Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break apitando quando GPU atinge 80%


Visitante

Posts recomendados

Minha config atualmente é:

[PC]
Gabinete: Montech x3 MESH, Mid Tower, Black, ATX

placa-mãe: ASUS TUF Gaming B550M-Plus, mATX
Fonte: XPG Pylon, 750W, 80 Plus Bronze

RAM: 2x Team Group T-Force Vulcan Pichau 16Gb DDR4 3200MHZ CL16-20-20-40
Placa de Vídeo: MSI GeForce RTX 2060 Ventus GP OC

Air cooler: DeepCool Gammaxx 400 V2 Blue
Processador: Ryzen 5 5600
SSD: Kingston NV1, 1TB, M.2 NVMe, 2280
HDD: WD Red, 3TB, 3.5´, SATA 6Gb/s
[PERIFÉRICOS]
Mouse: Razer Deathadder V2 Chroma, Optical Switch, 8 Botões, 20000DPI
Teclado: Redragon Surara Pro RGB, Switch Brown, White, ABNT2
Headset: Corsair HS60 PRO SURROUND 7.1

 

E possuo um Nobreak NHS Mini 3 Bivolt 600VA

 

 

Antes com o meu antigo PC estava tudo bem, mas eu percebo que agora, quando a GPU passa de 80% de uso, o Nobreak começa a apitar sem parar, me disseram que eu teria que comprar outro nobreak mas saíria muito caro eu acho. Aqui onde eu moro, tem muitas quedas de energia, gostaria de saber qual o nobreak/filtro de linha recomendam pra minha config (considerando que tem muitas quedas de energia).

 

Vi num vídeo do youtube um cara recomendando o filtro de linha iClamper Energia 5

e gostaria da opinião de vcs pois sou muito leigo no assunto, mas só queria poder usar a GPU a 100% sem riscos de estragar o PC assim como protegendo contra várias quedas de energia.

OBS: Se também puderem me explicar as vantagens/desvantagens de cada um, nobreak e filtro de linha, pois parece que se cair a energia o filtro de linha desliga o computador não é? e isso prejudicaria as peças, HD/SSD/placa de vídeo/processador e etc?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vantagens e desvantagens de filtro de linha e nobreak é fácil... Filtro de linha é somente uma extensão elétrica, nobreak é um equipamento pensado na falta de energia.. Se você tem problemas com falta de energia, é melhor mesmo manter o nobreak, agora, uma coisa que você precisa pensar é que nobreak tb precisa de manutenção... se o seu fica com pisca pisca, batendo relé a toa, seria bom mandar para manutenção, troca de bateria interna e revisão do circuito carregador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@kicapa6403 Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Esse seu no-break é um estabilizador com baterias, jamais deve ser usado em computador principalmente pelo fato do inversor ser de onda quadrada! E está subdimensionado, seu no-break entrega algo próximo de 300W de potência, e a sua fonte é de 750W. Por isso que o no-break apita, está acusando sobrecarga. Tens uma excelente fonte, se as quedas de energia são realmente muito freqüêntes e estás usando o no-break com ela há bastante tempo, torça para que não tenha já prejudicado o PFC ativo da sua fonte...
Se as quedas de energia forem realmente muito freqüentes prejudicando na usabilidade do computador, tens que comprar um no-break online, ou seja: senoidal e com o inversor sempre ligado. Recomendo o NHS Premium On Line GII 1500VA (1155W), mas infelizmente é bem caro, o mais barato aceitável para ti é o SMS Mirage 2KVA, mas não confio na qualidade da SMS.
Agora se quiser só proteger contra possíveis surtos em queda de energia (geralmente quando a energia volta), o Clamper Energia 5 é uma boa opção sim, mas mesmo assim recomendo tirar tudo da tomada assim que faltar energia. (Com o no-break isso não será necessário).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ferox Graxaim disse:

