Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Não conheço muito de pc, somente o básico, e me surgiu uma dúvida. Meu cooler do processador está puxando ar e jogando para fora, ou deveria pela forma que está instalado, seguindo a setinha no próprio cooler indicando o sentido correto. Mas quando coloco a mão entre o cooler e a placa de vídeo, parece que sai mais ar ali do que na parte de trás onde deveria sair o ar quente. É normal isso? Sabem o que poderia ser? Vou deixar uma imagem para ver se ajuda.2135909638_IMGCPUCooler01.thumb.png.9c171c61a41cd0b82cf8dde9fc92c31c.png

Postado
10 horas atrás, Davidf7 disse:

Meu cooler do processador está puxando ar e jogando para fora, ou deveria pela forma que está instalado, seguindo a setinha no próprio cooler indicando o sentido correto. Mas quando coloco a mão entre o cooler e a placa de vídeo, parece que sai mais ar ali do que na parte de trás onde deveria sair o ar quente.

Seu gabinete é daqueles que o fonte está na parte de cima pelo que parece.

Nesse caso, o sentido indicado pela seta está errado, porque o ar  quente deveria estar indo para fora e está indo para o interior do gabinete.

Seria melhor você dizer o modelo do gabinete(parece ser daqueles com poucas opções de FAN), mas deveria ter pelo menos um FAN frontal entrando ar e um FAN traseiro tirando ar.

Postado
11 horas atrás, RS Faria disse:

@Davidf7

O ar sai pelo lado do eixo da fan.. Se o eixo estiver virado pra fora, montaram ele errado..

Entendi. E por acaso tem como saber isso sem precisar desmontar o Fan ou algo do tipo?

1 hora atrás, PedraX disse:

Seu gabinete é daqueles que o fonte está na parte de cima pelo que parece.

Nesse caso, o sentido indicado pela seta está errado, porque o ar  quente deveria estar indo para fora e está indo para o interior do gabinete.

Seria melhor você dizer o modelo do gabinete(parece ser daqueles com poucas opções de FAN), mas deveria ter pelo menos um FAN frontal entrando ar e um FAN traseiro tirando ar.

Na verdade o primeiro Fan do cooler tá puxando o ar pra que ele vá para fora, mas não sei porque, o ar faz uma curva de 90 graus e cai pra baixo no sentido da placa de vídeo. Meu gabinete não tem muitos fans realmente, é um KWG Vela 3, tem dois Fans puxando ar de fora na parte frontal somente.

Postado
6 horas atrás, Davidf7 disse:

é um KWG Vela 3, tem dois Fans

Esse gabinete é fechado e não terá fluxo de ar adequado.

Para entender melhor, poderia dizer a configuração completa?

Acho que a pergunta mais pertinente é: a temperatura da CPU e da VGA estão boas?Com o calor chegando é capaz de ser melhor você trocar o gabinete, se ainda estiver no período de devolução.

CPU,VGA, Cooler CPU,

Postado

@PedraX Não está mais no período de devolução. A temperatura está ok, CPU não passa de 65, 70 graus em stress, placa de vídeo também ok, eu só queria tirar a dúvida sobre o fluxo do ar do cooler do CPU mesmo, que a meu modo tá meio estranho, e pode contribuir para aumentar alguns graus de temperatura.

Postado

Então, o melhor q você pode fazer é verificar se os FAN estão montados corretamente. É fácil: do lado mais fino tem uma setinha dizendo a direção do fluxo de ar.

Esses FAN frontais de gabinete deveriam estar puxando ar frio para dentro do gabinete(isso se o frontão fechado permitir). O FAN traseiro deve tirar o ar do gabinete.

O FAN do Cooler deveria estar "empurrando" ar para dentro do radiador do cooler e o ar sairia por trás do gabinete.

PS: o fonte tá estranho, os parafusos que prendem estão bem apertados? Parece que tá caindo...

Mas como já disse, fale da configuração que está lá dentro, porque no alto verão, o que hoje é suficiente pode não ser quando atingir o pico do verão.

Postado
Em 27/10/2022 às 22:55, Davidf7 disse:

Meu cooler do processador está puxando ar e jogando para fora, ou deveria pela forma que está instalado, seguindo a setinha no próprio cooler indicando o sentido correto. Mas quando coloco a mão entre o cooler e a placa de vídeo, parece que sai mais ar ali do que na parte de trás onde deveria sair o ar quente. 

