Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, tenho esse PC atualmente:

placa-mãe: ASUS prime B450-A/BR

processador: Ryzen 5 2600

memórias: 2 x 8gb Crucial Ballistix 2666mhz

placa de vídeo: RX 580 8gb MSI Armor

fonte: Corsair CX550

monitor: 144hz AOC Hero

gabinete: PCYes Polar bear

Jogos que costumo jogar: Valorant, CSGO, fifa 23, algum MMORPG (WoW, GW2, FFXIV)

Comprei 2 memórias de 8gb 3200mhz hyperx fury beast, e to pensando em comprar uma RTX 3060 TI, se eu conseguir ela parcelada na casa dos 3k.

Mas a dúvida principal é sobre o processador: vale mais a pena o i5 12400f ou o Ryzen 5 5600 nessa config que to montando?

Postado
53 minutos atrás, VHX disse:

Mas a dúvida principal é sobre o processador: vale mais a pena o i5 12400f ou o Ryzen 5 5600 nessa config que to montando?

Primeiro que o 5600 é mais barato, segundo que é mais potente, terceiro que não precisaria trocar a placa-mãe... acho que fica óbcio qual comprar.

53 minutos atrás, VHX disse:

Comprei 2 memórias de 8gb 3200mhz hyperx fury beast,

Pena que já fez isso, jogou dinheiro fora.

Postado
2 horas atrás, Math.Pi disse:

O i5 demandaria uma placa-mãe nova. O Ryzen, não. Basta atualizar a BIOS da sua placa-mãe. Sugiro também ver um kit de dissipador pra mosfet, já que a sua não possui.

a placa-mãe no caso eu seguraria por pouco tempo, somente até ter o dinheiro suficiente pra pegar uma aorus elite b550m ou a TUF gaming, que me informaram ser melhor que a Aorus. Inclusive, se tiver alguma dica também (talvez até mais baratas que as citadas, mas com uma boa placa de som) eu agradeço.

1 hora atrás, Imakuni disse:

Primeiro que o 5600 é mais barato, segundo que é mais potente, terceiro que não precisaria trocar a placa-mãe... acho que fica óbcio qual comprar.

Agora entendi perfeitamente, valeu.

1 hora atrás, Imakuni disse:

Pena que já fez isso, jogou dinheiro fora.

Comprei elas porque tive a oportunidade de pegar por 160,00 cada pente de 8gb. Mesmo por esse preço não vale a pena, sendo CL16 (lembrando que as memórias eu já comprei pensando num upgrade da placa-mãe em um futuro bem próximo - 3 meses no máximo)?

Postado
10 minutos atrás, VHX disse:

a placa-mãe no caso eu seguraria por pouco tempo, somente até ter o dinheiro suficiente pra pegar uma aorus elite b550m ou a TUF gaming, que me informaram ser melhor que a Aorus. Inclusive, se tiver alguma dica também (talvez até mais baratas que as citadas, mas com uma boa placa de som) eu agradeço.

Não faça isso, trocar a placa-mãe é tiro no pé. Você não vai ter nenhuma melhora.

10 minutos atrás, VHX disse:

Comprei elas porque tive a oportunidade de pegar por 160,00 cada pente de 8gb. Mesmo por esse preço não vale a pena, sendo CL16 (lembrando que as memórias eu já comprei pensando num upgrade da placa-mãe em um futuro bem próximo - 3 meses no máximo)?

Essa compra só justifica se:

1. Você pretende montar uma segunda máquina e vai usar os pentes velhos.
  2. Você comprou só para deixar o PC bonito porque acha sua RAM atual feia.
  3. Você tem preguiça de mexer no PC.

Agora, caso você prese pelo desempenho, saiba que jogou 320R$ (+ frete) no lixo; poderia ter gastado zero e ficado com um PC ainda melhor que dessa RAM que você comprou.

Postado
9 minutos atrás, Imakuni disse:

Agora, caso você prese pelo desempenho, saiba que jogou 320R$ (+ frete) no lixo; poderia ter gastado zero e ficado com um PC ainda melhor que dessa RAM que você comprou.

Na verdade comprei porque perguntando aqui no fórum, o pessoal falou que os Ryzen se aproveitam melhor de memórias com clocks mais altos, e que 3200mhz seria uma boa. Sou leigo no assunto. Se possível, gostaria que você me justificasse como que aumentar a frequência de 2666mhz pra 3200mhz seria uma aquisição ruim, pois realmente estou boiando.

11 minutos atrás, Imakuni disse:

Não faça isso, trocar a placa-mãe é tiro no pé. Você não vai ter nenhuma melhora.

Ok.

Postado
2 minutos atrás, VHX disse:

Na verdade comprei porque perguntando aqui no fórum, o pessoal falou que os Ryzen se aproveitam melhor de memórias com clocks mais altos, e que 3200mhz seria uma boa. Sou leigo no assunto. Se possível, gostaria que você me justificasse como que aumentar a frequência de 2666mhz pra 3200mhz seria uma aquisição ruim, pois realmente estou boiando.

A questão não é que aumentar a frequência é algo ruim; justamente o contrário, é bom.

O problema é que você pagou para fazer isso, sendo que poderia fazer DE GRAÇA com os pentes que você já tem, sem precisar de RAM nova para isso. E de brinde, você muito provavelmente conseguiria é ir além, pegando quem sabe um 3400 ou 3600mhz. Basta passar um sabadão vendo vídeos de overclock de memória que você vai perceber que não é um processo tão ruim de se fazer, e hoje em dia, qualquer pente consegue resultados pelo menos medianos.

