Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, senhores

Gostaria de saber se vocês acham que vale a pena trocar a ventoinha de um air cooler, mais precisamente do Gammaxx 400 V1, por conta do barulho que a ventoinha faz quando o processador é mais exigido. 

Eu estava de olho no Akasa Viper e no XPG Vento PRO, parecem ser ventoinhas muito boas e dizem ser mais silenciosas. Não que a ventoinha original do Gammaxx seja ruim, o problema é realmente o barulho que ela faz. 

Postado

@Igor_Araujo_ Sim, para reduzir o barulho vale a pena. Existem ventoinhas, que mesmo em baixa rotação conseguem um fluxo de ar muito superior a outras que atuam em altíssimas rotações, que por consequência traz bastate ruído.

Os modelos que mencionou são de alto CFM e boa qualidade, sendo fans de rolamento fluído hidrodinâmico (HDB) e double ball bearing... na minha opinião, apenas ficam atras do rolamento por levitação magnética.

No entanto, não posso deixar de falar sobre a importância de entender que talvez as suas ventoinhas estejam fazendo muito barulho devido o próprio dissipador não estar dando conta da CPU. Assim, as ventoinhas precisam girar mais rápido para o dissipador conseguir manter um bom nível de troca de calor.

Se fosse o caso do dissipador não estar dando conta, seria necessário fazer o upgrade para um mais premium, com mais heatpipes e maior estrutura. Push-pull também ajudaria.

Postado

Acho que essa decisão de trocar ou não é bem pessoal, a percepção ao ruído de um fan varia para cada um, o que é silencioso para alguém pode não ser tanto para outro.

Na BIOS você já tentou modificar a curva de rotação para o ruído não incomodar muito?

Esse Gammaxx V1 seria esse aqui?
Essa mesma fan acompanhava também os antigos water coolers Maelstrom.

Não achei o nível de ruído do Viper ser muito diferente ao da Deepcool.
Mas o Viper praticamente sumiu do mercado e pelo custo acho que não está compensando muito.
Tenho o Sickleflow V2 e pelo custo acho uma opção melhor do que ao do Viper.

Não tenho propriedade para falar do XPG Vento, o que poderia dizer que apesar do preço, a qualidade de construção aparenta ser superior ao da fan do Gammaxx.

Postado

@EdsonSM É esse ai mesmo. Eu pesquisei sobre o Sickleflow mas não achei se ele é PWM, sabe me dizer se é? 

@EdsonSM Então, o meu processador é um 5600x, ele fica dando um boost do nada e ai a ventoinha dispara, e é ai que incomoda, não sei se uma curva de fan ajudaria muito, já que sempre que o processador ''vê'' que tem margem ele ativa esse boost, ai a temperatura vai lá em cima e a ventoinha dispara 

@MauricioBMS Vi muita gente usando em combo, de Gammaxx 400 V1/V2 com o 5600x, e o gabinete é bem refrigerado, acredito que o air cooler seja suficiente para esse processador, mas incomoda quando o processador da aqueles boost do nada e ai a ventoinha aumenta a rotação. O fato do PC estar silencioso e do nada a ventoinha disparar, incomoda muito, tentei colocar a ventoinha em 100% para o barulho ficar logo o tempo todo e parar de ficar dando essa variação, mas é realmente muito barulho, já que o PC também fica bem do lado do monitor. Você acha que essas ventoinhas que citei fazem muito barulho se deixar em 100% o tempo todo? Vi um vídeo que XPG PRO parecia ser bem silenciosa, mas por vídeo não da para ter tanta certeza

Postado

Bom, o que leva á questão: porque o FAN está variando tanto a rpm?

Primeiro de tudo é ver como está a refrigeração do gabinete. Os 65W do 5600X são modestos para um cooler, a primeira suspeita é falta de fluxo de ar frio.A segunda supesita é problema na montagem, ou na pasta térmica ou na geometria(por aperto assimétrico dos parafusos de fixação).

Segunda coisa é a VGA instalada, conforme o "poder" dela a CPU fica sobrecarregada e pode muito bem provocar um uso excessivo da CPU, tem que ver o equilibrio.

