Da memória, porque do CPU a Intel se garante, avisando que  usar o XMP pode anular a garantia do CPU. Tempos atrás a Chipart fez um vídeo sobre o assunto.

Sim, isso existe para pegar trouxa desavisado.

 

11 minutos atrás, Shardown disse:

não entendi a ultima resposta, posso ficar usando assim mesmo a 3333 MHz está em um limite razoavel ? tem muito risco ???

É perfeitamente razoável e o risco é zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu então galera eu tentei subir pra mais de 3333 MHz acho que a outra frequência era 3460 algo assim, ai deu tela azul, deve ser porque eu não mexi nas latencias acho

que se eu subisse um pouco iria funcionar legal. á o pc do meu irmão tem uma z87 da gigabyte e dois pentes kingstom fury de 8gb cada 1600 MHz eu setei as memórias para 1866

e as latencias a placa-mãe botou sozinha tb está seguro esse over ? lá é um i5 4670k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 30/09/2022 às 17:57, Shardown disse:

Olá galera tenho um kit i3 10100f + ASRock b560M steel legend + 2x8gb corsair 3000mhz + corsair cv 550 + GTX 970 4gb evga SC + 1 aircooler que esqueci a marca deve ser risemode 1 fan 

então eu ativei o xmp nas minhas memórias e elas trabalhavam em 3000 MHz xmp padrão, simplesmente fui na BIOS e alterei o clock delas para 3333 MHz e salvei e funcionou legal não mudei timing nem, nada ficou no padrão do xmp

15,17,17,35 trfc 584 clocks e comand rate 2T, fiz um testes de estabilidade e está tudo normal até o momento, eu só fiquei meio pensativo porque esse i3 10100F no site está descrito que a memória que ele trabalha é 2666 MHz e botei as memórias em 3333 MHz queria saber se diminuiria muito a vida útil do processador ou das memórias se traz algum grande risco. desculpe se tiver algum erro de portugues kkkk

Sem título 2.png

Sem título.png

3.png

4.png

Bom dia, tenho um "i3-10105" com uma placa-mãe "GIGABYTE H410M H V3" seria possível fazer XMP? 

 

Com i7 essa placa aceita 2933mhz! Queria saber para comprar 2 memórias de no mínimo 3000mhz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 01/02/2023 às 11:33, Marcos1997felipe disse:

Bom dia, tenho um "i3-10105" com uma placa-mãe "GIGABYTE H410M H V3" seria possível fazer XMP? 

 

Com i7 essa placa aceita 2933mhz! Queria saber para comprar 2 memórias de no mínimo 3000mhz.

Acho que sua placa-mãe não aceita essa frequência pelo que está escrito no site infelizmente

 

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/H410M-H-V3-rev-10-12/sp#sp

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!