@kicapa6403 Boa tarde, seja bem-vindo ao Clube do Hardware!
Esse seu no-break é um estabilizador com baterias, jamais deve ser usado em computador principalmente pelo fato do inversor ser de onda quadrada! E está subdimensionado, seu no-break entrega algo próximo de 300W de potência, e a sua fonte é de 750W. Por isso que o no-break apita, está acusando sobrecarga. Tens uma excelente fonte, se as quedas de energia são realmente muito freqüêntes e estás usando o no-break com ela há bastante tempo, torça para que não tenha já prejudicado o PFC ativo da sua fonte...
Se as quedas de energia forem realmente muito freqüentes prejudicando na usabilidade do computador, tens que comprar um no-break online, ou seja: senoidal e com o inversor sempre ligado. Recomendo o NHS Premium On Line GII 1500VA (1155W), mas infelizmente é bem caro, o mais barato aceitável para ti é o SMS Mirage 2KVA, mas não confio na qualidade da SMS.
Agora se quiser só proteger contra possíveis surtos em queda de energia (geralmente quando a energia volta), o Clamper Energia 5 é uma boa opção sim, mas mesmo assim recomendo tirar tudo da tomada assim que faltar energia. (Com o no-break isso não será necessário).

Qual o melhor filtro de linha que existe? Ou não faz diferença e é tudo a mesma coisa? Tô pensando em comprar esse que você recomendou Clamper energia 5 (já que os nobreaks estão muito caros). Eu talvez tenha "exagerado" nas quedas, porque não tenho noção de como se mede isso, mas aqui cai 1 ou 2 vezes por semana, talvez mais ou menos se tiver chovendo, não sei se isso chega a prejudicar o PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
3 horas atrás, kicapa6403 disse:

Qual o melhor filtro de linha que existe? Ou não faz diferença e é tudo a mesma coisa?

No Brasil, o melhor filtro de linha fácil de encontrar é o que eu recomendei (ou o Clamper Energia 8, que é a mesma coisa mas com 8 tomadas ao invés de 5). Em outros países tem opções muito melhores e mais caras.
Filtro de linha não é tudo a mesma coisa porque tem bastante lixo eletrônico sendo vendido como "filtro de linha", mas que é só uma régua de tomadas que no máximo tem um fusível. Mas enquanto não comprar o filtro de linha, ligue o PC direto na tomada com um T mesmo, que é melhor do que usar esse no-break. (Existem Ts de qualidade.)
Existe também condicionador de energia, que é uma opção ainda melhor que filtro de linha, mas é bem cara (mas é mais barata que os no-breaks que mencionei).

3 horas atrás, kicapa6403 disse:

Eu talvez tenha "exagerado" nas quedas, porque não tenho noção de como se mede isso, mas aqui cai 1 ou 2 vezes por semana, talvez mais ou menos se tiver chovendo, não sei se isso chega a prejudicar o PC

A queda de energia por si só não prejudica o PC, só se for um SO antigo tipo o Windows 7 que pode corromper caso desligue o PC inesperadamente muitas vezes. Mas é recuperável. Agora o que pode prejudicar o PC na queda de energia, é o surto que acontece quando a eletricidade volta, que pode atingir até 1000 volts na tomada por uma fração de segundo, que pode queimar alguma coisa. Para evitar isso, sempre tire o PC e qualquer eletrônico da tomada antes da energia voltar, e use um filtro de linha como o que eu recomendei. Para uma proteção completa, mande instalar um DPS no quadro de disjuntores, e caso não tenha um DPS no padrão de entrada também (no caso de ser um padrão antigo), peça pra concessionária de energia instalar. Dependendo do quão antigo for o padrão, talvez tenha que trocá-lo inteiro pra ter esse DPS, aí pode valer mais a pena instalar o DPS só no quadro de disjuntores mesmo.
Obs: mesmo se a internet for de fibra óptica, o surto pode entrar pela tomada do roteador e sair pelo cabo até o CI de rede do seu PC, então se tiver internet cabeada, desconecte o cabo de rede do PC em caso de tempestades e, caso falte luz, desligue o roteador da tomada antes que a energia volte também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!