Ir ao conteúdo

DHCP do roteador não esta funcionando como deveria

Ir à solução Resolvido por arfneto,

Posts recomendados

Postado

bom dia, boa tarde ou boa noite

Eu estou com um problema que o roteador da vivo (ip 192.168.15.1) não esta com o DHCP funcionando certo,

depois que instalaram câmeras aqui na empresa com um switch POE, o dhcp passou a mandar o endereço para "192.168.5.x",

como se esse fosse o gateway, tanto pra quem conecta no wifi, quanto pra quem conecta no cabo. O detalhe é que o switch é plug 'n play e não é gerenciavel.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser?

Postado

Calma, o Gateway (router) continua em 192.168.15.1?

E as máquinas? Têm internet?

O router é sempre gerenciável. O switch só comuta na LAN.

Postado

@Catelan perfeitamente, o gateway se mantém 192.168.15.1 no router

Só que alguns ips (a maior parte é pelo wifi) está recebendo como "192.168.5.x", as únicas máquinas que funcionam são as que eu configurei manualmente o IP e o gateway.

• Membro VIP
Postado

@Diogul Bom dia

Então provavelmente existe mais alguma DHCP conectado na rede além do roteador da vivo.

Foi você mesmo que instalou as câmeras, e quais os modelos da câmeras?

Desligue todos os cabos de rede que vai desse switch até as câmera e deixe só o switch e veja algum dispositivo está continua pegando IP erro.

Se não pegar, vá ligando câmera por câmera e veja se acha a câmera que está com DHCP.

• Curtir 1
Postado

E não custa dar uma nova olhada no range de DHCP no router.

Postado

Não fui eu que instalei as cameras, toda via já entrei no DVR e em cada uma delas para ver a questão do DHCP, todos os dispositivos estão com o endereço estático.

Quanto ao range do router: de 192.168.15.2 até 192.168.15.253

Um detalhe que eu testei no DVR foi que, eu tirei no estático e coloquei no DHCP pra ver o ip que iria pegar, e acabou puxando o 192.168.5.1 como DNS, enquanto no estático, funciona normal quando eu coloco o DNS 192.168.15.1 manualmente. Além disso eu usei um programa pra ver os endereços ip da rede, e na faixa do 192.168.5.x só existem 2 dispositivos desconhecidos, que eu creio que estejam no DHCP.

Existe uma central de alarmes na rede também, toda via ela não é gerenciável.

Modelo das Câmeras:

VIP-1230-B-G3

Modelo do DVR:

iMHDX 3008

Postado
Em 20/10/2022 às 07:39, Diogul disse:

Eu estou com um problema que o roteador da vivo (ip 192.168.15.1) não esta com o DHCP funcionando certo,

depois que instalaram câmeras aqui na empresa com um switch POE, o dhcp passou a mandar o endereço para "192.168.5.x",

como se esse fosse o gateway, tanto pra quem conecta no wifi, quanto pra quem conecta no cabo. O detalhe é que o switch é plug 'n play e não é gerenciavel.

Você pode mudar o endereço de rede no DHCP da VIVO para usar 192.168.5.X ou qualquer outro. Mas não pode mudar para entregar endereços em duas redes. você tem um problema mas não é esse. 

"192.168.5.x" não é um endereço de gateway. Gateway é uma máquina, um dispositivo. Na sua rede 192.168.15.1.

Em 20/10/2022 às 08:18, Diogul disse:

Só que alguns ips (a maior parte é pelo wifi) está recebendo como "192.168.5.x", as únicas máquinas que funcionam são as que eu configurei manualmente o IP e o gateway

Quando recebe o endereço nessa rede está recebendo um endereço de gateway padrão. Nesses dispositivos simples em geral o gateway padrão é também o servidor DHCP. É o caso da VIVO por exemplo: você não pode fazer ele entregar endereços de rede com o gateway em outra estação, o que pode ser bem limitante às vezes. O gateway é sempre o roteador, que é o servidor DHCP. Outros dispositivos estão voltando aos velhos tempos (anos 90) e permitindo configurar isso. Como saber? Basta ler na tela.

