Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

placa-mãe: ASUS prime a320m-k/br

Processador:  Ryzen 2600

Memória HyperX 3200Mhz 1,35v 2x16 = 32GB DDR4

Armazenamento:  HDD: 1tb Seagate, SSD 2X480gb A400, SSD M.2 A1000 240gb

Resfriamento: 4X Fan 120mm, 1x Water Cooler;

Placa de vídeo: RX 6600 Gigabyte (RX 6600), link da compra;

Sistema Operacional: Windows 11 PRO, recem formatado

Driver: Testado com todos;

Fonte: EVGA 550W, Bronze (nova)

Estou com vários problemas envolvendo Stuttering, em diversos jogos, dependendo o game, porém em alguns não ocorre:

Aplicativos testados, segue abaixo;

Jogos com problema: Fortnite, LOL, PUBG

Jogos sem problema: AOE1, AOE2, AOE3, AOE4, Minecraft, Terraria, Witcher3, CS, Muck, Polygon, Valheim, Conan, entre muitos outros.

Resumindo o problema se concentra nos negritados, tentei várias tratativas e sinceramente não sei mais o que fazer, a não ser vender e comprar outra placa, porém pelo o que estou vendo existem vários casos de usuários com a mesma situação. O que me leva a pensar que pode ser alguma incompatibilidade em meu hardware; Inclusive aposentei uma RX580 que apresentava problema de tela "apagar" porém em outro computador funciona "normal"

Fiz as seguintes tentativas:

* Troca de monitor 

* Troca de cabo HDMI, DVI

* Troca de fonte

* Troca de sistema operacional, 10 e 11

* Troca de drivers, 

Adrenalin 22.3.1 Recommended (WHQL) (funciona LOL, não funciona Fortnite, média de 30 a 50FPS)

Adrenalin 22.5.2 Optional (WHQL), não funciona Fortenite/PUBG, porém lol com Stuttering;

Adrenalin 22.6.1 Optional (WHQL), não funciona Fortenite/PUBG, porém lol com Stuttering;

Adrenalin 22.9.2 Optional, funciona tudo, porém com Stuttering;

O que acontece é que o jogo começa bem fluido 120FPS +, e fica a maior parte do tempo nisso, entretanto a cada 10segundos ocorre um drop que chega a congelar o game por frações de segundo; Dependendo o driver o problema some em um jogo e aparece em outro;

* Monitoramento de utilização de processador ;

* Monitoramento de utilização de placa de vídeo;

* Monitoramento de I/O de disco;

* Monitoramento de temperatura de todos os componentes

Tenho percebido que quando os problema ocorre, NENHUMA PEÇA ESTÁ EM 100% DE CARGA, que justifique o problema, normalmente está tudo em meia carga;

* Tentei utilizar o jogo em 720P, 1080P, configuração ALTA, MÉDIA, BAIXA; O problema indiferente da configuração acontece da mesma forma;

* Configuração de latência de memória, frequência;,

Tentei as seguintes dicas da AMD

https://www.amd.com/en/support/kb/faq/dh2-020

https://www.amd.com/en/support/kb/faq/gpu-601

https://www.amd.com/en/support/kb/faq/gpu-601#faq-Troubleshooting-Tips

QUALQUER CONSIDERAÇÃO É BEM VINDA, PENSO QUE POSSA SER ALGO INCOMPÁTIVEL;

Postado

@1lokos Olá, fiz a chacagem dos cabos, inclusive troquei para um CAD6 e sem sucesso, porém temos uma máquina R5 2600 + rx580 que comento no tópico que está rodando na mesma rede cabeada e não ocorre nenhum problema relacionado;

Problema é identificado no FPS, a latência de rede fica fixa em 11ms;

Mas qualquer teste, posso realizar !

Postado

Bom dia !

