Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opiniões sobre meu setup


Posts recomendados

É minha primeira vez montando um PC gamer, estudei bastante sobre as peças principais antes de escolhê-las mas ainda assim sou leigo e gostaria de mais opiniões. A intenção é montar um PC de entrada mediano com espaço para upgrades futuros. Vou usar a máquina principalmente para programar e fazer streaming, mas também gosto de jogos modernos e um pouco exigentes, como The Witcher 3 e GTA V.

 

placa-mãe: Biostar B450mx-s

Processador: Ryzen 5 4500

Placa de vídeo: GeForce GTX 750 TI 

memória RAM: Geil Evo Potenza DDR4 8Gb (x2)

Fonte: EVGA 500W 80Plus White 

 

 

O setup tá dentro do meu orçamento de 2.500$. Para mim está um ótimo preço para se considerar um PC de entrada, porém não tenho tanta certeza se a funcionalidade dele vai atender às minhas necessidades de uso. Será que vale a pena investir um pouco mais em alguma peça, ou esse setup vai aguentar sem muitos problemas até que eu comece a dar upgrade daqui a cerca de 2 anos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá, primeiro de tudo, não compre o 4500. Pegue um 3600 usado no lugar, que você consegue na faixa dos 600~650R$.

 

Evite placa-mãe Biostar... você está certo em ir numa B450, mas tente pegar da ASUS, Gigabyte, MSI ou ASRock.

 

Por fim, considere baixar a RAM para 8gb para sobrar grana para uma placa de vídeo um pouco menos velha. RAM você compra outro pente depois e é sucesso; com placa de vídeo, o upgrade é mais complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Mugen3 disse:

placa-mãe: Biostar B450mx-s

Das piores fabricantes de placa-mãe.

 

13 minutos atrás, Mugen3 disse:

Processador: Ryzen 5 4500

Não vale. Pegue um 3600 ou, melhor ainda, um 5600 da China pelo mesmo preço.
 

14 minutos atrás, Mugen3 disse:

Placa de vídeo: GeForce GTX 750 TI 

Dentro de 2 anos, essa placa vai completar 10... Eu tentaria fazer um esforço aqui pra pegar algo melhorzinho. Algo pelo menos do nível de uma RX 570 ou GTX 1060.

 

14 minutos atrás, Mugen3 disse:

memória RAM: Geil Evo Potenza DDR4 8Gb (x2)

Atente para a frequência e latência, busque pelo menos 3200 MHz CL 16.
 

15 minutos atrás, Mugen3 disse:

Fonte: EVGA 500W 80Plus White 

Troque por uma XPG Pylon ou Pichau Nidus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhado no geral, não está bom.

 

6 minutos atrás, Mugen3 disse:

placa-mãe: Biostar B450mx-s

Péssima escolha de placa-mãe, a Biostar dá muitos problemas para os usuários, quando não é problema causado pela BIOS ruim é causado pela construção elétrica ruim, o que acaba capando o desempenho do processador. Para ter segurança evita comprar placas de marcas que não sejam ASUS, Gigabyte e MSI.

 

7 minutos atrás, Mugen3 disse:

Processador: Ryzen 5 4500

Placa de vídeo: GeForce GTX 750 TI 

Essas duas peças podem ser substituída por um Ryzen 5 4600G, o desempenho do vídeo integrado é muito similar a GTX 750 Ti, você vai economizar uma boa grana. Não vale a pena montar um PC do zero com placas de vídeo desse nível. Também daria pra pegar logo um 5600G, o vídeo integrado ainda é similar a uma GTX 750 Ti, mas o processador é um pouco mais forte, será uma vantagem para placas de vídeo mais fortes futuramente.

 

15 minutos atrás, Mugen3 disse:

Fonte: EVGA 500W 80Plus White 

 

Fonte de péssima qualidade, eu recomendo manter distância. Os únicos modelos um pouco mais decentes da EVGA são os modelos Bronze, mas eles costumam custar acima das fontes equivalentes de outras marcas. Eu sugiro ficar com uma Pichau Nidus 500W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta placa-mãe Biostar pode dar thermal throttling quando o VRM atinge a casa dos 80 graus, tem que cuidar da refrigeração desta área, experimente com um dos fans do topo do gabinete soprando sobre os componentes. Veja os vídeos com dicas sobre ela no canal Andreyonline!

 

Para garantir o melhor "airflow" possível o  gabinete dever ter a frente o mais desobstruída possível, exemplo (barato) - Narok

 

Com o aumento semanal de preço de placa-mãe a BIostar já não tem vantagem de preço, que era a única, está por 529,00.

