Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transferir Windows de HD pra SSD


Ir à solução Resolvido por Fause,

Posts recomendados

Em 01/10/2022 às 19:33, Wal SJC disse:

O processo é simples.

Baixe o https://www.partitionwizard.com/free-partition-manager.html (versão free)

Instale-o.

Abra o programa e selecione a opção "Assistente de Migração de SO para SSD"

Siga as instruções.

Boa diversão!

 

Acabou que esse programa só faz a migração na versão paga (60 euros só rs), alguém sabe de alguma outra alternativa igualmente boa, que seja free?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, GabrielGN disse:

Acabou que esse programa só faz a migração na versão paga (60 euros só rs), alguém sabe de alguma outra alternativa igualmente boa, que seja free?

Tem outros programas, mas não fazem direto, você tem que entender o processo, para conseguir fazer "na mão".

Com esse que eu citei, antes fazia direto, só se nas novas versões free eles caparam algumas funções.

Mas você ainda consegue fazer, clonando o disco e colocando o boot em seguida, caso não funcione somente com a clonagem.

Outros programas que também fazem a mesma coisa (clonagem) e transferência de sistema (nas versões pagas):

- Aomei Partition Assistant

- Easeus Todo Backup

- Easeus Partition Master

- Renee Becca

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Wal SJC disse:

Tem outros programas, mas não fazem direto, você tem que entender o processo, para conseguir fazer "na mão".

Com esse que eu citei, antes fazia direto, só se nas novas versões free eles caparam algumas funções.

Mas você ainda consegue fazer, clonando o disco e colocando o boot em seguida, caso não funcione somente com a clonagem.

Outros programas que também fazem a mesma coisa (clonagem) e transferência de sistema (nas versões pagas):

- Aomei Partition Assistant

- Easeus Todo Backup

- Easeus Partition Master

- Renee Becca


aparentemente eles caparam essa função de fazer direto nas versões mais recentes (que suportam windows 11). valeu pela ajuda, vou me informar do processo pra fazer "na mão" mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, GabrielGN disse:


aparentemente eles caparam essa função de fazer direto nas versões mais recentes (que suportam windows 11). valeu pela ajuda, vou me informar do processo pra fazer "na mão" mesmo.

O processo não tem mistério.

voce clona o HD (tipo: clonar o disco C para o D: )

Em seguida, desliga o PC, retira o disco C e coloca no lugar dele o disco D, que agora passará a ser o C.

A partir de então, o sistema deve rodar do mesmo jeito que era antes, mas já no novo disco.

As vezes dá algum problema no boot, mas você usa a mídia de instalação do Windows para fazer o reparo automático de inicialização.

O HD que foi clonado fica fora e preservado, qualquer coisa você retira o SSD e volta ele para o lugar, que tudo vai voltar a ser como como estava no início. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Clonezilla Live - dando boot com um pendrive, faz isso.

 

E o Macrium Reflect 8  diz ser gratuito

 

  • Create images of running Windows OS

Aqui um tutorial do Reflect 8, inclusive lembrando de desfragmentar e otimizar o HD antes da clonagem.

 

https://www.supertutoriais.com.br/pc/como-transferir-o-windows-de-um-HD-para-um-SSD/

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, GabrielGN disse:

vou me informar do processo pra fazer "na mão" mesmo.

Pesquise no Youtube: minitool partition wizard 9.

Essa é a versão que eu tenho instalada e consigo fazer a transferência do sistema.

Ainda não tentei com o Windows 11, mas deve funcionar, pois sempre faço com o Windows 10, sem problemas.

Inclusive no YT há vários tutoriais, explicando o funcionamento e as opções possíveis.

Mas você terá que baixar essa versão 9 através de algum site de downloads, pois no site oficial só  está disponível a versão atual, que teve essa função bloqueada.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/10/2022 às 18:16, GabrielGN disse:

Alguém que já fez esse processo pode dar uma luz de qual o melhor programa? Queria manter todas as configurações e não ter problemas de espaço não alocado que vi em alguns relatos

 

Utilize o Macrium Reflect.

É gratuito e faz a clonagem do HD para o SSD... Do mesmo jeito que estiver no HD vai ficar no SSD.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei o Macrium mesmo (só hoje, tava sem tempo), e acabou que quando começa a copiar a partição principal, dá erro (Error 0 blablabla).