@GuilhermeGB, assisti vários videos dele, apreendi várias coisas, porém mesmo fazendo as configurações de diversas forma, ainda tenho problema, agora melhorou um pouco... digamos fica 120 a 250FPS dentro da partida, tempo de resposta da CPU ok, tempo de resposta da GPU ok, porém a cada 4 5s ocorre Stuttering, notei que a frequência e consumo da placa cae para quase nulo quando acontece e na sequencia sobre e normaliza por 2 a 4 s, e se repete novamente;

@Edvaldo J. Frederico em outros computadores o problema não acontece com essa placa, da mesma forma que uma GTX 650, placa mais antiga que eu tenho tambem da problema no meu sistema; Porém parece que o problema se concentra nos mesmo jogos;

Agora estou tentando utilizar driver a driver e marcando os resultados, parece que tenho algumas melhoras em alguns e pioras em outros;

Tentei fazer a desatualização da BIOS, porém ele me diz que a "imagem não é UEFI", logo não consigo downgrade, tentei várias versões;

• Triste 1
Postado

@Matheus Andrei Jankovski você teria a possibilidade de tentar o Windows 10 na sua máquina? De vez em quanto eu vejo algumas pessoas reclamando de problemas com Windows 11, e por esse e outros motivos eu ainda me mantenho no Windows 10.

Vale lembrar que a GTX 650 faz parte da arquitetura Kepler, que parou de receber atualização de drivers oficiais ano passado, depois disso só recebeu algumas versões com patches de segurança mais recentes. Não sei como essas placas antigas estão se comportando no Windows 11, já que a NVIDIA não lança otimizações específicas para a arquitetura há vários anos (até onde eu sei), então ainda acho que pode ser algo relacionado com o sistema.

Postado

@GuilhermeGB

placa-mãe: ASUS prime a320m-k

Processador:  Ryzen 2600

Memória : Pichau 2400Mhz 1,2v 2x8 = 16GB DDR4

Armazenamento:  HDD: 1tb Seagate, SSD 2X480gb A400

Resfriamento: 4X Fan 120mm, 1x Air Cooler(padrão);

Placa de vídeo: RX 580 Gigabyte

Sistema Operacional: Windows 10 PRO, recem formatado

Fonte: KCAS 600W, Bronze

Inclusive testes algumas peças dele nesse outro, tipo fonte, memória;

Quando usava a RX580 ficava piscando sem parar a tela

Postado

@Matheus Andrei Jankovski só uma dúvida: por acaso você não estaria jogando com Vsync ativado não? O comportamento dessa linah de frametime aí está muito parecido com quando o Vsync está ativado, e aparentemente seu monitor é de 75Hz. Se for o caso, é completamente esperado que você tenha esse tipo de problema em momentos onde seu PC não conseguir manter a sincronização do o monitor.

Postado

@GuilhermeGB não não, foi só um caso isolado, sem sincronia tambem ocorre.

O mesmo comportamento começou a ocorrer no outro PC que tinha ido bem,

Ao reinstalar o driver mais recente da RX580, começou o mesmo B.O, mudando para um driver antigo resolve, porém para a RX6600 não tenho essa opção.

O driver em questão é de 2020

Postado

é 60hz ai? eu tava com um problema chato agora que voltei ao monitor de 22 antigo como principal, stuttering dos piores, eu já fiz de tudo, até que eu fui ver o monitor a quantos Hz que estava, estava a 59hz, não sei porque! Mudei pra 60Hz que é o certo do monitor e resolvido.

Tenta ai.

• 11 meses depois...
Postado

Olá amigo conseguiu resolver?😩
Eu estou exatamente com esse mesmo problema, ressalto exatamente.
No League of Legends sempre que inicia uma partida(Que abre a janela do game) o jogo dá uma travada.
No cs2 a mesma coisa como pode ver no print abaixo
Setup: 
placa-mãe: A320mh BIOSTAR
GPU: rx6600m
Cpu: Ryzen 5 1600x
16GB RAM
Fonte: Corsair 400sv (400w)

Csgo DROP FRAME analise.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...