Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia à todos.

Venho solicitar ajudar com um problema muito bizarro e que estou sem ideias de como resolver. Desde já agradeço o apoio.
Tenho uma configuração bem razoável:
i9 9900k
16GB RAM 3200Mhz
NVMe
E até então, utilizava uma RTX 2060 SUPER sem qualquer problema no WINDOWS 10.
Há pouco mais de 2 semanas, comprei uma RTX 3070 importada do Ali, da Maxsun, modelo iCraft OC.

A placa é muito fria e funcionou sem qualquer problema desde a compra. Ontem a noite (06/10), resolvi jogar um pouco e simplesmente quando abri alguns jogos como The Witcher 3, Resident Evil 2 e 3 Remakes, Cyberpunk.. Estava simplesmente injogável. 5-10fps.. Resolvi abrir o MSI Afterburn para monitorar o que acontecia e notei que a frequência da GPU estava travada em 420MHz, coisa que é bizarra. Reiniciei a máquina e permaneceu dessa forma. Mexi nos cabos de fonte, nos cabos RGB da placa de vídeo algumas vezes e nada. Quando tirei os cabos RGB e liguei direto os cabos da fonte, ela voltou a atingir as frequencias normais e como sempre foi. Logo associei que poderia ser o cabo RGB que estava com algum problema, não passei a energia necessária, talvez ?! Porém pluguei ele novamente e estava lá, funcionando sem nenhum problema. Fiz uma jogatina de 1h e fui dormir, achando que estava tudo ok. Para minha supresa hoje, o mesmo problema está acontecendo, simplesmente a frequência esta "travada" em 420MHz:
image.png.825ba7e555d10e2979c3a506f2c39a08.png

Tentei instalar versão antiga do driver e o problema permanece. Associei que a placa poderia estar com problemas, mesmo sendo nova.

E resolvi ligar minha RTX 2060 SUPER novamente. Aí que me vem o problema:
Ao ligar a mesma, não dá vídeo mais. Desinstalei o driver da 3070 e sem drivers ela deu vídeo, porém quando o Win 10 da o "update" para o vídeo e sobre para resolução normal (1080p), ela perde o vídeo. Achei que poderia ser algum bug entre os drivers e formatei direto.. Fiz uma instalação limpa do Win10 e subi com a 2060 e deu vídeo normal.. Quando o Windows fez o "update" novamente.. ela perdeu o vídeo. Reinicio a máquina e nada.. pra dar vídeo, só colocando a 3070, que fica nesse b.o que comentei acima. 
Não tenho ideias de como as duas placas estão dando problemas distintos ao mesmo tempo.

Minha MB é uma Z390 Gaming X da Gigabyte com BIOS na última versão. Alguém consegue me dar uma luz de como prosseguir ?

• Moderador
Postado

Ok, estranho, mas porque a troca repentina de placa para placa? talvez os drivers sejam incompativeis entre si em algum momento. Mas não era mais simples ficar com definitiva e fazer todo processo de formatação com ela?

Postado

Sugiro desativar a atualização de drivers automática via Windows Update e instalar manualmente a partir do site da NVIDIA. Mas antes você terá que fazer uma limpeza nos driver usando o programa DDU.

• Curtir 2
Postado

@TheDemonLena Opa, voltei pra RTX 2060 com o intuito de testar, porque a 3070 fica da maneira que mencionei, com a frequência travada em 420MHz. Para usar normalmente para visualização, ok. Para jogar ou aplicações gráficas, impossível.

@GuilhermeGB Fiz isso, em uma formatação limpa do Win10 agora pouco e consegui utilizar a RTX 2060 Super.. Está funcionando perfeitamente agora, agradeço pelo apoio. O que fica é essa questão da 3070, ja vio algo parecido ?

Postado

@knuckles7 pode dar esse tipo de problema se você ficar trocando de placa de vídeo sem fazer a desinstalação e reinstalação dos drivers novamente. Mesmo que sejam duas placas NVIDIA, o correto é desinstalar e instalar o driver toda vez para não correr o risco de mau funcionamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!