 

Por preço similar compra estes modelos, mais recomendáveis:

 

MIS A520M-A PRO - 459,90

ASUS Prime A520M-E - 539,90

Gigabyte A520M DS3 - 549,00

Gigabyte B450M DS3H - 549,90

 

Mesma coisa a fonte, por preço similar compra fonte com recomendação melhor, exemplo

 

Nidus 500W 80 Plus Bronze - 289,90

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Imakuni disse:

Tá, primeiro de tudo, não compre o 4500. Pegue um 3600 usado no lugar, que você consegue na faixa dos 600~650R$.

Cheguei a pensar em comprar alguma peça usada, mas meu medo é ter dificuldade de vendê-las quando for fazer o upgrade. 

 

1 hora atrás, Imakuni disse:

Por fim, considere baixar a RAM para 8gb para sobrar grana para uma placa de vídeo um pouco menos velha. RAM você compra outro pente depois e é sucesso; com placa de vídeo, o upgrade é mais complicado.

 

Ótima ideia. Minha intenção era realmente pegar outros dois RAM de 8gb futuramente, mas vai ser melhor comprar um por um ao longo do tempo.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Essas duas peças podem ser substituída por um Ryzen 5 4600G, o desempenho do vídeo integrado é muito similar a GTX 750 Ti, você vai economizar uma boa grana. Não vale a pena montar um PC do zero com placas de vídeo desse nível. Também daria pra pegar logo um 5600G, o vídeo integrado ainda é similar a uma GTX 750 Ti, mas o processador é um pouco mais forte, será uma vantagem para placas de vídeo mais fortes futuramente.

 

Sempre fui bastante cético quanto à placas integradas. Por mais que a GTX 750 TI seja antiga, por ser uma placa dedicada e funcionar independentemente, será que não trabalharia melhor no setup? 

 

A opção que meu deu é muito boa e não havia pensado assim, mas nesse caso talvez seja melhor para meu uso em games investir numa placa de vídeo um pouco superior do que investir bastante num processador top de linha com vídeo integrado.

1 hora atrás, Shaman93 disse:

Não vale. Pegue um 3600 ou, melhor ainda, um 5600 da China pelo mesmo preço.

 

Tenho medo de comprar no exterior e ser taxado na alfândega 😅 minha sorte não é das melhores e prefiro não arriscar. Mas investir no 3600 pode ser uma boa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Mugen3 disse:

Sempre fui bastante cético quanto à placas integradas. Por mais que a GTX 750 TI seja antiga, por ser uma placa dedicada e funcionar independentemente, será que não trabalharia melhor no setup? 

 

Não. Inclusive o vídeo integrado da AMD tem tendência a se sair melhor em aplicações DirectX 12 e Vulkan, já que as placas NVIDIA antiga eram um pouco "deficientes" nessa parte. Além disso, o preço cobrado numa GTX 750 Ti hoje geralmente não vale a pena.

 

Veja esse vídeo que trata bem desse assunto:

 

 

15 minutos atrás, Mugen3 disse:

A opção que meu deu é muito boa e não havia pensado assim, mas nesse caso talvez seja melhor para meu uso em games investir numa placa de vídeo um pouco superior do que investir bastante num processador top de linha com vídeo integrado.

Você só terá um desempenho realmente bom em games no dia que colocar uma placa de vídeo atual e com desempenho muito acima do que a GTX 750 Ti pode oferecer. Nenhum dos processadores que citei podem ser considerados "top de linha", o 4600G é exatamente o mesmo processador que o 4500, só que com vídeo integrado, enquanto o 5600G é o mesmo 5500 com vídeo integrado. Todos eles ainda são inferiores ao Ryzen 5 5600 que é praticamente o mesmo 5600X, só que mais barato. Dependendo do jogo você nem notará diferença entre eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Mugen3 disse:

Cheguei a pensar em comprar alguma peça usada, mas meu medo é ter dificuldade de vendê-las quando for fazer o upgrade. 

 

Por mais 50,00 que um 3600 usado, compra o Ryzen 3600 novo com garantia.

Alias é o mesmo preço do 4500, sendo o 3600 melhor

 

Ou como já foi sugerido, o 5600G, que sai mais barato que 4500+750Ti, e que cuja CPU que rende uns 6% a mais que o 3600.

 

Ryzen 5600G - 1.075,00 (K'bum).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!