Ir ao conteúdo

PC travando após troca de CPU

Ir à solução Resolvido por Tick San,

Posts recomendados

Postado

Eu estava usando o processador Ryzen5 1500x tudo funcionando normalmente, e ontem troquei por um R5 1400 para testar, e percebi que está dando umas travadas bem de leve, mas perceptível, quando abro algum programa demora meio que 1s para aparecer as informações, em jogos as vezes está fluido e em algumas partes começa a dar essas travadas.
Sei que o processador é mais fraco, mas acho q não deveria travar assim, e o uso da CPU não está alto
Meu PC é:
placa-mãe - GA-AB350m DS3h v2
GPU - Rx570 4GB
RAM - 2x8GB
Fonte - Cx450

Será que atualizar BIOS e chipset poderia resolver algo?(sei que não é muito recomendado atualizar isso)
A BIOS instalada atualmente é a versão F40 de 2019, e a última versão é a F52g de 2022
e a ultima versão do Chipset é de 2021 montei meu PC em 2020 nunca atualizei isso.

• Membro VIP
Postado

@Tick San Boa tarde

Ambos Ryzen5 1500x e  1400 são os primeiros processadores da linha Ryzen, então a partir da primeira revisão de BIOS "F1" já suportam ambos processadores.

Quando se faz upgrade de qualquer hardware no PC é fundamental manter a BIOS o mais atual possível, principalmente quando se for instalar "Processador, memória e placa de vídeo".

De qualquer forma atualize a BIOS e instale novamente esse processador para teste.

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-AB350M-DS3H-V2-rev-11/support#support-dl-BIOS

Alias qual será a placa que você vai montar o novo PC usando esse R5 1400?

Antigamente eu acha que processador "funcionava" ou "não funcionava".

Porém o processador pode funcionar mesmo tendo defeito, e os defeitos são:

Apresentando tela azul.

Travando e instabilidade.

Não aceita nem um sistema operacional.

• Membro VIP
Postado
14 horas atrás, Tick San disse:

@Edvaldo J. Frederico atualizei a BIOS, e continuou travando, no jogo parece ate um pouco pior que antes

Bom dia

Tentou resetar a BIOS?

E na placa que ele será instalado também trava?

Se mesmo na outra placa-mãe, com BIOS atualizada, após resetar a BIOS continuar a travar, então esse processador está com algum problema.

As vezes pode ser problem de memória RAM que você está usando, porque a primeira versão dos Ryzen era meio enjuada para memória RAM.

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Problema não foi solucionado, computador continua igual, então preferi comprar outro processador, ainda não chegou, mas acredito que o problema seja o processador não estar funcionando bem.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...