Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Não sei como funciona instalação do Windows no SSD novo


Ir à solução Resolvido por DiF,

Posts recomendados

Então, eu estou pensando em comprar um SSD novo para fazer uma melhoria no meu notebook, mas eu tenho algumas dúvidas quanto a instalação do Windows no SSD.

 

Primeira dúvida: Quando eu instalar o Windows no SSD, o Windows instalado no SSD vai ficar somente nele ou o Windows vai ser colocado no sistema?

Exemplo: estou com o Windows 11 no meu notebook mas eu vou instalar o Windows 10 no SSD, após acabar o meu sistema vai ficar com o Windows 10 ou somente o SSD vai ficar com o Windows 10?

 

Segunda dúvida: Se eu instalar o Windows no SSD, o meu notebook vai formatar para instalar o Windows ou ele vai instalar sem formatar o notebook?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, César Briop disse:

Exemplo: estou com o Windows 11 no meu notebook mas eu vou instalar o Windows 10 no SSD, após acabar o meu sistema vai ficar com o Windows 10 ou somente o SSD vai ficar com o Windows 10?

O "sistema" que você se refere fica dentro do SSD quando você instalar no novo SSD ele vai ficar somente com Windows 10.

 

6 minutos atrás, César Briop disse:

Segunda dúvida: Se eu instalar o Windows no SSD, o meu notebook vai formatar para instalar o Windows ou ele vai instalar sem formatar o notebook?

Ao instalar o Windows no SSD o mesmo precisa estar vazio, então ele é formatado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, se eu entendi, se eu instalar o Windows 10 no SSD, o Windows 10 vai ficar somente nele, no SSD e o meu notebook vai continuar com o mesmo Windows o Windows 11?

 

(desculpe, sou lerdo)

3 minutos atrás, César Briop disse:

mandei duas vezes, a de baixo é a correta!!!

 

12 minutos atrás, JochenO disse:

O "sistema" que você se refere fica dentro do SSD quando você instalar no novo SSD ele vai ficar somente com Windows 10.

Então, se eu entendi, se eu instalar o Windows 10 no SSD, o Windows 10 vai ficar somente nele, no SSD e o meu notebook vai continuar com o mesmo Windows o Windows 11?

 

(desculpe, sou lerdo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@César Briop Deixa eu ver se entendi o problema.  Você tem um notebook com um HD normal com o windows 11 instalado,  mas vai comprar um SSD novo.  Certo? 

 

Pelo que me lembro se você colocar o novo SSD e instalar o windows 10 nele, enquanto outro que já tem o sistema instalado,  vai ocasionar um dual boot, onde vai ter uma lista pra escolher qual windows quer acessar.  

 

Para evitar isso, 

Retira primeiro o HD com esse windows 11. 

Instala o SSD, instala o windows 10 no SSD.

Dessa forma você vai ficar com o sistema windows 10 como padrão no SSD.  

Desliga o notebook, pluga o HD normal com o windows 11, e depois entra no seu windows 10. 

Acessa o HD com o windows 11, salva o que tiver que salvar para o seu SSD e formata o HD com o windows 11. 

 

Corrijam-me se eu estiver enganado  rsrs faz muito tempo que não lido com esse tipo de coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF O notebook já tem um SSD de fabrica, e eu quero colocar um outro SSD pois o notebook permite ter dois armazenamentos internos, um que vem de fabrica e outro compartimento para caso eu queira colocar mais um SSD ou HD, nesse compartimento eu tenho um HD, e quero trocar por um SSD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@César Briop Então,  presumo eu, que seu windows 11 está instalado no SSD que veio de fábrica certo?  Basta remover  HD normal  e substituir pelo novo SSD.  Você não precisa instalar o sistema novamente. No caso o próprio windows já vai reconhecer o SSD como uma nova unidade.  

Por garantia,  depois que instalar o SSD novo(vazio) entra na BIOS e verifica se ele está sendo reconhecido...  

 

PS: Caso o windows não reconheça a unidade,  entra no gerenciador de discos, e veja se está ali, se tiver, mas não está sendo reconhecido, basta atribuir uma letra pra unidade que ele volta ser a reconhecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Ok, valeu meu mn, deixa eu ver se entendi, se eu comprar um SSD novo ele ja vai ser reconhecido automaticamente, mas caso não seja, é só eu atribuir uma letra para a unidade, certo?

ahh e uma observação: Eu nunca instalei o Windows no HD que já está no meu notebook, esse HD era do notebook antigo do meu irmão, o HD ja veio de fabrica com esse Windows. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
  • Solução

@César Briop Geralmente quando coloca um novo HD ou SSD em um computador/notebook,   ao entrar no windows, ele automaticamente já reconhece como uma nova unidade. Ele mesmo atribui uma letra pra unidade,  de praxe, EU sempre formato a nova unidade, antes de instalar alguma coisa ou jogar arquivos pra dentro dele.

 

Mas eventualmente, PODE ocorrer, onde o novo HD ou SSD não ser reconhecido como unidade, mas pelo gerenciador é possível ver que tem espaço não alocado. Nesse caso, basta selecionar a unidade com espaço não alocado e atribuir uma letra, daí ele vai ser reconhecido.  Mas esse procedimento só deve ser feito  SE e SOMENTE SE a unidade não for reconhecida. 

 

Certifique-se de queo  windows que você está usando no caso a unidade  " C ", seja o SSD. Sendo assim,  só remove do seu notebook o disco rígido, e coloque o novo SSD.  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!