Ir ao conteúdo

Desempenho abaixo do esperado em jogos

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, recentemente fiz um upgrade de GPU, afim de aumentar meu FPS em jogos e jogar a 144hz os jogos competitivos no meu novo monitor, porém em alguns jogo, pelo menos na maioria a placa de vídeo não vai ao 90% por exemplo de uso, e o FPS fica oscilando muito, coisas que reparei tambem é que maioria dos jogos Fortnite, Minecraft, RE2, Dota2 ficam com uso do CPU na casa dos 30~40% de uso e a placa de vídeo de 30~50% de uso, não atingindo os 144fps que eu tanto queria.

minha atual config:

• B450M Gaming/BR
  • RTX 3060 12GB Gybabyte
  • Ryzen 7 2700 com Cooler Box
  • Crucial Ballistix (2x8GB) DDR4 - 2660Mhz
  • Fonte Nidus Pichau - 500watts - Plus Bronze
  • HDD 1TB
  • 500 GB SSD M.2

Então se alguém tiver alguma ideia do que seja por gentileza me diga, pois estou muito querendo jogar meus games em uma situação melhor levando a utilizacao do meu processador mais alto e minha placa de vídeo tambem com a intenção de pelo menos cravar todos os jogos em 144fps (claro que os jogos mais recentes no ultra não irei conseguir).

Observações, já instalei as versões mais recentes dos drivers da GPU, atualizei a BIOS.

Postado

Você fez um upgrade sem pesquisar direito, jogos competitivos não se beneficiam de tanto poder gráfico, jogos competivos sofrem forte gargalo de processador quando se joga em altas taxas de FPS, pois quem determina a maxima taxa de FPS que você conseguirá nos jogos em geral é o processador. Jogos não se beneficiam de alta contagem de núcleos, pois fazem usam apenas de uma quantidade limitada de núcleos (por isso você está tendo gargalo com baixa utilização geral do processador), jogos se beneficiam do poder bruto individual de cada núcleo do processador. Seu processador é bastante fraco quando se trata de jogos competitivos pois é baseado na antiga arquitetura Zen+ da AMD, arquiteturas mais novas tem muito mais desempenho em jogos por serem mais fortes. Um Ryzen 5 5600, por exemplo, atropela seu Ryzen 7 2700 em jogos, alguns pode ter quase o dobro do desempenho, inclusive esse poder bruto compensa até a falta de núcleos, um 5600 tem mais desempenho multi-core que um 2700 tendo 2 núcleos a menos.

• Amei 1
Postado

@GuilhermeGB Perfeito comentário, realmente não sabia dessa parte dos jogos competitivos dependerem mais do processador do que da placa de vídeo por se tratar de baixas resoluções.

Então em resumo, jogos single, onde eu irei colocar gráficos no ultra e resoluções mais pesadas meu Ryzen vai se destacar mais na atual config enquanto em jogos competitivos não irá surgir tanto efeito correto? para que eu consiga um fps adequado para tudo isso pegar uma nova arquitetura seria o ideal? 

@Math.Pi Monitorei as temperaturas e realmentes, elas são bem baixas estão na casa dos 50º e 60º para GPU e CPU na casa dos 35 ~ 40º

• Solução
Postado
12 minutos atrás, caduthomazella disse:

Então em resumo, jogos single, onde eu irei colocar gráficos no ultra e resoluções mais pesadas meu Ryzen vai se destacar mais na atual config enquanto em jogos competitivos não irá surgir tanto efeito correto? para que eu consiga um fps adequado para tudo isso pegar uma nova arquitetura seria o ideal? 

Não é que vá se destacar mais.. É que ele NÃO será o gargalo do PC..

Maior a qualidade gráfica em um jogo, mais coisa pra GPU fazer, FPS menor, menos trabalho pra CPU.. Menor a qualidade, tudo se inverte..

De todo modo, um Ryzen 5000, do R5 5600 pra cima, já seria um upgrade de CPU considerável no seu caso..

Postado
30 minutos atrás, caduthomazella disse:

Basicamente isso, por isso costumo dizer que gargalo é uma coisa relativa. Pro cara que só quer jogar jogos de campanha em 1080p Ultra 60 FPS, uma combinação de Ryzen 7 2700 + RTX 3060 vai funcionar perfeitamente na maioria dos casos. Quanto parte para o cenário competitivo onde o foco é mais em desempenho e menos em gráfico, uma combinação de processador mais novo com placa de vídeo mais simples oferecerá melhor desempenho no geral.