Esta tudo normal. 😉 

Apesar da sua foto estar com pessima resolução e não mostrar bem o cooler (qual é a marca modelo?) mas dá para perceber que é um modelo de 6 heatpipes com dois "radiadores" (blocos de aletas).

Esse modelo permite instalar até 3 fans - 1 na frente, 1 no meio, 1 atrás. Vide exemplo.

Como esta só com um fan na frente fica um espaço vazio no meio dos "radiadores" e por isso parte do ar escapa por ali, já que é onde tem menor obstrução.

Experimente montar o fan no meio dos "radiadores", assim o ar passará mais pelas aletas de trás, como nesse Snowman.

snm.jpg.515d96b0ef972ee203842cdebf9a1337.jpg

Postado
9 horas atrás, PedraX disse:

Então, o melhor q você pode fazer é verificar se os FAN estão montados corretamente. É fácil: do lado mais fino tem uma setinha dizendo a direção do fluxo de ar.

Esses FAN frontais de gabinete deveriam estar puxando ar frio para dentro do gabinete(isso se o frontão fechado permitir). O FAN traseiro deve tirar o ar do gabinete.

O FAN do Cooler deveria estar "empurrando" ar para dentro do radiador do cooler e o ar sairia por trás do gabinete.

PS: o fonte tá estranho, os parafusos que prendem estão bem apertados? Parece que tá caindo...

Mas como já disse, fale da configuração que está lá dentro, porque no alto verão, o que hoje é suficiente pode não ser quando atingir o pico do verão.

Bacana, dei uma olhada e parece que a questão das setas estão certas, acredito eu. 

Sim, parece que a fonte tá caindo, mas não, está bem fixa sim.

Exato, aqui no verão bate uns 38 a 40 graus, uns 10 graus a mais que agora, então pode piorar mesmo.

9 horas atrás, RS Faria disse:

@Davidf7

Tira uma foto da fan do cooler, pra vermos o posicionamento e poste aqui..

Pelas setas, parece normal, jogando o ar pra fora, mas na verdade tá saindo mais pra esse lado que tirei a foto, do que pra trás.

cooler cpu 1.jpg

cooler cpu 2.jpg

2 horas atrás, 1lokos disse:

Esta tudo normal. 😉 

Apesar da sua foto estar com pessima resolução e não mostrar bem o cooler (qual é a marca modelo?) mas dá para perceber que é um modelo de 6 heatpipes com dois "radiadores" (blocos de aletas).

Esse modelo permite instalar até 3 fans - 1 na frente, 1 no meio, 1 atrás. Vide exemplo.

Como esta só com um fan na frente fica um espaço vazio no meio dos "radiadores" e por isso parte do ar escapa por ali, já que é onde tem menor obstrução.

Experimente montar o fan no meio dos "radiadores", assim o ar passará mais pelas aletas de trás, como nesse Snowman.

snm.jpg.515d96b0ef972ee203842cdebf9a1337.jpg

Bacana, no caso o meu tem dois fans, um na frente e um no meio, e mesmo assim o ar escapa quase tudo nesse do meio. Vou colocar as fotos aqui.

cooler cpu 1.jpg

cooler cpu 2.jpg

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

O Cooler é ótimo, mas o gabinete, péssimo. Experimente as temperaturas sem o frontão fechado para ver a diferença.

Sim, dá uma diferença de uns 5 graus.

• Curtir 1
Postado

Bom, como tem o fan no meio (ao contrario do que imaginei) e os dois fans estão montados no mesmo sentido, não a razão para estar saindo mais ar do lado que atrás do dissipador, a não ser que as aletas do dissipador traseiro estejam obstruídas.

Esta poeira acumulada na lateral do segundo dissipador sugere que o ar esta saindo por ali.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Bom, como tem o fan no meio (ao contrario do que imaginei) e os dois fans estão montados no mesmo sentido, não a razão para estar saindo mais ar do lado que atrás do dissipador, a não ser que as aletas do dissipador traseiro estejam obstruídas.

Esta poeira acumulada na lateral do segundo dissipador sugere que o ar esta saindo por ali.

Exatamente, muito estranho, porque realmente dá pra perceber que sai mais ar por ali onde tá mais sujo mesmo. Tem alguma forma de descobrir se tem algo obstruindo sem precisar desmontar o Cooler?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...