Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows Defender deu alerta de ransomware não sei se foi real ou falso alerta


Ir à solução Resolvido por Lusitano,

Posts recomendados

Oi, eu estava no meu computador jogando normalmente, quando meu windows defender alertou de virus, afirmando que era um ransomware, mas que ele havia evitado o problema.

 

Porém logo em seguida ele apitou novamente, e continuou uma sequencia de apitos e sempre alertando ransomware.

no susto sai do jogo, e apertei o botão de reiniciar o pc, e ele reiniciou, normalmente e está funcional, não encontrei qualquer arquivo com sinal de crytografia, porém, o Windows defender NÃO ESTÁ marcando qualquer tipo de alerta/notificação ou algo do tipo no historico, simplesmente ta tudo OK, passei uma varredura inteligente no PC e ele disse está ok, não baixei qualquer arquivo recentemente não acho que seja possível pegar um ransomware assim de graça, por isso to achando que foi um falso alerta...

 

mas ainda to meio preocupado, fiz alguns backups pra evitar problema futuro, porém queria perguntar, eu posso continuar confiando no windows defender ou é melhor ir atras de algum antivirus? a quem defende que "o melhor antivirus é o usuario", e eu ja estou em um nivel que tento evitar locais ou sites duvidosos e também tento usar extensões anti AD em alguns sites, não acho que seja possível eu pegar algum virus gratuitamente, ainda mais um pesado a nivel de ransomware por isso utilizo apenas o windows defender do windows 10, muita gente defende ele hoje em dia, mas eu devo me preocupar em procurar outro? eu realmente to assustado com isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Analista de Segurança
  • Solução
16 horas atrás, zMiracleEYE2 disse:

meu windows defender alertou de virus, afirmando que era um ransomware, mas que ele havia evitado o problema.

foi cumprida a missão do seu windows defender.

 

16 horas atrás, zMiracleEYE2 disse:

Porém logo em seguida ele apitou novamente, e continuou uma sequencia de apitos e sempre alertando ransomware

e está funcional, não encontrei qualquer arquivo com sinal de crytografia

Continuou cumprindo a função.

 

16 horas atrás, zMiracleEYE2 disse:

porém, o Windows defender NÃO ESTÁ marcando qualquer tipo de alerta/notificação ou algo do tipo no historico

Pode utilizar os comandos via powershell: Get-MpThreat e Get-MpThreatDetection

 

16 horas atrás, zMiracleEYE2 disse:

não baixei qualquer arquivo recentemente não acho que seja possível pegar um ransomware assim de graça, por isso to achando que foi um falso alerta

Não tem necessáriamente que fazer download de arquivo para ser infetado.

 

16 horas atrás, zMiracleEYE2 disse:

fiz alguns backups pra evitar problema futuro

Agiu bem. Isso deve ser uma pratica corrente e é a sua garantia para muitos casos em que não é possível recuperar arquivos como é o caso de infeções por ransomware. Lembre-se de manter os backups guardados em diferentes locais (midia externo, cloud, etc.)

 

16 horas atrás, zMiracleEYE2 disse:

eu posso continuar confiando no windows defender ou é melhor ir atras de algum antivirus?

Creio que essa questão é por si só respondida, veja a lógica: você pôde constatar que deu o alerta e preveniu a infeção, então é confiável.

Atualmente o windows defender, devidamente configurado é sem dúvida um bom e confiável software. Existe um utilitário para ajudar a configurar aqui.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!