VIVO:

image.png.3da5bf62b830371add958cc2da38524e.png

Exemplo: Archer C6 da TP-Link

image.png.d8cc5ac81cb943b597194ffcda78b5ca.png

E veja que no segundo se pode preencher o endereço de gateway

E na configuração "avançada" da VIVO

image.png.d7cd7bd44436eea562a259cb466c1759.png

o que eles chamam de router é o gateway padrão então você pode mudar.

4 horas atrás, Diogul disse:

toda via

off-topic: todavia é uma palavra só.

Um detalhe que eu testei no DVR foi que, eu tirei no estático e coloquei no DHCP pra ver o ip que iria pegar, e acabou puxando o 192.168.5.1 como DNS, enquanto no estático, funciona normal quando eu coloco o DNS 192.168.15.1 manualmente

Imagino que esteja falando do gateway e não de DNS. E tem ou não esse dispositivo na sua rede? O 192.168.5.1? Tentou um ping? E tentou com o 192.168.15.1 desconectado?

e na faixa do 192.168.5.x só existem 2 dispositivos desconhecidos, que eu creio que estejam no DHCP.

Mas estão ou não? Encontrou esses dispositivos?

• Curtir 1
Postado

Se mudar o range do DHCP para 192.168.5.x com máscara 255.255.255.0 TEM QUE MUDAR o gateway para 192.168.5.1

Postado
9 minutos atrás, arfneto disse:

Mas estão ou não? Encontrou esses dispositivos?

Encontrei sim! o problema é que sempre que eu conecto o cabo do switch das cameras no router da vivo, os endereços com ".5" começam a serem distribuídos, e com isso a internet começa a cair.

11 minutos atrás, arfneto disse:

Imagino que esteja falando do gateway e não de DNS. E tem ou não esse dispositivo na sua rede? O 192.168.5.1? Tentou um ping? E tentou com o 192.168.15.1 desconectado?

Sim gateway mesmo, o "DNS" foi confusão minha.

O "192.168.5.1" não existe na rede, e também não é encontrado no ping (tanto com o router da vivo conectado, quanto direto no cabo do switch, que seria com o da vivo desconectado)

15 minutos atrás, arfneto disse:

Você pode mudar o endereço de rede no DHCP da VIVO para usar 192.168.5.X ou qualquer outro. Mas não pode mudar para entregar endereços em duas redes. você tem um problema mas não é esse. 

Eu planejava mudar o gateway da vivo para "172.16.x.x", todavia não posso mudar de imediato.

As minhas cfg do da vivo estão assim no momento:

image.png.7bc83334e0435206d5802159ebe371ba.png

E aqui alguns dos dispositivos que começam a aparecer com o ".5":

image.png.21738d5d14d8072b41a7fd114224bd87.png

Não são sempre os mesmos da lista acima, já tentei o ping com eles (estando e não estando conectado no router da vivo), e nesses casos o ping da timeout.

• Curtir 1
Postado

Com certeza tem um mais um servidor DHCP, talvez o switch, se for multilayer. Tente acessá-lo e verificar isso.

Como você obteve essa lista?

image.png.e566603ea29ac008534d73eeb5109335.png

Pode ver o Gateway configurado nesses dispositivos?

• Solução
Postado

image.png.dc2b7e243568f1fe874356294df30687.png

Mas qual é o gateway deles? Veja num dos primeiros qual é o gateway. E se for 241

D8-36-5F é o Manufacturer Code da Intelbras. Pode ser o servidor.

30 minutos atrás, Diogul disse:

Encontrei sim! o problema é que sempre que eu conecto o cabo do switch das cameras no router da vivo, os endereços com ".5" começam a serem distribuídos, e com isso a internet começa a cair

A internet não cai. Nenhum desses dispositivos está conectado com a internet. Mas você tem um servidor DHCP perdido aí --- rogue --- e se por acaso ele responder aos pedidos de endereço antes dos servidores legítimos, os que receberem vão ficar com endereço de gateway inválido. Nada tem a ver com a internet.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, arfneto disse:

image.png.dc2b7e243568f1fe874356294df30687.png

Mas qual é o gateway deles? Veja num dos primeiros qual é o gateway. E se for 241

D8-36-5F é o Manufacturer Code da Intelbras. Pode ser o servidor.