• Obrigado 1
Postado
13 minutos atrás, Imakuni disse:

A questão não é que aumentar a frequência é algo ruim; justamente o contrário, é bom.

O problema é que você pagou para fazer isso, sendo que poderia fazer DE GRAÇA com os pentes que você já tem, sem precisar de RAM nova para isso. E de brinde, você muito provavelmente conseguiria é ir além, pegando quem sabe um 3400 ou 3600mhz. Basta passar um sabadão vendo vídeos de overclock de memória que você vai perceber que não é um processo tão ruim de se fazer, e hoje em dia, qualquer pente consegue resultados pelo menos medianos.

Agora entendi 100%, valeu demais pela explicação.

2 últimas dúvidas que eu tenho:

- Eu tava querendo trocar a placa-mãe porque o som do meu headset não é tão alto, e imaginei que trocando a placa-mãe por uma melhor, melhoraria esse ponto. Isso é válido no caso de uma ASUS prime b450m-A/BR pra uma aorus elite B550M?

- Eu teria algum problema em colocar a RTX 3060 TI nessa ASUS prime b450m-A/BR que tenho atualmente? Porque pelo que já me disseram é uma placa mais de entrada.

Postado
44 minutos atrás, VHX disse:

- Eu tava querendo trocar a placa-mãe porque o som do meu headset não é tão alto, e imaginei que trocando a placa-mãe por uma melhor, melhoraria esse ponto. Isso é válido no caso de uma ASUS prime b450m-A/BR pra uma aorus elite B550M?

Tanto a ASUS B450-A/BR como a Gigabyte B550M Aorus Elite usam o mesmo CODEC de som, o Realtek ALC 887, é de se duvidar que haja diferença significativa entre elas, e como nenhum "reviewer" atenda a este tipo de detalhe, difícil de saber.

A ASUS TUF B550M-PLus usa o CODEC Realtek ALC S1200A de qualidade superior, principalmente na relação sinal ruído.

Existe amplificador externo para headset, dos baratos "ChingLing" do TioAlii, M.Livre aos caros como o FiiO.

51DuFlf7Y+L._AC_SX425_.jpg

Outros modelos "high end". 

https://www.themasterswitch.com/best-headphone-amps

https://www.whathifi.com/best-buys/accessories/best-headphone-amplifiers

Tem até valvulado.

Manley-Absolute.jpg

• Obrigado 1
Postado

Pessoa, eu teria algum problema em colocar a RTX 3060 TI nessa ASUS prime b450m-A/BR que tenho atualmente? Porque pelo que já me disseram essa placa-mãe é uma placa mais de entrada.

E outra, a fonr segura a config com a 3060 TI tranquila?

• Membro VIP
Postado
11 minutos atrás, VHX disse:

Pessoa, eu teria algum problema em colocar a RTX 3060 TI nessa ASUS prime b450m-A/BR que tenho atualmente? Porque pelo que já me disseram essa placa-mãe é uma placa mais de entrada.

E outra, a fonr segura a config com a 3060 TI tranquila?

V

8 horas atrás, Math.Pi disse:

@VHX O i5 demandaria uma placa-mãe nova. O Ryzen, não. Basta atualizar a BIOS da sua placa-mãe. Sugiro também ver um kit de dissipador pra mosfet, já que a sua não possui.

• Obrigado 1
Postado

@Math.Pi esse kit daria conta? https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2088117751-dissipador-de-vrm-para-placa-me-ASUS-prime-b450m-gaming-br-_JM#position=1&search_layout=stack&type=item&tracking_id=20d98688-95ad-4ee4-bd22-2703f72af277

pelos vídeos que vi no youtube, o pessoal geralmente coloca as pecinhas no mesmo lugar que esse kit vai nas imagens, a diferença é que esse aí são duas peças maiores, ao invés de cubinhos menores.

• Curtir 1
Postado

o headset é baixo? vá la no mixer e habilita o equalização de intensidade, eu deixo habilitado em todas as minhas maquinas.

image.png.50dd65a272a63282557b1318efa20b7b.png

detalhes da sua placa-mãe e qual processador ela suporta
https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-B450M-GAMING-BR/HelpDesk_CPU/

atualizando a BIOS ai, você pode até colocar um 5700g ou outro modelo, tente coloca um 8/16 se der.

realmente memórias de melhor latência e  clock maior ajuda no Ryzen, Vale a pena.

Postado
10 minutos atrás, Eduardo disse:

o headset é baixo? vá la no mixer e habilita o equalização de intensidade, eu deixo habilitado em todas as minhas maquinas.

Boa, vou fazer isso!

11 minutos atrás, Eduardo disse:

detalhes da sua placa-mãe e qual processador ela suporta
https://www.ASUS.com/br/Motherboards-Components/Motherboards/PRIME/PRIME-B450M-GAMING-BR/HelpDesk_CPU/

atualizando a BIOS ai, você pode até colocar um 5700g ou outro modelo, tente coloca um 8/16 se der.

Show, consegui atualizar a BIOS.

11 minutos atrás, Eduardo disse:

realmente memórias de melhor latência e  clock maior ajuda no Ryzen, se tiver duvidas

Bom saber, valeu demais meu grande!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!