Tentei o Partition Wizard 9, não funciona pois a partição está em uso, aí pede pra reiniciar (creio que pra rodar o programa independentemente da partição em uso), e quando reinicia dá BSOD (Kmode exception not handled)


tentei resolver os problemas de algumas formas e não deu, então acabou que cheguei a conclusão que meu HD tá danificado (69% de saúde no crystaldisk, alerta amarelo no C5 e erros ao scannear o HD pelo cmd, q o windows não conseguiu resolver), então no fim acho que vou ter que instalar o windows no SSD mesmo e restaurar um backup do HD antigo lá rs, tentar copiar tudo exatamente como é no fim de tudo acabou sendo só um capricho

 

Então só uma dúvida, se alguém já tiver feito isso: A imagem de backup do Macrium já faz um backup do Windows também, e nem é preciso instalar o windows antes? Ou vou precisar instalar o Windows e depois restaurar a imagem do backup no SSD?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, GabrielGN disse:

Tentei o Macrium mesmo (só hoje, tava sem tempo), e acabou que quando começa a copiar a partição principal, dá erro (Error 0 blablabla).

Tentei o Partition Wizard 9, não funciona pois a partição está em uso, aí pede pra reiniciar (creio que pra rodar o programa independentemente da partição em uso), e quando reinicia dá BSOD (Kmode exception not handled)


tentei resolver os problemas de algumas formas e não deu, então acabou que cheguei a conclusão que meu HD tá danificado (69% de saúde no crystaldisk, alerta amarelo no C5 e erros ao scannear o HD pelo cmd, q o windows não conseguiu resolver), então no fim acho que vou ter que instalar o windows no SSD mesmo e restaurar um backup do HD antigo lá rs, tentar copiar tudo exatamente como é no fim de tudo acabou sendo só um capricho

 

Então só uma dúvida, se alguém já tiver feito isso: A imagem de backup do Macrium já faz um backup do Windows também, e nem é preciso instalar o windows antes? Ou vou precisar instalar o Windows e depois restaurar a imagem do backup no SSD?

Não faça clone de disco com bad clusters, porque vai virtualizar os mesmos defeitos, no SSD.

Melhor fazer uma instalação limpa! 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 horas atrás, GabrielGN disse:

Tentei o Macrium mesmo (só hoje, tava sem tempo), e acabou que quando começa a copiar a partição principal, dá erro (Error 0 blablabla).

Tentei o Partition Wizard 9, não funciona pois a partição está em uso, aí pede pra reiniciar (creio que pra rodar o programa independentemente da partição em uso), e quando reinicia dá BSOD (Kmode exception not handled)


tentei resolver os problemas de algumas formas e não deu, então acabou que cheguei a conclusão que meu HD tá danificado (69% de saúde no crystaldisk, alerta amarelo no C5 e erros ao scannear o HD pelo cmd, q o windows não conseguiu resolver), então no fim acho que vou ter que instalar o windows no SSD mesmo e restaurar um backup do HD antigo lá rs, tentar copiar tudo exatamente como é no fim de tudo acabou sendo só um capricho

 

Então só uma dúvida, se alguém já tiver feito isso: A imagem de backup do Macrium já faz um backup do Windows também, e nem é preciso instalar o windows antes? Ou vou precisar instalar o Windows e depois restaurar a imagem do backup no SSD?

 

Sim... Quando voce faz o clone de um HD para outro HD ou SSD, ele faz um espelhamento deixando o destino exatamente igual ao que estava na origem.

Quando voce vai fazer uma clonagem de um HD com bad blocks, ai eu recomendo o True Image (esse não é gratuito, mas...) ele consegue fazer a imagem de HD com bad blocks ignorando os erros.

 

Concordo com o que o amigo acima disse sobre virtualizar os problemas dos bad blocks no novo HD ou SSD (isso já aconteceu comigo), mas como serão problemas virtuais, um chkdsk depois já resolve o problema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixando a atualização aqui pra se algum dia alguém tiver problemas similares, fiz como o @Fause falou (valeu pela recomendação do software), usei o Acronis True Image, e depois fiz todas as verificações de saúde no SSD possíveis, e tá tudo ok.

E também, o Acronis você precisa retirar o disco antigo que foi clonado senão ele fica numa tela preta ao iniciar o Windows. você tira o disco antigo, inicia o windows com o novo, e depois pode conectar o antigo de novo e atribuir a letra que quiser a ele. Fiquei 2 horas tentando descobrir o que tinha dado errado, mas eu só não tinha lido as recomendações que aparecem no software mesmo rs


valeu por todas as respostas, todas foram úteis

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!