Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual memória RAM comprar?


brouler

Posts recomendados

Olá, boa noite! Meu Pc é um OptiPlex 3020, estou querendo fazer um upgrade, porém, ele é muito limitado. Tanto no tamanho (cpu pequena) e também não sei o que a placa-mãe suporta.

Decidi começar pela memória ram, mas estou em dúvida. Quando comprei era 8gb, mas troquei as memórias e atualmente tenho 12gb de ram (2x6), porém quero colocar 16gb. Pesquisei preços de memórias, quando me deparei que existe 2 tipos de memórias UDIMM e DIMM, então estou na dúvida qual é a adequada pro meu pc e se compro qualquer marca ou gamer.
Alguém pode me dar uma luz?

 

Configuração do meu pc
i5 4570 3.20ghz
12gb ram (meu desejo é aumentar)
500 HD (meu desejo é acrescentar uma SSD)
placa de vídeo gt 1030 2gb (meu desejo é comprar uma gt1030 de 4gb, já que acredito que a fonte não vai aguentar placa superior a essa)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brouler

19 minutos atrás, brouler disse:

(2x6)

Oi? Não existe memória de 6GB, ou é 2GB, 4GB, 8GB ou 16GB.

 

20 minutos atrás, brouler disse:

placa de vídeo gt 1030 2gb (meu desejo é comprar uma gt1030 de 4gb, já que acredito que a fonte não vai aguentar placa superior a essa)

São a mesma coisa. na real ia ser jogar dinheiro fora nessa placa, aliás, qual a marca e modelo da sua fonte.

No geral DDR3 já não é mais produzido, só vai achar memórias usadas, se for para comprar recomendo que compre no ali de marcas conhecidas (HyperX, Kingston, Samsung e etc.).

@Wal SJC Isso é memória de notebook.... o dell optiplex 3020 é um PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Wal SJC Estranho que no site da dell diz que é DIMMimage.png.d0e4939ce0c07ac42b3731add25a4396.png

Outra coisa é: Como eles fizeram um processador de PC funcionar com memórias de notebook? Se não to enganado existem chips diferentes que fazem com que tal coisa seja impossível, ou estou confundindo com memória ECC.

Veja mais abaixo, na página 56 do manual está especificado o tipo dos sockets de memória.

A DELL e a HP costumavam usar esse tipo de memória em PC's, nessa época.

Não sei se ainda usam, até hoje.

SODDIM não é ECC.

Memórias ECC geralmente são usadas em servidores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Wal SJC

1 minuto atrás, Wal SJC disse:

Veja mais abaixo, na página 56 do manual está especificado o tipo dos sockets de memória.

Sim eu sei, mas no site da Dell está outra informação, por isso está meio estranho isso.

 

2 minutos atrás, Wal SJC disse:

SODDIM não é ECC.

Memórias ECC geralmente são usadas em servidores.

Disso eu sei, mas eu pensava que memórias de notebook possuem alguns chips diferentes de memórias para PCs, mas pelo que parece são a mesma coisa, só muda o tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@Wal SJC

Sim eu sei, mas no site da Dell está outra informação, por isso está meio estranho isso.

 

Disso eu sei, mas eu pensava que memórias de notebook possuem alguns chips diferentes de memórias para PCs, mas pelo que parece são a mesma coisa, só muda o tamanho.

Acho que basicamente é a mesma coisa, apenas a arquitetura dos pentes é diferente, mas isso é gerenciável via placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

@brouler

Oi? Não existe memória de 6GB, ou é 2GB, 4GB, 8GB ou 16GB.

 

São a mesma coisa. na real ia ser jogar dinheiro fora nessa placa, aliás, qual a marca e modelo da sua fonte.

No geral DDR3 já não é mais produzido, só vai achar memórias usadas, se for para comprar recomendo que compre no ali de marcas conhecidas (HyperX, Kingston, Samsung e etc.).

@Wal SJC Isso é memória de notebook.... o dell optiplex 3020 é um PC.

Sobre não existir memória de 6gb, estou me sentindo um pouco entusiasmado, porque olhei o CPU-Z, na parte de 'SDP' e mostra 2 slots. 1 de 4gb e 1 de 8gb (totalizando 12gb). Se for realmente minhas memórias, fico feliz demais em saber que vou precisar comprar só 1 memória de 8gb. Acompanha os prints e me confirma se é isso mesmo.

 

slot1 4g.jpg

slot2 8gb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brouler Como eu disse, não existe 6GB de RAM, você tem um pente de 8 e um de 4.

E são memórias de computador comum, como eu disse, se for para comprar compre no ali ou na shopee, mas mantenha entre as marcas famosas.

PS: o clock dessas memórias é 1600mhz, o CPU-Z mostra o clock "original" da RAM que é metade do anunciado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki No caso eu terei que fazer clock das memórias? Nem sei como fazer clock. Tem algum risco de acontecer algo? Como faço?

2 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

@brouler

Oi? Não existe memória de 6GB, ou é 2GB, 4GB, 8GB ou 16GB.

 

São a mesma coisa. na real ia ser jogar dinheiro fora nessa placa, aliás, qual a marca e modelo da sua fonte.

No geral DDR3 já não é mais produzido, só vai achar memórias usadas, se for para comprar recomendo que compre no ali de marcas conhecidas (HyperX, Kingston, Samsung e etc.).

@Wal SJC Isso é memória de notebook.... o dell optiplex 3020 é um PC.

Sobre não existir memória de 6gb, estou me sentindo um pouco entusiasmado, porque olhei o CPU-Z, na parte de 'SDP' e mostra 2 slots. 1 de 4gb e 1 de 8gb (totalizando 12gb). Se for realmente minhas memórias, fico feliz demais em saber que vou precisar comprar só 1 memória de 8gb. Acompanha os prints e me confirma se é isso mesmo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brouler

13 horas atrás, brouler disse:

No caso eu terei que fazer clock das memórias? Nem sei como fazer clock. Tem algum risco de acontecer algo? Como faço?

Como assim? Você não tem que fazer nada, no máximo do máximo ativar o XMP na BIOS se precisar.

 

13 horas atrás, brouler disse:

Acompanha os prints e me confirma se é isso mesmo.

Já confirmei, não existe pente de 6GB, você tem um de 4GB e um de 8GB.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!