Postado

@PedraX @PedraX É por conta daquele boost que o processador ativa quando ele tem uma margem, por exemplo, estou na área de trabalho, o processador está operando a 40-45ºC e em 3.8GHz, então eu clico para abrir o navegador, o processador vê que tem margem de temperatura e então ativa o boost, ai ele vai para 4.6GHz e a temperatura da um salto para 75ºC, e ai a ventoinha dispara. Bom, pelo o que pesquisei é isso dai, ele da esse boost por padrão e joga muita energia pro processador, assim fazendo ele esquentar rapidamente. Eu estava vendo a tensão do processador, ele da uns saltos de 1V + ou - para 1.3/1.4V quando ele ativa esse boost. Vi que os Ryzen (não sei se todos) operam com uma tensão muito alta e desnecessária, vi um pessoal travando o clock dele e deixando uma tensão máxima para o processador atingir, mas eu fico receoso, já que por padrão, o processador varia o clock máximo entre os núcleos, por exemplo, enquanto 1 núcleo está nos 4.6GHz, os outros estão em 3.7GHz (não é o número exato, mas é mais ou menos isso ai) e então o pessoal coloca todos em 4.3/4.4 ou até mesmo todos os núcleos em 4.6GHz. Pensei em deixar assim, até usei por uns dias todos os núcleos em 4.3GHz, mas não tenho grana para ficar trocando processador, não posso arriscar diminuir a vida útil do meu processador kk

1 minuto atrás, Igor_Araujo_ disse:

@PedraX @PedraX É por conta daquele boost que o processador ativa quando ele tem uma margem, por exemplo, estou na área de trabalho, o processador está operando a 40-45ºC e em 3.8GHz, então eu clico para abrir o navegador, o processador vê que tem margem de temperatura e então ativa o boost, ai ele vai para 4.6GHz e a temperatura da um salto para 75ºC, e ai a ventoinha dispara. Bom, pelo o que pesquisei é isso dai, ele da esse boost por padrão e joga muita energia pro processador, assim fazendo ele esquentar rapidamente. Eu estava vendo a tensão do processador, ele da uns saltos de 1V + ou - para 1.3/1.4V quando ele ativa esse boost. Vi que os Ryzen (não sei se todos) operam com uma tensão muito alta e desnecessária, vi um pessoal travando o clock dele e deixando uma tensão máxima para o processador atingir, mas eu fico receoso, já que por padrão, o processador varia o clock máximo entre os núcleos, por exemplo, enquanto 1 núcleo está nos 4.6GHz, os outros estão em 3.7GHz (não é o número exato, mas é mais ou menos isso ai) e então o pessoal coloca todos em 4.3/4.4 ou até mesmo todos os núcleos em 4.6GHz. Pensei em deixar assim, até usei por uns dias todos os núcleos em 4.3GHz, mas não tenho grana para ficar trocando processador, não posso arriscar diminuir a vida útil do meu processador kk

E bom, o gabinete é um Montech Air 100, a frente em mesh com 3 ventoinhas DeepCool RF120, em cima tem as 2 fans que vieram com o gabinete e atrás tem uma ventoinha da C3 Tech, essas 3 fazendo a exaustão de calor. 

Minha placa de vídeo é uma 1060 6GB G1 Gaming, é uma placa ''fraca'', não gera tanto calor, nunca tive problema de temperatura com ela, nunca precisei mexer na curva de fan. A placa fica no máximo em 72ºC em 100%, a média é 68ºC.

Postado

Sim, o Sickleflow V2 é PWM, é o mesmo que acompanha os novos water coolers da Cooler Master.
Na verdade mencionei mais pela sua melhor disponibilidade e custo mais em conta do que os Vipers.

Não conheço os XPG Vento mas sei que são derivadas das renomadas Gentle Typhoon.
Boas recomendações não faltam, só testando para ver como seria para você.

Quanto ao boost dos Ryzens, sei como é, os processadores foram projetados assim e esses picos de clock fazem as fans acelerarem e depois voltarem para a rotação normal.

Se quiser testar, deixe o plano de energia do Windows no modo de economia para se não minimizaria esses boosts.

Sobre a curva de rotação, você pode fazer com que rotação digamos não passe muito de 1400 rpm - 1500 rpm.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!