A grande maioria dos jogos competitivos populares não tem gráficos muito complexos, alguns ainda continuam usando API's muito antigas, tipo DirectX 9 (CS:GO, LOL...), justamente para facilitar a compatibilidade com placas de vídeo mais simples, o que também contribui para placas mais modernas conseguirem alcançar um alto desempenho com bastante folga (se o processador ajudar). Só que um ponto negativo desses jogos Free-2-Play é que eles não se preocupam tanto assim com otimização, então é comum encontrar instabilidades no desempenho até com configurações relativamente fortes, e mesmo assim o pessoal continua jogando (então está tudo certo do ponto de vista da desenvolvedora 🙂).

Melhorar seu processador para um modelo mais atual com certeza vai dar um boost no seu FPS, mas o tanto de desempenho que você vai ganhar vai variar de caso pra caso. Como exemplo de jogo competitivo, vou deixar esses resultados do Gamers Nexus para o CS:GO, veja a diferença de desempenho entre o 2700X e o 5600/5600X:

Screenshot_42.thumb.png.3a4716a60a16f0a4230179b6cd3408d8.png

Em alguns outros jogos a diferença não será tão grande, mas ainda existe. Rainbow Six Siege é um outro jogo competitivo, mas a diferença entre os processadores é menor, e mesmo o 2700X já consegue um bom resultado nesse game:

(EDIT: Provavelmente nesse caso aqui o gargalo para o 5600 e outros processadores mais fortes já está sendo a própria placa de vídeo mesmo)

Screenshot_44.thumb.png.f7606d5a2783e593a043ba8ef0a31661.png

Fonte:

• Curtir 1
  • Amei 2
Postado

@GuilhermeGB Sua resposta foi simplesmente sensacional cara, me tirou todas as dúvidas possiveis, gostaria de dar como solucionado varias resposta deste topico! já sei o bem o que preciso e como resolver meu problema, obrigado de verdade! vou providenciar um processador melhor agora mesmo! 

28 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Basicamente isso, por isso costumo dizer que gargalo é uma coisa relativa. Pro cara que só quer jogar jogos de campanha em 1080p Ultra 60 FPS, uma combinação de Ryzen 7 2700 + RTX 3060 vai funcionar perfeitamente na maioria dos casos. Quanto parte para o cenário competitivo onde o foco é mais em desempenho e menos em gráfico, uma combinação de processador mais novo com placa de vídeo mais simples oferecerá melhor desempenho no geral.

A grande maioria dos jogos competitivos populares não tem gráficos muito complexos, alguns ainda continuam usando API's muito antigas, tipo DirectX 9 (CS:GO, LOL...), justamente para facilitar a compatibilidade com placas de vídeo mais simples, o que também contribui para placas mais modernas conseguirem alcançar um alto desempenho com bastante folga (se o processador ajudar). Só que um ponto negativo desses jogos Free-2-Play é que eles não se preocupam tanto assim com otimização, então é comum encontrar instabilidades no desempenho até com configurações relativamente fortes, e mesmo assim o pessoal continua jogando (então está tudo certo do ponto de vista da desenvolvedora 🙂).

Melhorar seu processador para um modelo mais atual com certeza vai dar um boost no seu FPS, mas o tanto de desempenho que você vai ganhar vai variar de caso pra caso. Como exemplo de jogo competitivo, vou deixar esses resultados do Gamers Nexus para o CS:GO, veja a diferença de desempenho entre o 2700X e o 5600/5600X:

Screenshot_42.thumb.png.3a4716a60a16f0a4230179b6cd3408d8.png

Em alguns outros jogos a diferença não será tão grande, mas ainda existe. Rainbow Six Siege é um outro jogo competitivo, mas a diferença entre os processadores é menor, e mesmo o 2700X já consegue um bom resultado nesse game:

(EDIT: Provavelmente nesse caso aqui o gargalo para o 5600 e outros processadores mais fortes já está sendo a própria placa de vídeo mesmo)

Screenshot_44.thumb.png.f7606d5a2783e593a043ba8ef0a31661.png

Fonte:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...