A internet não cai. Nenhum desses dispositivos está conectado com a internet. Mas você tem um servidor DHCP perdido aí --- rogue --- e se por acaso ele responder aos pedidos de endereço antes dos servidores legítimos, os que receberem vão ficar com endereço de gateway inválido. Nada tem a ver com a internet.

Consegui resolver!

O que aconteceu foi que, o técnico que instalou as câmeras, instalou um router da Intelbras (que veio como brinde no "acordo de boca"), então, colocou tudo pra funcionar normal e não avisou ninguém.

Nesse router  ele colocou o cabo que vinha do router VIVO na porta LAN em vez da WAN, e ai deu esse problema.

O mais estranho foi que esse router, em vez de pegar o ip "192.168.5.1" que estava configurado, pegou o ip de final ".241" (que foi citado)

Postado

KKK, escondidinho.

O endereço de host (no caso o 241) pode ser qualquer um para o router, não precisa ser necessariamente o "1". Inválidos apenas 0 e 255.

Postado
56 minutos atrás, Diogul disse:

O mais estranho foi que esse router, em vez de pegar o ip "192.168.5.1" que estava configurado, pegou o ip de final ".241" (que foi citado)

servidores DHCP não "pegam" endereços. Eles entregam. Onde estava configurado 192.168.5.1? 

58 minutos atrás, Diogul disse:

Nesse router  ele colocou o cabo que vinha do router VIVO na porta LAN em vez da WAN, e ai deu esse problema.

O problema não é bem esse. Ele devia de fato ter conectado como tinha feito. Nunca deve conectar roteadores secundários via porta WAN. Só vai perder e criar problemas.

O problema mesmo é que ele não fez o serviço direito. Se o router que ele estava instalando permite especificar o endereço de gateway no DHCP ele poderia ter deixado ativo e com um intervalo longo de lease, já que os clientes seriam as cameras apenas. Se não permite deveria ter desativado. E se ele configurou todos os endereços das câmeras como estáticos, uma bobagem só pra dar trabalho para ele e para quem vem depois, não há razão para ter DHCP ativo num router que não é exposto.

57 minutos atrás, Catelan disse:

O endereço de host (no caso o 241) pode ser qualquer um para o router, não precisa ser necessariamente o "1". Inválidos apenas 0 e 255

Sobre a nomenclatura das coisas, 0 é o endereço de rede e 255 é o o endereço de broadcast. Estão mais para reservados do que para inválidos. 

O endereço do servidor DHCP nem sempre é mas passou a ser quase sempre nos últimos anos, por economia preguiça e segurança, o endereço do gateway padrão na rede.

1 hora atrás, Diogul disse:

Consegui resolver!

Muito bom. Entenda que não era mesmo o problema que está no título do tópico, e a sequência usada para chegar ao problema. Encontrou na rede esses dispositivos. Se os endereços são estáticos não vai progredir muito. Então na lista tem um endereço com prefixo D8-36-5F que indica Intelbras. Então você desliga tudo que conhece da Intelbras: as câmeras. Se sobrar algo deve ser o servidor DHCP que está perdido aí.

Por outro lado se verificar nesses dispositivos da Apple ou Samsung o endereço de gateway deles e encontrar o 241 já tem mais uma suspeita de que esse deve ser um servidor. Claro que algum chato só pra criar problemas pode ter um servidor DHCP que entra no ar de tempos em tempos e oferece alguns endereços nessa rede 192.168.5.0 e depois desaparece. É impressionante o que se pode fazer com uma máquina virtual e um pouco de má intenção 🙂 

Postado
2 horas atrás, arfneto disse:

Sobre a nomenclatura das coisas, 0 é o endereço de rede e 255 é o o endereço de broadcast. Estão mais para reservados do que para inválidos. 

O endereço do servidor DHCP nem sempre é mas passou a ser quase sempre nos últimos anos, por economia preguiça e segurança, o endereço do gateway padrão na rede.

Elementar, meu caro Watson.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...